Não respondida

Fui cobrado indevidamente por adiantamento a depositante após cancelamento

Banco Itaú

cidade: Santos

O que aconteceu

Cobrança indevida de adiantamento a depositante após cancelamento

Venho registrar uma reclamação contra o Banco Itaú referente à cobrança de adiantamento a depositante, serviço que foi cancelado por mim no mês passado, porém, mesmo após o cancelamento, o banco continua realizando descontos diretamente da minha conta.

Não reconheço como legítimas as cobranças realizadas após o cancelamento do serviço. Se o produto/serviço foi efetivamente cancelado, não há justificativa para que o banco continue gerando cobranças e retirando valores da minha conta.

O próprio Banco Central estabelece regras específicas para a cobrança de tarifa de adiantamento a depositante e determina que as instituições financeiras devem observar as normas aplicáveis às tarifas bancárias. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor assegura ao consumidor proteção contra cobranças indevidas e exige transparência na prestação dos serviços.

Dessa forma, solicito:

1. O cancelamento imediato de qualquer cobrança relacionada ao adiantamento a depositante que já foi cancelado;

2. A devolução dos valores descontados indevidamente após a data do cancelamento;

3. O envio do detalhamento de cada cobrança, informando data, valor e motivo;

4. A comprovação de que existia autorização/contratação válida para as cobranças realizadas após o cancelamento;

5. A regularização definitiva da minha conta para que novos descontos indevidos não sejam realizados.

Ressalto que não autorizo a continuidade dessas cobranças e espero que o Itaú resolva a situação de forma administrativa, evitando a necessidade de recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e demais medidas cabíveis.

Aguardo o estorno dos valores cobrados indevidamente e uma resposta objetiva sobre a origem dessas cobranças.