Fiz uma compra com T-sunes e entregaram Deye, dizem que eu comprei errado mas apagaram meu histórico de compras e mandaram uma nota genérica sem descrição dos itens.

Em réplica
Colombo - PR
22/05/2026 às 11:30
ID: 249387467
Prezados,
Estou formalizando novamente a situação referente ao pedido dos microinversores.
Na compra realizada, adquiri dois microinversores TSUN, porém foram entregues dois microinversores DEYE. Assim que o caminhão descarregou, comuniquei imediatamente a divergência à vendedora responsável, ainda no ato da entrega.
Mesmo identificando o problema naquele momento, aceitei o recebimento para não prejudicar a logística da entrega e porque fui informado de que a situação seria solucionada posteriormente.
Após isso, fui surpreendido com a alegação de que o erro teria sido meu na compra, sendo que tenho plena convicção de que o pedido foi realizado corretamente.
Inclusive, existe um ponto muito importante: eu nunca utilizei microinversores DEYE em compras realizadas com a Fotus. Mesmo recebendo ofertas frequentes dessa marca, sempre optei e comprei exclusivamente microinversores TSUN. Ou seja, não existe histórico comercial meu adquirindo microinversores DEYE que justifique essa divergência como uma escolha habitual da minha parte.
Além disso, ao tentar acessar o histórico no aplicativo da Fotus, todas as minhas compras, orçamentos e registros haviam desaparecido completamente, inclusive acessando pelo notebook. Estou anexando vídeo comprovando essa situação.
Outro ponto preocupante é que a nota fiscal não apresenta os itens detalhados individualmente, constando apenas descrição genérica do kit, dificultando a conferência formal do material entregue.
Também é importante destacar que essa entrega já sofreu um atraso extremamente elevado, levando aproximadamente 40 dias para chegar. Ou seja, além da demora excessiva, o material ainda foi entregue divergente do produto adquirido.
Tentei resolver diretamente com a vendedora e posteriormente com o líder responsável, porém deixei de receber retorno. Inclusive enviei vídeos e mensagens que sequer foram respondidos.
Diante disso, solicito uma solução imediata através de troca expressa dos microinversores corretos, sem qualquer custo adicional para mim, considerando que:
- o erro foi comunicado imediatamente no recebimento;
- houve atraso excessivo de aproximadamente 40 dias na entrega;
- tenho compromisso com meu cliente final;
- e não posso assumir prejuízo por um problema que não foi causado por mim.
Aceito realizar a devolução simultânea dos equipamentos recebidos, desde que a troca seja feita de forma expressa e sem custos, justamente para evitar novos atrasos e prejuízos na instalação do cliente.
Caso a troca não seja realizada em tempo hábil, serei obrigado a utilizar os microinversores DEYE na instalação do cliente para evitar ainda mais prejuízos e atrasos na obra. Porém, esta reclamação e toda a documentação permanecerão registradas, inclusive para eventual necessidade futura relacionada a garantia, compatibilidade, desempenho ou qualquer problema envolvendo os equipamentos entregues em divergência ao produto adquirido.
Ainda acredito em uma resolução amigável e profissional por parte da Fotus e aguardo um posicionamento objetivo com urgência.
Att.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/06/2026 às 15:55
Olá, Fábio!
Agradecemos pelo seu contato e lamentamos os transtornos relatados.
Com o objetivo de compreender integralmente a situação, realizamos análise detalhada do histórico do pedido, dos registros em nossa plataforma e das interações havidas via WhatsApp e ligações telefônicas com a consultora comercial e a liderança da área.
Verificamos, por meio dos registros sistêmicos, que o pedido foi montado e validado diretamente pelo senhor em nossa plataforma, tendo a consultora comercial sido acionada posteriormente apenas para confirmar as informações já inseridas, sem realizar qualquer alteração nos itens selecionados.
Quanto à alegação de indisponibilidade do histórico de pedidos e orçamentos, informamos que os registros permaneceram disponíveis para consulta durante todo o período, conforme já demonstrado ao senhor em contato anterior pela liderança da área comercial.
Em relação à nota fiscal, esclarecemos que comercializamos kits fechados. Dessa forma, a NF emitida descreve o kit adquirido em conformidade com a operação realizada, sendo válida para todos os fins legais, inclusive para garantia.
Diante das evidências analisadas, não identificamos falha operacional, comercial ou sistêmica por parte da Fotus que enseje a substituição dos microinversores entregues.
Permanecemos, contudo, à disposição para o diálogo e para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Experiência do Cliente Fotus
Réplica do consumidor
03/06/2026 às 13:30
Infelizmente não trocaram os microinversores, apesar de levarem quase 40 dias pra entregar não fizeram questão de resolver. Pra você que está pesquisando fornecedores na área de energia solar, procure outro pois a Fotus esta com módulos péssimos uma logística horrível, atrasando muito! E se vier qualquer coisa errada mande a entregar voltar, não acredite no vendedor. Ele não resolve nada.