O que aconteceu
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Markinvest Desenvolvimento Imobiliario Ltda respondeu
29/09/2026 às 15:47
Olá, Carlos.
Agradecemos pelo seu relato. Para a Markinvest é muito importante a transparência no relacionamento e na comunicação e, por isso, agradecemos a oportunidade de esclarecer seus questionamentos.
Como falamos, em relação à liberação das áreas comuns, esclarecemos que a utilização dessas áreas está condicionada às definições e deliberações do Condomínio, por meio do síndico e da administração condominial, incluindo a elaboração e aprovação das regras necessárias para utilização segura e adequada dos espaços. Dessa forma, a incorporadora não possui autonomia para determinar, unilateralmente, a abertura das áreas de uso comum aos moradores.
Entendemos a sua preocupação, especialmente em relação à intenção de locação do imóvel. Entretanto, eventuais prejuízos decorrentes da impossibilidade de locação ou de uma eventual desvalorização do aluguel não podem ser atribuídos automaticamente à incorporadora, sendo necessária a análise individual de cada situação e dos respectivos documentos que comprovem eventual prejuízo.
Quanto à taxa de obras, esclarecemos que sua cobrança não está vinculada à data de recebimento das chaves. Trata-se de encargo relacionado ao financiamento e ao processo de acompanhamento e validação do empreendimento junto à Caixa Econômica Federal, permanecendo sua cobrança até a conclusão das etapas e procedimentos internos necessários por parte da instituição financeira.
Sobre os relatos de infiltração no subsolo, esclarecemos que nossa equipe de engenharia já está atuando junto ao condomínio, conforme já alinhado com o síndico.
Reforçamos que permanecemos à disposição para tratar eventuais questões relacionadas ao imóvel e aos procedimentos sob responsabilidade da incorporadora, sempre buscando esclarecer as informações de forma transparente.
Atenciosamente,
Relacionamento com Clientes