Comprovantes de pagamento para bagagens despachadas.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

27/05/2025 às 08:45

ID: 218084917

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

À atenção da GOL Linhas Aéreas,
Venho manifestar minha profunda insatisfação com a política da companhia em relação à emissão de comprovantes de pagamento para bagagens despachadas.
É inaceitável que, em pleno 2025, uma empresa aérea de grande porte como a GOL não forneça automaticamente um recibo ou comprovante formal após a compra de serviços adicionais como despacho de bagagens. Ao buscar esse documento, fui surpreendido com a informação, via SAC, de que a empresa não emite qualquer comprovante imediato, apenas uma declaração de valores que pode levar até 7 dias úteis para ser enviada por e-mail.
Essa prática é extremamente prejudicial ao consumidor, especialmente para clientes corporativos como eu, que necessitam do comprovante para prestar contas e solicitar reembolso junto à empresa em que trabalham. A falta desse documento compromete minha responsabilidade profissional e causa transtornos inaceitáveis.
Solicito providências imediatas quanto a esse descaso. Emitir comprovantes de serviços pagos é uma prática básica de respeito ao consumidor e de conformidade com princípios de transparência e boa-fé. Reitero a urgência na revisão dessa política e aguardo uma resposta formal e resolutiva.
Atenciosamente,
*****

Compartilhe

Resposta da empresa

28/05/2025 às 14:31

Olá, Lucio.
Bom dia. Espero que esteja bem!

Agradecemos o seu relato e a oportunidade de avaliarmos sua demanda, pois valorizamos muito a opinião de nossos clientes e sabemos que suas contribuições são importantes para alcançarmos a excelência que buscamos.

É importante salientar que a GOL, assim como as demais companhias aéreas, não emite notas fiscais, de acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN n.º 1.*******. Nesse contexto, o próprio Cartão de Embarque ou recibo eletrônico recebido no ato da compra podem ser utilizados para os devidos fins, documentando a operação.

Entretanto, havendo a necessidade, também é possível emitirmos uma Declaração de Valores, desde que a compra da passagem/serviço tenha realizada diretamente conosco.

Enviamos através de mensagem privada em anexo a declaração do serviço adquirido

Agradecemos a sua compreensão.

Desejamos que você tenha um excelente dia.

Atenciosamente,

Matheus
CRC-Central de Relacionamento com o Cliente- Reclame Aqui
GOL Linhas Aéreas S.A
https://*******
Central SAC ******* ******* *******
Central de Relacionamento ao Cliente ******* ******* *******

Consideração final do consumidor

05/06/2025 às 11:30

Abaixo o histórico da conversa com a empresa:


Olá, Lucio.
Boa tarde!
Aqui é o Matheus, analista responsável pelo seu atendimento.
Espero que esteja bem.

Agradeço por ter compartilhado sua experiência com a gente, entendo totalmente a sua frustração e, de verdade, lamento por qualquer transtorno que isso possa ter causado, principalmente no seu contexto profissional.

Quero te explicar com clareza: a GOL, assim como outras companhias aéreas, não emite nota fiscal para a venda de passagens ou serviços aéreos, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (ADIN *******). Por isso, o recibo eletrônico enviado no momento da compra, junto com o cartão de embarque, são os documentos reconhecidos e aceitos como comprovantes da transação.

Ainda assim, sabemos que muitos clientes corporativos precisam de um documento mais detalhado para fins de reembolso ou prestação de contas, e por isso oferecemos a Declaração de Valores, que pode ser solicitada sempre que a compra for feita diretamente com a GOL (site, app, lojas físicas ou central de atendimento).

Segue em anexo a declaração solicitada.

Agradecemos a sua compreensão.

Desejamos que você tenha um excelente dia.

Atenciosamente,

Matheus
CRC-Central de Relacionamento com o Cliente- Reclame Aqui
GOL Linhas Aéreas S.A
https://*******
Central SAC ******* ******* *******
Central de Relacionamento ao Cliente ******* ******* *******


---------------------------------------------------------------------------------

Caro Matheus, obrigado pelo retorno.

Na verdade, se no momento da compra da bagagem o sistema da GOL emitisse automaticamente um recibo eletrônico ou qualquer outro tipo de comprovante simples isso já resolveria o problema. Não estou solicitando uma nota fiscal ou um documento mais detalhado, apenas um comprovante básico da transação realizada.

O ponto é que isso não acontece. Após o pagamento com o cartão de crédito, o sistema simplesmente finaliza a compra sem gerar nenhum comprovante, e o passageiro sequer sabe se a bagagem foi efetivamente incluída. Para confirmar, precisamos acessar o site novamente, baixar um novo cartão de embarque ou procurar por outras formas de verificar a inclusão da bagagem. É um processo confuso, falho e que gera insegurança.

Sinceramente, não entendo o motivo da GOL não enviar ao menos um e-mail automático com a confirmação da compra e os detalhes do pagamento realizado ou mesmo a tal Declaração de Valores de forma imediata. Isso não geraria qualquer custo adicional à empresa e representaria um avanço mínimo, porém significativo, no atendimento ao cliente.

Espero que repensem esse processo com urgência. Infelizmente, esse tipo de experiência reforça a percepção de um serviço que vem se deteriorando dia após dia.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2