O que aconteceu
No dia 22 de julho, realizei a compra de um curso da Tetra Educação pela internet, com o pagamento dividido entre dois cartões de crédito.
Dentro do prazo legal de 7 dias para compras realizadas pela internet, solicitei o cancelamento da compra e o respectivo estorno dos valores.
Em relação a um dos cartões utilizados, o estorno foi realizado normalmente. Porém, até o momento, o valor pago através do cartão do Banco Inter não foi estornado, e continuo sendo cobrada por um curso que foi cancelado e ao qual não tenho mais acesso.
Inicialmente, entrei em contato com a Tetra Educação e fui informada de que o estorno já havia sido liberado por parte da instituição e que caberia ao banco processá-lo. Diante dessa informação, procurei o Banco Inter e abri uma contestação.
Após a análise, o Banco Inter informou que não consegue realizar o estorno porque o valor não foi liberado/recebido por eles para que a devolução seja processada.
Ou seja, estou sendo direcionada de uma empresa para outra, enquanto continuo pagando por um serviço que cancelei dentro do prazo legal.
Tenho os registros das conversas e das informações fornecidas tanto pela Tetra Educação quanto pelo Banco Inter, além da comprovação de que a outra parte da mesma compra, realizada em outro cartão, já foi devidamente estornada.
Diante disso, solicito que a Tetra Educação verifique o que ocorreu com o estorno referente ao pagamento realizado pelo Banco Inter e providencie a devolução integral do valor o mais breve possível.
Caso a Tetra entenda que o estorno já foi efetivamente realizado, solicito o envio do comprovante da operação, contendo os dados que permitam ao Banco Inter localizar e confirmar esse estorno.
Espero que a situação seja resolvida definitivamente, pois já se passaram mais de dois meses desde o cancelamento e continuo arcando com cobranças de um curso que não utilizo e ao qual não tenho acesso.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Tetra Educação respondeu
07/10/2026 às 14:57
Olá, Carolina!
Agradecemos pelo seu contato e lamentamos pelos transtornos relacionados ao processo de estorno.
Entendemos sua preocupação, principalmente por ainda constar uma cobrança referente a uma compra que já foi cancelada.
Verificamos que o Mercado Pago já realizou a devolução dos valores referentes ao cancelamento. No entanto, identificamos que uma das transações ainda estava pendente de validação junto à instituição financeira responsável pelo cartão utilizado na compra.
Essa situação já havia sido informada anteriormente durante o atendimento, ocasião em que orientamos que fosse realizado o contato com o banco para verificar o processamento do valor. Mais recentemente, também fomos informados de que seria realizado um contato diretamente com o Mercado Pago para entender melhor o ocorrido e verificar a situação da transação que ainda consta como pendente.
Dessa forma, a devolução dos valores por parte do Mercado Pago já foi realizada, e a pendência está relacionada ao processamento e à identificação da transação junto às instituições responsáveis.
Permanecemos à disposição para auxiliar com quaisquer esclarecimentos adicionais e esperamos que a situação seja regularizada definitivamente.
Atenciosamente,
Equipe Tetra Educação