Exigência indevida de comparecimento para autorização de embarque de menor desacompanhado

Resolvido
Goiânia - GO
08/08/2025 às 15:01
ID: 224084585
Boa tarde, a reclamação é referente ao procedimento que a GOL tem para um adolescente devidamente autorizado embarcar e seguir viajem. O menino embarca e viaja com autorização de ambos os pais para fora do Brasil e outas empresas de aviação já na GOL, conforme anexo, me obrigaram, eu mãe, ir até o aeroporto de Goiania (14 km) para assinar uma autorização/liberar o embarque do adolescente desacompanhado, sendo que ele estava com o motorista da família. O referido documento dá a opção para um terceito responsável , no caso o motorista, assinar o formulário. Minha insatisfação é grande.
A ANAC, deve ter um procedimento igual para todas as companhias aéreas ou cada um tem a sua própria lei. Aguardo um retorno
Compartilhe
Resposta da empresa
12/08/2025 às 14:09
Olá, Maria Fernanda, Boa tarde
Esperamos que esteja bem.
Agradecemos seu contato e entendemos perfeitamente a sua preocupação em garantir uma viagem segura e tranquila para seu filho adolescente.
Gostaria de esclarecer que, conforme as normas da GOL e regulamentações vigentes da ANAC, para viagens nacionais e internacionais de crianças e adolescentes desacompanhados de até 15 anos, é obrigatório a contratação do serviço de acompanhamento. Esse serviço garante que nosso time esteja responsável pelo menor durante toda a viagem, oferecendo assistência desde o embarque até o desembarque.
No caso do seu filho, para que ele pudesse embarcar sem o acompanhamento direto dos pais, é necessário que o responsável legal apresente a autorização adequada (como apresentado no passaporte) e esteja disponível para confirmar essa liberação no momento do embarque. Esse procedimento é essencial para garantir a segurança e o cumprimento das regras internacionais e internas da companhia.
Importante destacar que os serviços prestados aos menores desacompanhados, assim como os procedimentos adotados e os valores cobrados por esses serviços, são de responsabilidade da companhia aérea, e regulado pela Resolução ANAC nº *******/*******.
Essa resolução define os direitos e deveres dos passageiros e das companhias aéreas, regulamentando as cobranças por serviços adicionais e garantindo a transparência e a segurança no transporte aéreo.
Sobre a autorização, a Resolução ANAC nº *******/*******, em seu Artigo 7º, determina que crianças e adolescentes desacompanhados devem apresentar autorização expressa dos pais ou responsáveis legais para embarcar, conforme o modelo previsto na resolução. A autorização deve ser assinada pelo responsável legal e pode ser exigida a presença dele para confirmar a liberação do embarque no aeroporto. Isso visa garantir a segurança e prevenir situações irregulares.
Entendemos que o documento apresentado autoriza um terceiro responsável, como o motorista da família, e reconhecemos que isso já ocorre em outras empresas aéreas. Porém, para a GOL, a autorização deve ser confirmada presencialmente pelo responsável legal, conforme previsto na regulamentação da ANAC e procedimentos internos, para que possamos garantir a segurança do menor durante a viagem.
******* que a compra foi realizada via agência de viagens, que também tem a responsabilidade de informar todos os procedimentos necessários para a viagem de menores desacompanhados, conforme está detalhado em nosso site oficial:
https://*******
Por fim, ressaltamos que o serviço de assistência para crianças e adolescentes desacompanhados é obrigatório para menores entre 8 anos completos e 16 anos incompletos, e que a GOL não transporta menores desacompanhados com menos de 8 anos.
Compreendemos o desconforto que essa situação pode ter causado, mas reforçamos que nossas equipes atuam sempre seguindo protocolos rigorosos para assegurar a segurança e o bem-estar dos nossos passageiros, especialmente os menores e não foi constatado quaisquer falta de respeito de nosso time e erro operacional sobre a negativa.
Estamos à disposição para esclarecer quaisquer outras dúvidas e ajudá-la no que for necessário
Atenciosamente
Tiago Silva
GOL Linhas Aéreas S.A
https://*******
Central de Atendimento ******* ******* *******
Central de Vendas ******* ******* *******
Réplica do consumidor
11/09/2025 às 16:19
Segundo a ANAC o menor com toda a documentação não precisa dos pais . Porque a gol tem que ser arbitrária ? Quero ser ressarcida do problema psicológico que me causou indo até o aeroporto correndo para meu filho não perder o avião e ser ressarcida dos ******* reais que paguei para ele poder embarcar .
Réplica da empresa
11/09/2025 às 17:10
Boa tarde. Maria
Enviamos todas as demais informações detalhadas por mensagem privada, para que você possa acompanhá-las de forma segura.
O objetivo da GOL Linhas Aéreas é proporcionar uma excelente jornada aos nossos passageiros desde a compra até o desembarque.
Agradecemos a manifestação!
Atenciosamente,
Tiago Silva
CRC - Central de Relacionamento com o Cliente ✈
GOL Linhas Aéreas S.A.
https://*******
Central de Atendimento ******* ******* *******
Central de Vendas ******* ******* *******
Reafirmamos o nosso compromisso em oferecer sempre a melhor experiência de compra para nossos clientes.
Portanto, conte com a gente sempre que precisar.
Consideração final do consumidor
22/09/2025 às 12:31
bom
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
9