O que aconteceu
Solicitação urgente de correção de atestado de acompanhante
Olá,
Gostaria de registrar minha profunda indignação com a falta de resolução e os erros recorrentes no processo de correção do atestado de acompanhante da minha filha.
Minha filha foi atendida no pronto atendimento no dia 26/08/2026, apresentando febre há quatro dias e conjuntivite. Na ocasião, a médica informou que se tratava de adenovírus e emitiu um atestado de cinco dias para minha filha e também para mim, como acompanhante. No entanto, o documento foi emitido sem o CID, e o local onde trabalho ( órgão publico) não aceitou o atestado.
Ressalto que minha filha tem TEA e uma doença rara, e que episódios de febre exigem atenção redobrada, pois existe o risco de convulsões. Portanto, não se trata de uma situação simples, mas de um quadro de saúde que exige cuidados e acompanhamento.
Desde o dia 11/09, venho solicitando a correção do documento e explicando repetidamente aos atendentes as exigências da empresa (órgão público) que possui normas próprias para o recebimento de atestados. Informei desde o primeiro contato que o documento precisava conter o CID e ser assinado pela mesma médica responsável pelo atendimento original.
Apesar de todas as explicações, já recebi aproximadamente quatro versões do atestado, todas com algum tipo de problema: uma foi assinada por outra médica; outra, embora assinada pela médica responsável, registrava apenas dois dias, quando o período correto era de cinco dias; e outra continha somente o nome da minha filha, sem me identificar como acompanhante.
Na sexta feira passada, no final da tarde, recebi mais um e-mail com o documento. Para minha surpresa e indignação, enviaram novamente o mesmo atestado, aparentemente com uma rasura, na qual meu nome foi acrescentado ao documento. A alteração é visível e compromete a aparência e a confiabilidade do atestado.
Não posso assumir o risco de entregar à empresa um documento nessas condições. Uma rasura dessa natureza pode levantar suspeitas sobre a autenticidade do atestado e gerar consequências profissionais graves, inclusive colocando meu cargo em risco, caso a alteração seja atribuída indevidamente a mim.
Considero inadmissível que, após tantas solicitações e explicações, eu ainda não tenha recebido um documento correto, legível e devidamente emitido, tendo que insistir repetidamente para resolver um problema que não foi causado por mim.
Diante disso, solicito, com urgência, uma solução definitiva para esta situação, por meio de uma das seguintes providências:
A emissão de um novo atestado de acompanhante, sem rasuras, contendo as informações corretas, o CID, o período integral de cinco dias, meu nome como acompanhante e a assinatura da mesma médica responsável pelo atendimento original, conforme exigido pela empresa onde trabalho.
Peço que esta solicitação seja encaminhada à coordenação ou à ouvidoria responsável, para que o caso seja analisado com a seriedade necessária e resolvido o mais breve possível.
Não é razoável que eu tenha que enfrentar tamanho desgaste para corrigir um documento relacionado ao atendimento de saúde da minha filha, especialmente diante de suas condições clínicas e das exigências administrativas do meu trabalho.
Aguardo um retorno urgente e uma solução efetiva, e não o envio de mais um documento com erros ou alterações inadequadas.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Hospital e Maternidade Sepaco respondeu
14/10/2026 às 10:31
Olá Sra. Roserleia,
Agradecemos novamente a oportunidade de resposta.
Analisamos o histórico do atendimento e das solicitações registradas desde 21/09 no BO 343798.
Sobre o seu pedido, esclarecemos que os documentos disponibilizados pelo hospital seguem as diretrizes indicadas pelo CFM.
Compreendemos que o seu empregador possui normas próprias para o recebimento de atestados. No entanto, a aceitação do documento é definida por cada empregador e não altera as regras que orientam a emissão pelo médico.
Caso o seu local de trabalho precise confirmar a autenticidade dos documentos fornecidos, o hospital se coloca à disposição através deste email: [email protected].
Consumidor respondeu
28/10/2026 às 10:17
Agradeço pelo retorno e pelos esclarecimentos. No momento, estou aguardando a resposta da empresa onde trabalho sobre a aceitação do atestado.