Loja das Drogarias Pacheco condiciona venda de produtos em promoção ao cadastro do CPF do cliente
Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesEm 29/07/2020, por volta das 17:00 hs, estive na loja das Drogarias Pacheco em Nova Friburgo/RJ (Praça Presidente Getúlio Vargas, 70 - Centro) para adquirir alguns itens. Por toda a loja, há centenas de produtos embalados em conjuntos de 2 ou 3 unidades, com etiquetas com os dizeres "Oferta Exclusiva" e preços menores do que os dos produtos se adquiridos individualmente.
Peguei um dos pacotes em oferta (dois desodorantes - foto em anexo) e outro produto a preço normal, e me dirigi a um caixa para fazer o pagamento. Como de praxe, a funcionária me perguntou se meu CPF estava cadastrado na loja, e como de praxe, respondi que não e que só desejava efetuar o pagamento. Para minha surpresa, a funcionária me informou que só poderia levar os dois desodorantes ao preço promocional - exibido da forma mais clara possível na etiqueta - se eu aceitasse cadastrar meu CPF na loja. Sem o cadastro do CPF, ela acrescentou, eu teria que pagar o preço normal dos produtos. Recusei, retornei os produtos às prateleiras e me retirei da loja.
Em meu entendimento - que pretendo sustentar em juízo, se necessário - este procedimento afronta a legislação vigente, não sendo cabível condicionar a qualquer outra exigência a venda de produtos expostos com preços promocionais por toda a loja, cujos descontos são, desta forma, implicitamente válidos para todos os clientes.
Antes de levar o caso adiante, solicito um posicionamento da empresa a respeito do ocorrido. Para melhor documentação do caso, serão acatados contatos realizados exclusivamente por escrito - através deste site ou por email, via postal ou ofício endereçados a mim.
*******
Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor
http://www.brasil-livre.org
Resposta da empresa
30/07/2020 às 09:03Olá Sr. Pedro, bom dia!
Agradecemos o seu contato e a oportunidade de prestar nossos esclarecimentos. Informamos que as informações sobre nosso atendimento foram encaminhadas via Reclame Aqui para seu e-mail.
Atenciosamente,
Atendimento Reclame Aqui
Drogarias Pacheco
Nossos Canais
SAC Drogarias Pacheco 0800 282 1010
Consideração final do consumidor
30/07/2020 às 19:51A empresa enviou a seguinte resposta por mensagem privada:
O Viva Saúde é um Programa de Relacionamento que visa estreitar a relação das empresas do grupo DPSP com os seus clientes, promovendo ofertas exclusivas e descontos em produtos para os participantes, alé de conteúdo sobre saúde e bem estar. A consulta ao CPF do cliente serve justamente para identificarmos a participação daquele cliente no programa e, assim, possibilitar a aplicação das respectivas ofertas exclusivas e descontos.
Em meu entendimento, a resposta não endereça o problema. Um cliente que, como eu, entra na loja e desconhece ou não tem qualquer interesse em quaisquer programas de desconto, apenas vê as centenas de produtos embalados em grupos de 2 ou 3, com descontos informados nas etiquetas, o que, na falta de mais informações claramente visíveis, indica, de forma implícita, que o desconto é válido para todos, sem mais exigências.
O caso será encaminhado ao Ministério Público, e acionarei a empresa judidicalmente assim que for oportuno, devido à epidemia do COVID-19, Caso não tenha sucesso na demanda inicial, recorrerei até a última instância possível. Não se trata de valores financeiros, mas de princípios (ou falta deles).
As Drogarias Pacheco foram por mais de uma década minha rede favorita no ramo. Via de regra, sempre adquiri a maioria absoluta deste tipo de produto em lojas da rede. A partir de agora, passarei a boicotar a empresa.
*******
Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor
http://www.brasil-livre.org
Reclamações parecidas