O que aconteceu
Adquiri recentemente um rolo de filamento F3D PLA Premium 1,75 mm, 1 kg, efeito mármore, pelo valor de R$ 160,55, pago em 24/09/2026.
Desde o início da utilização, o filamento passou a apresentar falhas recorrentes de alimentação e entupimento do bico da minha impressora 3D Bambu Lab. Durante as impressões, o equipamento interrompe a extrusão, tenta repetidamente tracionar o filamento e, em algumas ocasiões, chega a continuar os movimentos de impressão sem que haja qualquer saída de material pelo bico.
Inicialmente considerei a possibilidade de defeito na impressora, no AMS, no extrusor ou no próprio hotend. Contudo, para eliminar essas hipóteses, retirei o filamento F3D e instalei, na mesma impressora, no mesmo AMS e utilizando o mesmo bico, um filamento PLA Mármore da marca Flashforge que eu já havia utilizado anteriormente.
Com o filamento da Flashforge, a impressora voltou a funcionar normalmente, sem entupimentos, interrupções ou falhas de alimentação. Portanto, o problema apresentado está diretamente relacionado ao filamento F3D adquirido, e não ao equipamento ou ao fato de se tratar de material com efeito mármore.
O produto, portanto, não está apresentando condições adequadas para a finalidade a que se destina, tendo inclusive causado repetidos entupimentos do sistema de extrusão e risco de dano ao equipamento.
Nos termos do art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores respondem solidariamente pelos vícios de qualidade que tornem o produto impróprio ou inadequado ao consumo a que se destina. Caso o vício não seja solucionado, o 1 do mesmo artigo assegura ao consumidor, dentre as alternativas legais, a restituição da quantia paga, monetariamente atualizada.
Considerando as características do problema e que não tenho interesse em receber outro rolo do mesmo produto, solicito a devolução integral do valor pago, de R$ 160,55, mediante restituição do pagamento, ficando o produto disponível para devolução caso a empresa deseje recolhê-lo.
Ressalto que a aquisição é extremamente recente, realizada em 24/09/2026, e a reclamação está sendo apresentada dentro do prazo legal para reclamação por vício do produto previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Possuo comprovante de pagamento, fotografias do produto e posso fornecer outras informações necessárias, inclusive dados do lote.
Espero uma solução administrativa simples, com a devolução do valor pago.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Filamentos 3D Brasil respondeu
02/10/2026 às 15:55
Olá! Lamentamos sinceramente pelo ocorrido e entendemos a sua frustração, principalmente por você ter realizado testes com outro filamento para verificar se o problema estava relacionado ao equipamento.
Queremos analisar o caso com atenção, inclusive as informações do lote, para entender o que pode ter acontecido com o material e encaminhar a solução adequada. Também podemos verificar internamente o produto e o processo de fabricação para identificar se houve alguma anormalidade.
Por favor, entre em contato conosco pelo WhatsApp **(51) 9 8581-2269**, informando o número do pedido e, se possível, enviando as fotos do produto, embalagem e lote. Nossa equipe poderá dar continuidade ao atendimento e verificar a solicitação de devolução e restituição apresentada.
Ficamos à disposição para analisar o caso e buscar uma solução da forma mais rápida possível.
Atenciosamente,
Time F3D
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0infelizmente a empresa não fornece a garantia legal a seus produtos.