Resolvido

Cobrança de multa de fidelidade indevida e falta de comunicação na contratação

Órigo Energia

cidade: Uberlândia

O que aconteceu

No dia 19/12/2025, realizei a contratação dos serviços da Órigo Energia. Após a assinatura do contrato, a empresa nunca me deu qualquer devolutiva sobre a efetivação do serviço, tampouco qualquer acompanhamento ou informação sobre o andamento da contratação.

Como não houve nenhum contato, benefício ou economia gerada, cheguei a acreditar que a contratação não havia sido concluída.

Para minha surpresa, no dia 15/07/2026, surgiu uma fatura em meu nome. Como eu não esperava essa cobrança, ela acabou vencendo. Só percebi a situação quando recebi uma nova fatura com vencimento em 17/08/2026.

Diante disso, entrei em contato com a central de atendimento pelo telefone 4003-4498 para solicitar o cancelamento do serviço. No entanto, fui informado pela atendente de que o cancelamento não seria possível devido a uma suposta fidelidade de 12 meses e que, caso eu insistisse no cancelamento, seria cobrada uma multa de R$ 350,00.

Questionei a atendente, pois essa informação nunca me foi apresentada de forma clara no momento da contratação. Em nenhum momento fui informado sobre a existência de fidelidade ou multa rescisória. Se eu tivesse conhecimento dessa condição, certamente teria analisado melhor antes de contratar.

Além disso, considero um absurdo a empresa permanecer meses sem qualquer comunicação, sem demonstrar a prestação efetiva do serviço e, posteriormente, iniciar cobranças, impedindo o consumidor de cancelar sem o pagamento de multa.

Mesmo discordando da cobrança, efetuei o pagamento das faturas por questão de idoneidade e para evitar problemas futuros. Entretanto, não tenho mais interesse em permanecer com o serviço.

Solicito o cancelamento imediato do contrato, sem a aplicação de qualquer multa, tendo em vista a evidente falha na prestação das informações e na comunicação com o consumidor.

Caso a empresa não resolva a situação de forma amigável, registrarei reclamação junto ao Procon e adotarei as medidas judiciais cabíveis para garantir os meus direitos como consumidor.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Órigo Energia respondeu

    24/07/2026 às 15:01

    Olá,

    Aqui é a Órigo Energia , espero que tenha um ótimo dia!

    Conforme resposta via mensagem interna privada, tivemos a oportunidade de detalhar e explicar as ações adotadas em resposta à situação que você nos trouxe. Confirmamos o cancelamento de seu contrato.

    Suas observações, registradas na reclamação, são extremamente importantes para nós e serão cuidadosamente consideradas.

    Pedimos desculpas novamente por qualquer inconveniente que possamos ter causado.

    Lembrando que estamos sempre disponíveis através de nossos canais de atendimento.

    Se precisar de mais alguma assistência, por favor, nos avise!

    O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

    WhatsApp: 31 40034498

    Telefone: 4003-4498

    Agradecemos sua colaboração e compreensão.

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Sim
    Voltaria a fazer negócio?Sim
    Nota do atendimento8

    Gostaria de informar que deu tudo certo com o cancelamento do contrato com a Órigo.O contrato foi firmado inicialmente, porém, o benefício previsto não foi disponibilizado. Somente após quase oito meses, o benefício passou a estar disponível, momento em que eu já não tinha mais interesse em usufruí-lo. Diante disso, enfrentei algumas dificuldades para solicitar o cancelamento.Felizmente, a situação foi resolvida. A Órigo reconheceu que houve uma falha em relação à disponibilização do benefício desde o início do contrato e, aparentemente, o cancelamento foi concluído sem a cobrança de débitos ou multa por encerramento contratual.Entretanto, recebi recentemente uma mensagem de outra empresa de energia solar informando sobre uma possível taxa pendente, que ainda vou verificar para entender a origem da cobrança.No momento, considero a situação com a Órigo resolvida, restando apenas confirmar se existe alguma pendência relacionada à outra empresa.