Cobrança para escolha de assento após compra da passagem

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

11/06/2025 às 14:10

ID: 219419251

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Fiz a compra da passagem normalmente e, ao realizar o check-in, fui surpreendida: não é mais possível escolher o assento sem pagar por isso. A única opção é aceitar o que a companhia define e todos os assentos são cobrados.

Tentei alterar, tentei cancelar o check-in e refazer, achando que conseguiria ajustar mas não. Mesmo com várias poltronas disponíveis, você simplesmente não tem liberdade de escolha.
Ser jogada para o fundo do avião, sem qualquer opção, enquanto há dezenas de lugares vazios mais à frente, é uma experiência frustrante e totalmente insatisfatória.

Não sei se essa prática tem sido adotada por todas as companhias, mas vou verificar. O fato é que, mesmo com o preço mais acessível, a GOL deixa de ser uma opção viável para mim. O desconforto e a sensação de imposição superam qualquer vantagem no valor da passagem.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/06/2025 às 10:48

Boa tarde, Carina! Tudo bem?

Espero que sim.

Agradecemos imensamente seu contato e a oportunidade de atendê-la.

Meu nome é Samantha e serei a analista responsável pelo acompanhamento do seu caso.

Nosso compromisso é garantir um atendimento de excelência, sempre com atenção e de forma personalizada.

Em relação à sua ******* que o ******* foi devidamente registrado em nosso canal de atendimento.

Gostaria de esclarecer alguns pontos importantes sobre a marcação de assentos no check-in.

Lamentamos pelos transtornos enfrentados e entendemos o quanto essa situação pode ter sido frustrante e cansativa.

Trabalhamos constantemente para minimizar os impactos aos nossos clientes, embora algumas circunstâncias estejam fora do nosso controle.

Desde 20 de maio de *******, a GOL implementou um novo fluxo para a marcação de assentos padrão.

Os clientes podem escolher seus assentos antecipadamente, até 60 horas antes do voo, de forma gratuita ou com cobrança, conforme o benefício da tarifa adquirida ou da categoria Smiles.

Após esse prazo, o sistema inicia a marcação automática e gratuita para os clientes que ainda não tiverem escolhido um assento, e a remarcação passa a ser passível de cobrança.

O objetivo dessa atualização é antecipar o fluxo de marcação automática (de 45h para 60h), organizar melhor a distribuição dos assentos, garantir o cumprimento das regras operacionais de embarque e proporcionar uma experiência de viagem mais eficiente para todos os clientes, em voos nacionais e internacionais.

Todas as informações já estão disponíveis em nosso site, na aba "Confira os atributos das tarifas nacionais": https://*******

Além disso, é possível consultar o seguinte trecho sobre essa mudança na opção "Tarifa":

"Em voos operados pela GOL, seu assento será marcado automaticamente a partir de 60h antes do voo, e você poderá visualizá-lo acessando sua reserva. No entanto, caso prefira escolher seu assento, você poderá adquiri-lo ou alterá-lo por um custo adicional."

Reforçamos que a GOL tem como objetivo oferecer um voo tranquilo e seguro para todos os seus clientes, sem a intenção de causar qualquer transtorno.

Seguimos comprometidos em proporcionar uma experiência ainda mais positiva em suas futuras viagens e agradecemos pela sua compreensão.

Caso tenha dúvidas ou necessite de mais informações, estamos à disposição!

Atenciosamente,
Samantha ✈️
GOL Linhas Aéreas S.A.
https://*******
Central de Atendimento: ******* ******* *******
Central de Vendas: ******* ******* *******

Réplica da empresa

12/06/2025 às 16:53

Boa tarde, Carina! Tudo bem?

Espero que sim.

Agradecemos imensamente seu contato e a oportunidade de atendê-la.

Meu nome é Samantha e serei a analista responsável pelo acompanhamento do seu caso.

Nosso compromisso é garantir um atendimento de excelência, sempre com atenção e de forma personalizada.

Em relação à sua ******* que o ******* foi devidamente registrado em nosso canal de atendimento.

Gostaria de esclarecer alguns pontos importantes sobre a marcação de assentos no check-in.

Lamentamos pelos transtornos enfrentados e entendemos o quanto essa situação pode ter sido frustrante e cansativa.

Trabalhamos constantemente para minimizar os impactos aos nossos clientes, embora algumas circunstâncias estejam fora do nosso controle.

Desde 20 de maio de *******, a GOL implementou um novo fluxo para a marcação de assentos padrão.

Os clientes podem escolher seus assentos antecipadamente, até 60 horas antes do voo, de forma gratuita ou com cobrança, conforme o benefício da tarifa adquirida ou da categoria Smiles.

Após esse prazo, o sistema inicia a marcação automática e gratuita para os clientes que ainda não tiverem escolhido um assento, e a remarcação passa a ser passível de cobrança.

O objetivo dessa atualização é antecipar o fluxo de marcação automática (de 45h para 60h), organizar melhor a distribuição dos assentos, garantir o cumprimento das regras operacionais de embarque e proporcionar uma experiência de viagem mais eficiente para todos os clientes, em voos nacionais e internacionais.

Todas as informações já estão disponíveis em nosso site, na aba "Confira os atributos das tarifas nacionais": https://*******

Além disso, é possível consultar o seguinte trecho sobre essa mudança na opção "Tarifa":

"Em voos operados pela GOL, seu assento será marcado automaticamente a partir de 60h antes do voo, e você poderá visualizá-lo acessando sua reserva. No entanto, caso prefira escolher seu assento, você poderá adquiri-lo ou alterá-lo por um custo adicional."

Reforçamos que a GOL tem como objetivo oferecer um voo tranquilo e seguro para todos os seus clientes, sem a intenção de causar qualquer transtorno.

Seguimos comprometidos em proporcionar uma experiência ainda mais positiva em suas futuras viagens e agradecemos pela sua compreensão.

Caso tenha dúvidas ou necessite de mais informações, estamos à disposição!

Atenciosamente,
Samantha ✈️
GOL Linhas Aéreas S.A.
🌐 https://*******
📞 Central de Atendimento: ******* ******* *******
📞 Central de Vendas: ******* ******* *******

Réplica do consumidor

17/06/2025 às 15:13

Boa tarde, Samantha.

Agradeço o retorno e as informações detalhadas.

Entendo que você esteja seguindo um script e cumprindo com os procedimentos previstos pela companhia, o que não muda o fato de que a experiência, mais uma vez, está aquém do que se espera de um atendimento que se propõe a ser personalizado e eficiente.

Lamento profundamente perceber que, apesar das promessas de melhorias e da retórica voltada à excelência, a prática ainda se mostra repetitiva e distante de qualquer evolução real. Para que a experiência de fato se torne "mais positiva", como vocês mencionam, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Sem mais,

Atenciosamente,
Carina Diniz

Réplica do consumidor

17/06/2025 às 15:14

Boa tarde, Samantha.

Agradeço o retorno e as informações detalhadas.

Entendo que você esteja seguindo um script e cumprindo com os procedimentos previstos pela companhia, o que não muda o fato de que a experiência, mais uma vez, está aquém do que se espera de um atendimento que se propõe a ser personalizado e eficiente.

Lamento profundamente perceber que, apesar das promessas de melhorias e da retórica voltada à excelência, a prática ainda se mostra repetitiva e distante de qualquer evolução real. Para que a experiência de fato se torne "mais positiva", como vocês mencionam, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Fico no aguardo de alguma ação que demonstre não apenas resposta protocolar, mas um real compromisso com o cliente.

Atenciosamente,
Carina DinizBoa tarde, Samantha.

Agradeço o retorno e as informações detalhadas.

Entendo que você esteja seguindo um script e cumprindo com os procedimentos previstos pela companhia, o que não muda o fato de que a experiência, mais uma vez, está aquém do que se espera de um atendimento que se propõe a ser personalizado e eficiente.

Lamento profundamente perceber que, apesar das promessas de melhorias e da retórica voltada à excelência, a prática ainda se mostra repetitiva e distante de qualquer evolução real. Para que a experiência de fato se torne "mais positiva", como vocês mencionam, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Sem mais,

Atenciosamente,
Carina Diniz

Consideração final do consumidor

17/06/2025 às 15:17

Me senti apenas um número. (não que não seja , não é mesmo...)
A prática de cobrar pela escolha de assentos, mesmo os comuns, é abusiva. Especialmente considerando que já existe o espaço plus conforto reservado justamente para quem deseja pagar por um diferencial. Agora, praticamente toda a aeronave virou um grande "pague para sentar".
É frustrante ver esse tipo de mudança sendo apresentada como melhoria, quando, na prática, piora a experiência do cliente. Não recomendo.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

3