Não respondida

FREIO ABS AVARIADO: PROBLEMA RECORRENTE NA NOVA ECOSPORT DESDE 2015, VOLTANDO A APRESENTAR FALHAS EM 2025

Ford

cidade: Teresina

O que aconteceu

Adquiri um veículo Ford EcoSport 1.6 Sigma Manual, em 26/07/2013, na concessionária ANTARES VEÍCULOS, em Teresina/PI. CHASSI: 9BFZB55P4E8877951 e placa OUC 1590.

Já em 2015, o veículo começou a apresentar problemas no sistema de freios ABS, com o acendimento da mensagem de advertência "FREIO ABS AVARIADO" no painel. Naquela ocasião, registrei diversas reclamações e procurei a concessionária para solucionar o problema, conforme demonstram as ordens de serviço anexadas.

Inclusive, registrei uma reclamação neste próprio portal, em 2015, relatando o mesmo defeito:

https://www.reclameaqui.com.br/ford/freios-abs-avariado-nova-ecosport_13029728/

O que causa indignação é que, aproximadamente dez anos depois, em 2025, o mesmo problema voltou a ocorrer, com o acendimento das luzes de advertência do ABS e do controle de estabilidade no painel.

Nas avaliações realizadas em oficina, o scanner identificou falha relacionada à roda traseira direita, tendo sido levantada a hipótese de defeito eletrônico no módulo ABS, inclusive com referência ao código U3000. Entretanto, apesar das intervenções realizadas, o problema persiste.

Na tentativa de solucionar definitivamente a falha, já adquiri peças originais junto à concessionária Ford Antares, em Teresina, incluindo o cubo completo da roda traseira direita e o cabo/sensor ABS. Contudo, a substituição dessas peças não resolveu o problema.

Ao buscar uma solução para o módulo ABS, fui surpreendido pela dificuldade de disponibilidade da peça e por orçamentos de reparação extremamente elevados, na faixa de R$ 6.000,00 a R$ 10.000,00, valores que representam uma parcela significativa do próprio valor de mercado do veículo.

Após pesquisas na internet e neste próprio Reclame Aqui, encontrei diversos relatos de outros proprietários da Ford EcoSport envolvendo problemas semelhantes no sistema ABS. Isso levanta uma preocupação sobre a possível recorrência de falhas nesse componente.

Estamos falando de um sistema diretamente relacionado à segurança veicular, responsável por auxiliar na frenagem e na estabilidade do automóvel. Não é razoável que um componente dessa importância apresente problemas recorrentes e que o proprietário tenha de arcar com custos tão elevados para recuperar a segurança e a funcionalidade do veículo.

Ressalto que, embora o veículo esteja fora do período de garantia contratual, o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, 3, prevê que, tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial para reclamação começa a contar a partir do momento em que o defeito fica evidenciado.

Diante desse histórico, considero injusto que o consumidor tenha de assumir integralmente os custos de reparação de um problema que já havia sido apresentado e reclamado em 2015 e que voltou a se manifestar anos depois.

O QUE SOLICITO À FORD DO BRASIL?

1. Uma avaliação técnica oficial do sistema ABS do meu veículo, considerando o histórico de reclamações registradas desde 2015.

2. O reconhecimento da possibilidade de vício oculto ou defeito recorrente no sistema ABS.

3. O fornecimento do módulo ABS original ou a realização do reparo necessário, sem custos para o consumidor, caso seja constatado defeito de responsabilidade da montadora.

4. Caso não seja possível o atendimento integral, que a Ford ofereça uma solução comercial justa, com participação nos custos de reparação e fornecimento das peças necessárias.

Espero que a Ford do Brasil trate o caso com a seriedade que ele merece, considerando principalmente o histórico do defeito e o comprometimento de um sistema essencial à segurança do veículo.

Aguardo um posicionamento efetivo da montadora e uma solução definitiva, evitando a necessidade de recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e às medidas judiciais cabíveis.