Suspeita de perfume Phantom falsificado comprado no Mercado Livre

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Jaguari - RS

05/05/2025 às 21:47

ID: 216331827

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

No dia *****, recebi um perfume Phantom da Paco Rabanne, comprado no Mercado Livre por meio da loja Grifes e Estilo, com nota fiscal emitida. A loja garantiu que o produto era original, com selos ADIPEC e ANVISA, mas, ao inspecioná-lo, identifiquei fortes indícios de falsificação, que detalho abaixo:

1. Falha na tecnologia NFC: O perfume Phantom possui um sistema NFC que permite verificar sua autenticidade por smartphone. No entanto, ao tentar utilizá-lo, não houve qualquer resposta. Além disso, o símbolo esperado na cabeça do robô (um ícone de Wi-Fi, conforme vídeos oficiais da marca disponíveis na internet) não está presente. Em seu lugar, aparece uma letra "r" tanto na cabeça quanto no peito do robô, o que diverge das características do produto original.

2. Selos duvidosos: O produto veio com adesivos supostamente referentes aos selos ADIPEC (código *****) e ANVISA (número *****). No entanto, a ausência de funcionalidade NFC levanta dúvidas sobre a autenticidade desses selos, que podem ter sido falsificados. O adesivo indica que o perfume foi "importado por encomenda de PUIG Brasil Comercializadora de Perfumes Ltda.", localizada na *****, Rio de Janeiro, CNPJ *****.

3. Inconsistência no lote: Pesquisei o BATCH CODE ***** no site Check Fresh, que indicou fabricação em 22/03/2024, com validade estimada até 22/03/2029 (considerando 5 anos). Contudo, os problemas com a NFC e o símbolo incorreto sugerem que esse lote pode ser fictício, reforçando a suspeita de falsificação.

Fiquei extremamente desapontado, pois confiei na qualidade do Mercado Livre, na reputação da loja Grifes e Estilo e na responsabilidade da PUIG Brasil como importadora. Com base no Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990), destaco os seguintes pontos:

- Art. 6, inciso III: É direito do consumidor receber informações claras e adequadas sobre o produto, incluindo sua autenticidade, o que não foi cumprido devido aos indícios de falsificação.
- Art. 7, parágrafo único, e Art. 18: Todos os envolvidos na [Editado pelo Reclame Aqui] de fornecimento Mercado Livre (como plataforma), Grifes e Estilo (vendedora) e PUIG (importadora) são solidariamente responsáveis por vícios de qualidade, como a suspeita de falsificação. Cabe a substituição do produto, o reembolso integral ou o abatimento proporcional do preço.
- Art. 14: O Mercado Livre, como prestador de serviços, deve garantir a segurança e a qualidade das transações, fiscalizando seus vendedores para evitar a comercialização de produtos falsificados.
- Art. 31: A oferta deve assegurar informações corretas e precisas sobre as características do produto, o que foi violado pela venda de um item com funcionalidades e símbolos divergentes do original.

Questionamentos:
- Ao Mercado Livre: Por que a plataforma permitiu a venda de um produto com indícios de falsificação? Como o programa Compra Garantida será aplicado para garantir o reembolso ou a troca? Quais medidas serão tomadas para evitar novas ocorrências?
- À Grife e Estilo: Qual a procedência do perfume? Por que foi vendido um produto com características que sugerem falsificação?
- À PUIG Brasil: Os códigos fornecidos (BATCH CODE *****, selo ADIPEC ***** e ANVISA *****) são autênticos? A PUIG realizou a importação e distribuição desse lote?

Solicitação:
Peço, de forma amistosa, uma solução urgente:
1. Reembolso integral do valor pago ou troca por um perfume Phantom original, com todas as funcionalidades prometidas (NFC e símbolo correto), conforme previsto no Art. 18 do CDC e no programa Compra Garantida do Mercado Livre.
2. Esclarecimentos sobre a procedência do produto e a autenticidade dos códigos fornecidos.
3. Resposta no prazo de 10 dias, conforme o CDC, para evitar a necessidade de acionar o Procon ou buscar vias judiciais por danos materiais e morais.

Possuo provas do problema: fotos do perfume (mostrando o símbolo "r", os selos e a embalagem), nota fiscal e, se necessário, posso fornecer vídeos comprovando a falha na NFC. Já abri uma reclamação no Mercado Livre e entrarei em contato com o SAC da PUIG para verificar os códigos. Confio que o Mercado Livre, a Grifes e Estilo e a PUIG Brasil agirão com responsabilidade para resolver essa situação de forma justa e satisfatória.

Atenciosamente,

Compartilhe

Resposta da empresa

13/05/2025 às 14:54

Olá, Ian.
 
 
Recebemos a sua manifestação feita no Reclame Aqui e, após análise do seu caso, enviamos para você uma resposta privada com todos os detalhes da situação.
 
 
Para você ter acesso a nossa mensagem privada, te encaminhamos um e-mail com um link, nele você poderá trocar mensagens com a gente de forma privada.
Sugerimos que tente abrir essa mensagem por outro navegador ou pelo computador, caso esteja usando o aparelho celular.
 
 
Receberá um e-mail da seguinte forma:
- A empresa Mercado Livre enviou uma mensagem privada em resposta a sua reclamação publicada no Reclame AQUI, através da plataforma de atendimento Hugme.
 
 
Aparecerá no final desse e-mail a seguinte mensagem: Responder mensagem privada. Selecione essa opção e conseguirá se comunicar com a gente.
Por favor, verifique a caixa de entrada, SPAM ou lixeira do e-mail cadastrado aqui no Reclame Aqui.
 
 
Se ficou alguma dúvida, por favor, é só nos responder por aqui mesmo.
 
 
Atenciosamente, 
 
Equipe Mercado Livre.

Consideração final do consumidor

24/05/2025 às 10:12

Não estou *******% satisfeito. O produto segue com fortes indícios de falsificação. O que eu entendi, porém, é que a empresa não teve culpa, pois o selo da ADIPEC possui autenticidade comprovada, então acho que o produto pode ter vindo falsificado por parte da importadora.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

9