Viagem de menor desacompanhado: uma experiência traumatizante

Respondida
Belo Horizonte - MG
15/12/2023 às 07:41
ID: 178317975
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesRealizei a compra da passagem para o meu filho menor de idade para que ele pudesse retornar para casa, dia 15/12/*******, seguindo todos os passos descritos no site oficial da GOL, inclusive com o pagamento da taxa de R$******* exigida pela companhia para acompanhamento.
Quando o meu filho chegou no aeroporto de Fortaleza, com destino a Belo Horizonte, foi impedido de embarcar.
No site oficial da GOL consta que é necessário:
Autorização de qualquer um dos pais ou do responsável legal, por meio de escritura pública ou documento particular com firma reconhecida. Pode ser apresentada, ainda, autorização do Juizado de Menores ou passaporte válido em que conste a expressa autorização para o menor viajar desacompanhado ao exterior (autorização válida também para viagens domésticas Resolução ******* CNJ);
Documento de identificação pessoal válido, como passaporte, Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento;
Protocolo de Autorização de Viagem de Menor Desacompanhado preenchido em 3 vias.
Realizei exatamente o solicitado acima.
O atendente da GOL que conversou com o meu filho no aeroporto de Fortaleza impediu o embarque com 2 questionamentos: o documento de autorização com firma reconhecida deveria ser feito no Ceará (realizei em Belo Horizonte, nossa cidade natal), e que meu filho deveria estar com o documento original em mãos (informação que não consta em nenhuma linha nas orientações. Enviei o documento original em PDF para o meu filho, que estava de fácil acesso no celular. E ele realizou a impressão.).
O fim da história é que o atendente além de extremamente rude, não se mostrou hora nenhuma disponível para uma solução. Disse que não poderia conversar comigo por telefone, e tratou toda a situação apenas com meu filho menor de idade. Nome do atendente: Natan Silva.
Meu filho permanece do outro lado do Estado, sem uma solução.
Para realizar a remarcação da passagem, foi me cobrada uma diferença equivalente ao valor de uma nova passagem.
O mínino que a Gol poderia fazer é: PRIMEIRO: orientar os clientes com informações mais claras. Se pode ser aceito apenas o original, ESCREVA!
SEGUNDO: orientar os colaboradores para serem minimamente mais cordiais.
Ao entrar em contato com os canais de comunicação da companhia ainda me deparei com um atendente rouco que não conseguia se comunicar. Parece uma piada, mas aconteceu. Como que uma pessoa que precisa da voz para trabalhar é autorizada a trabalhar assim???
E por três vezes, após esperar para ser atendida, o colaborador atendeu e disse "por falta de comunicação vou encerrar", como se não estivesse me ouvindo. Por 3 vezes, com 3 pessoas diferentes. Ou eles fazem isso para encerrar o atendimento sem me atender, e me ouvindo. Ou os equipamentos fornecidos pela GOL para o trabalho são de péssima qualidade.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/02/2024 às 18:11
Olá, Gabriela.
Boa tarde!
Inicialmente, salientamos que o nosso objetivo é o de prestar um atendimento voltado para a excelência e qualidade, buscando sempre analisar as manifestações e solicitações dos nossos clientes de forma diferenciada e exclusiva.
Em atenção à sua manifestação registramos o protocolo (ID 178317975), em nosso canal de atendimento e estou aqui para ajudá-lo a tratar a questão referente ao assunto.
Enviamos, em mensagem privada, algumas informações necessárias para podermos dar andamento de sua reclamação.
Esclarecemos que a finalização será após ter resolvido sua solicitação e será solicitada a sua avaliação no site Reclame Aqui.
Pedimos que mantenha o seu cadastro atualizado, bem como telefones e e-mail.
Atenciosamente,
Leandro
CRC - Central de Relacionamento com o Cliente ✈
GOL Linhas Aéreas S.A.
https://*******
Central de Atendimento ******* ******* *******
Central de Vendas ******* ******* *******