A tarifa Flex é enganação. Ela não permite remarcação ou reembolso da passagem. Venda enganosa.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Biguaçu - SC

22/04/2026 às 12:53

ID: 246658499

Comprei uma passagem área na tarifa Flex, pois essa tarifa permite reembolso ou remarcação da viagem, uma vez que a minha viagem tinha a possibilidade de ser adiada.
Isso aconteceu e precisei remarcar minha passagem.

Estou fora do Brasil e liguei para o número que a Gol disponibiliza para ligações internacionais. Aguardei mais de 1h30 para ser atendido (pagando inclusive uma ligação internacional), e quando fui atendido, a atendente me informou que não havia nenhum voo para a nova data que eu preciso. Tentei várias combinações, inclusive ajustaria a minha permanência fora do Brasil para conseguir remarcar o voo, mas me falaram que não havia nenhum voo.
Após isso a atendente me ofereceu para cancelar a minha passagem, já que a tarifa flex permite o reembolso integral da passagem. Concordei com isso e a ligação foi simplesmente encerrada.

Liguei novamente, fiquei no telefone mais 1h30 para ser atendido, conversei com outra atendente, expliquei novamente tudo o que havia acontecido, verifiquei novamente a possibilidade de alterar o voo e a Gol não disponibilizou nenhum opção de troca das passagem para a data que preciso. Solicitei assim o cancelamento e a atendente me informou que não é possível fazer o cancelamento e que eu não possui esse direito, mesmo a minha tarifa sendo Flex.

Pedi mais informações sobre isso e ela só soube me dizer que não posso cancelar minha passagem e receber o reembolso.

Durante a compra da passagem não fui informado em momento algum sobre essa opção, e como havia a possibilidade de eu precisar remarcar essa passagem (como de fato aconteceu) e adiar a data do meu retorno ao Brasil, paguei mais caro justamente para conseguir remarcar. Durante do o fluxo de compra feito por dentro do site da Gol, nada disso foi informado. Inclusive não teria comprado essa passagem e pago mais caro pela tarifa Flex se soubesse que não era possível alterar a passagem.

A atendente disse que abriu uma Reclamação minha para a Gol, para que eles analisem o caso, porém a data de retorno é 7 dias úteis e o voo que havia comprado é em 6 dias, ou seja, existe a possibilidade de não me responderem antes da data da passagem que comprei.

Além de ser uma falta de respeito com o consumidor, a venda da tarifa Flex é uma venda [Editado pelo Reclame Aqui], pois não é possível remarcar o voo ou então exigir o reembolso da passagem.
Vou abrir uma reclamação em todos os locais que sejam possíveis de registro, como aqui no Reclame Aqui, no Procon e também na ANAC, para que mais ninguém seja [Editado pelo Reclame Aqui] com essa venda [Editado pelo Reclame Aqui].

Compartilhe

Resposta da empresa

04/05/2026 às 14:36

Olá Bernardo, tudo bem?

Meu nome é Paulo, faço parte da Equipe Gol, e será um prazer te atender.

Agradecemos por seu relato e pela oportunidade de analisar sua demanda. Valorizamos profundamente a opinião de nossos clientes, pois reconhecemos que suas contribuições são essenciais para aprimorarmos continuamente nossos serviços e alcançarmos a excelência que buscamos.

Informamos que sua manifestação já está sendo devidamente tratada por meio do protocolo nº *****, registrado na plataforma Anac, onde consta como resolvida.

**Caso ainda tenha dúvidas sobre os procedimentos adotados, recomendamos que continue sua interação diretamente pelo campo “Enviar mensagem”.**

Esclarecemos que o Reclame Aqui atua em parceria com a equipe responsável pelas respostas às manifestações registradas na plataforma da ANAC, promovendo uma rede de apoio ao consumidor. Essa integração tem como objetivo assegurar soluções mais ágeis, eficazes e transparentes no atendimento às demandas apresentadas.

Fico muito feliz que conseguimos resolver sua situação de forma satisfatória.

Conte conosco sempre que precisar — estamos aqui para ajudar!

Foi um prazer poder ajudá-lo! 😊

Agradecemos mais uma vez pela sua compreensão e colaboração.


Atenciosamente,
Paulo Equipe GOL

CRC-Central de Relacionamento com o Cliente- Reclame Aqui
SAC (Reclamação , Sugestão e Elogio) 0800 704 0465
Central de Relacionamento ao Cliente 0300 115 2121
GOL Linhas Aéreas S.A ✈ Site: www.voegol.com.br

Consideração final do consumidor

06/05/2026 às 05:35

Eles disponibilizam canais de atendimento que no final das contas não servem para nada, pois foi necessário abrir reclamações aqui e também na ANAC.
Ter tentado resolver o problema diretamente com eles me fez perder um tempo considerável, além de ter gastado com ligações internacionais desnecessárias.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

6