Resolvido

Empresa descumpre prazos e não realiza estorno de curso, gerando prejuízo financeiro ao consumidor

IGEPP - Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas

cidade: Rio de Janeiro

O que aconteceu

Solicitei o cancelamento de um curso em 02/02/2026, dentro do prazo legal de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor. Apesar disso, a empresa não realizou o estorno naquele momento e demorou excessivamente para responder.

Posteriormente, fui informada de que não seria mais possível o estorno no cartão, sendo acordado que a devolução seria feita por pagamento direto até o dia 25/03/2026. O prazo não foi cumprido. Após nova cobrança, a empresa reprogramou o pagamento para o dia 10/04/2026, o que também não foi respeitado.

Agora, novamente de forma unilateral, informaram novo prazo para o dia 30/04/2026.

Ressalto que já estou arcando com a terceira parcela da cobrança no cartão de crédito, o que tem gerado prejuízo financeiro direto. A empresa vem sucessivamente descumprindo os prazos informados, sem apresentar solução efetiva.

Diante disso, solicito a devolução imediata dos valores pagos, sob pena de adoção das medidas cabíveis.

Trata-se de clara falha na prestação do serviço e desrespeito aos direitos do consumidor.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. IGEPP - Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas respondeu

    15/04/2026 às 17:26

    Olá, Manuela, boa tarde.

    Pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido e pelo descumprimento dos prazos anteriormente informados. Reconhecemos que a condução do seu caso não atendeu ao padrão adequado.

    Informamos que o seu caso foi devidamente priorizado e encontra-se resolvido.

    A devolução integral do valor já está sendo realizada por via direta (PIX), com conclusão em caráter imediato.

    Adicionalmente, foi disponibilizado o acesso ao curso, como forma de compensação pela experiência.

    Reforçamos que o processo está em fase final de conclusão, sendo acompanhado até a efetiva liquidação e encerramento administrativo.

    Permanecemos à disposição.

    Equipe IGEPP online

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Sim
    Voltaria a fazer negócio?Sim
    Nota do atendimento10

    Empresa respondeu brevemente e explicou a situação, tendo ocorrido uma falha na operação deles. Foram educados, solícitos e me fizeram a devolução rapidamente. Também me concederam acesso ao curso mesmo tendo cancelado. Agradeço pelo retorno!