Descumprimento de oferta verbal comercial e recusa de cancelamento Doctor to Doctor

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Itapema - SC

03/08/2026 às 12:15

ID: 255482931

Adquiri o curso/mentoria da empresa Doctor to Doctor no dia 08/07/2026, após apresentação comercial realizada via vídeo chamada gravada pela própria empresa.
Durante a chamada de vendas, perguntei expressamente sobre a possibilidade de reembolso em caso de insatisfação com o conteúdo. A representante comercial garantiu de forma clara e sem ressalvas que, caso eu não gostasse ou não me adaptasse ao curso, haveria a devolução do meu dinheiro.
No dia 22/07/2026, solicitei formalmente o cancelamento e reembolso por não ter minhas expectativas atendidas pelo produto. Para minha surpresa, a empresa negou o pedido, alegando que a devolução por insatisfação se trata de uma "Garantia Condicional de 12 meses" que exige o cumprimento de diversos requisitos burocráticos (inclusive assinatura de contador).
Ressalto que tais restrições não foram esclarecidas no momento da reunião de venda.
Diante disso, exijo o cancelamento definitivo do contrato, a interrupção de cobranças. Não estou pedindo o valor pago no ato , somente o cancelamento do curso que realmente não entrega o que promete e a cobrança dos boletos a vencerem.
Aguardo retorno
*****

Compartilhe

Resposta da empresa

12/08/2026 às 14:48

Olá, Renata.

Recebemos sua manifestação e compreendemos os pontos apresentados.

Esclarecemos que o prazo legal de 7 dias para o exercício do direito de arrependimento, com devolução integral dos valores, é contado a partir da contratação, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. No seu caso, a contratação ocorreu em 08/07/2026 e a solicitação foi realizada em 22/07/2026, portanto, após o prazo legal de arrependimento.

Em relação à alegação sobre a garantia mencionada durante a apresentação comercial, esclarecemos que eventuais condições e requisitos para utilização dessa modalidade estão vinculados aos critérios previstos para sua concessão e devem ser observados para que o pedido seja analisado nessa modalidade.

Dessa forma, a solicitação de cancelamento foi analisada de acordo com as condições aplicáveis à contratação, não sendo possível realizar o cancelamento com a simples interrupção das parcelas vincendas fora das hipóteses previstas contratualmente.

Reforçamos que permanecemos à disposição pelos nossos canais oficiais para avaliar o caso e buscar uma solução dentro das condições contratuais aplicáveis.

Atenciosamente,
Equipe Maktub Editora Ltda.

Réplica do consumidor

12/08/2026 às 20:05

Agradeço o retorno, porém a resposta apresentada não soluciona a questão objeto desta reclamação.

Gostaria de esclarecer que minha solicitação não está fundamentada exclusivamente no direito de arrependimento previsto no prazo de 7 dias.

O que estou questionando é a forma como a contratação foi apresentada durante a reunião comercial realizada por vídeo, bem como a diferença significativa entre aquilo que foi apresentado e proposto no momento da venda e aquilo que efetivamente está sendo entregue pela mentoria.

Durante a apresentação comercial, questionei expressamente sobre a possibilidade de desistência/reembolso caso eu não me adaptasse ou não ficasse satisfeita com a mentoria. A informação que me foi transmitida foi de que, nessa situação, haveria possibilidade de devolução. Não me foram apresentadas, de forma clara e destacada, as condições e exigências que agora estão sendo utilizadas pela empresa para negar o encerramento da contratação.

A própria resposta da empresa reconhece que houve uma garantia mencionada durante a apresentação comercial. Entretanto, afirma que existiriam condições e requisitos vinculados a essa garantia.

Diante disso, solicito objetivamente que a empresa apresente:

1. A íntegra do contrato, termo de adesão ou documento que contenha as condições que afirmam ter sido aceitas por mim;
2. A comprovação de quando e de que forma ocorreu meu aceite dessas condições;
3. As condições completas da chamada Garantia Condicional, exatamente na forma em que estavam disponíveis no momento da contratação;
4. A gravação integral da reunião comercial realizada em 08/07/2026, uma vez que a própria empresa afirma que as condições da garantia foram apresentadas durante essa reunião.

Ressalto que não estou solicitando a devolução do valor pago no momento da contratação. Estou solicitando o encerramento da contratação e a interrupção das cobranças futuras, pois, após conhecer o conteúdo e a forma de funcionamento da mentoria, constatei uma diferença relevante entre a proposta apresentada durante a venda e o serviço que efetivamente está sendo entregue.

Também não considero razoável que a empresa simplesmente invoque uma política de cancelamento ou condições contratuais aplicáveis sem apresentar o documento, o conteúdo dessas condições e a comprovação de que elas foram efetivamente disponibilizadas e aceitas por mim no momento da contratação.

Meu objetivo continua sendo resolver a situação de forma amigável e sem prejuízo para nenhuma das partes. Inclusive, estou abrindo mão de solicitar a restituição do primeiro valor pago, buscando apenas não permanecer vinculada a uma mentoria que, na prática, não corresponde ao que foi apresentado no momento da contratação.

Dessa forma, reitero minha solicitação de cancelamento da mentoria e interrupção das cobranças vincendas, bem como o envio dos documentos e registros acima solicitados.

Caso a empresa mantenha a negativa, solicito que isso seja formalizado juntamente com os respectivos fundamentos e documentos que comprovem as condições contratuais alegadas.

Aguardo uma solução efetiva para a questão.