O que aconteceu
Venho, por meio desta, registrar formalmente uma reclamação referente a diversas situações vivenciadas durante o período em que trabalhei na Pontal Calçados unidade do Shopping Interlagos.
As circunstâncias ocorridas no ambiente de trabalho contribuíram diretamente para a minha decisão de solicitar o desligamento da empresa, uma vez que passei a me sentir desconfortável e sem o devido suporte por parte da gestão.
Entre as situações que considero mais relevantes, destaco a conduta do gerente Cícero. Em diversas ocasiões, ele fazia comentários relacionados a supostos testes que estariam sendo realizados comigo, dando a entender que determinadas situações eram propositalmente provocadas para avaliar minhas reações ou meu comportamento. No entanto, pelo que pude compreender, essas situações não haviam sido previamente conversadas ou alinhadas com o gerente sênior Leonardo
Também ocorreram situações de contato físico e aproximações que me deixavam desconfortável. O referido gerente passava frequentemente por trás de mim enquanto eu estava no caixa, sem pedir licença ou avisar, além de realizar brincadeiras envolvendo contato físico. Em outras situações, eu percebia que ele ficava me procurando ou me acompanhando dentro da loja, o que aumentava ainda mais o meu desconforto, com isso acabei desenvolvendo crise de pânico não conseguindo mais pegar o ônibus para trabalhar, em diversas vezes tendo que ser conduzida ao hospital para tomar medicação
Diante dessas situações, procurei comunicar o ocorrido a outros gerentes da unidade, na expectativa de que a situação fosse analisada e alguma providência fosse tomada. Entretanto, apesar de ter levado a reclamação ao conhecimento da gestão, não percebi qualquer medida efetiva para solucionar ou impedir a continuidade dessas situações.
Além disso, havia outros problemas relacionados ao ambiente de trabalho. Uma funcionária responsável pelo caixa, maiana que trabalha há muitos anos na unidade, apresentava, em algumas ocasiões, comportamento que considero inadequado para o ambiente profissional, incluindo episódios em que elevava o tom de voz, gritava e fazia comentários negativos sobre outros funcionários, inclusive pelas costas.
Também presenciei situações envolvendo relacionamentos pessoais entre funcionários dentro do ambiente de trabalho, inclusive comportamentos inadequados ocorrendo em áreas internas da loja, como o estoque, além de situações de funcionários combinando encontros fora do estabelecimento. O que me causava ainda mais estranheza era o fato de situações dessa natureza ocorrerem de maneira conhecida no ambiente da loja, aparentemente com conhecimento da gerência, sem que fossem tomadas medidas para preservar a postura e o profissionalismo esperados no ambiente de trabalho.
Ressalto que minha intenção com esta reclamação não é criar conflitos pessoais ou prejudicar qualquer funcionário individualmente, mas registrar formalmente situações que contribuíram para um ambiente de trabalho desconfortável e que, no meu entendimento, deveriam ter sido avaliadas e tratadas pela gestão.
Considero importante que a empresa tenha conhecimento do que ocorre no dia a dia da unidade, principalmente porque procurei inicialmente resolver algumas dessas questões internamente, comunicando-as aos responsáveis pela gestão, mas não obtive uma solução satisfatória.
Dessa forma, solicito que esta reclamação seja recebida, analisada e, se possível, que sejam realizadas as devidas apurações, inclusive ouvindo os funcionários que eventualmente tenham presenciado os fatos relatados.
Reforço que as situações descritas foram relevantes para minha decisão de solicitar o desligamento da empresa e que espero que este relato contribua para que eventuais problemas de conduta e gestão sejam devidamente avaliados, evitando que outros funcionários passem por situações semelhantes.
Atenciosamente,
Melissa Silva de Freitas neves
Ex-funcionário Pontal Calçados
Unidade Shopping Interlagos
23/09/2026
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Pontal Calçados respondeu
23/09/2026 às 15:56
Sra. Melissa agradecemos o seu contato, iremos passar o assunto ao departamento responsável para as devidas apurações.
Atenciosamente,
SAC Pontal