O que aconteceu
Ontem 02/09/2026 horário cupom fiscal 17:33, após efetuar o pagamento de minhas compras, fui submetida a constrangimento ilegal, conforme Código de Defesa do Consumidor Antigos 4 e 39, ao ser obrigada ao lacre de minha sacola e pertences já pagos no Caixa Preferencial, gerando situação vexatória perante terceiros. Ao recusar a sacola lacrada, abri e devolvi à funcionária do Caixa Preferencial, a qual aos gritos arremessou-as contra mim, indo parar espalhadas ao chão da loja, o que configura injúria, agressão, discriminação contra pessoa idosa.
O fato aconteceu na loja da ***** Centro, Ribeirão Preto SP, endereço de acordo com cupom fiscal. Responsáveis na loja, uma moça loura e uma senhora disseram que é NORMA da loja, e que tanto eu como a funcionária estávamos erradas quanto ao fato.
Já notifiquei formalmente a loja, para preservação das imagens das câmeras de segurança, preservação resguarda o direito de acesso aos meus próprios de imagem, conforme o Artigo 19 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - Lei 13.709/18), bem como serve para instruir futura ação de reparação e comprovação de prática abusiva (Art. 6, VI e Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor) através do email oficial da loja ***** e ***** conforme orientação automática recebida em resposta do email oficial da loja, divulgado no website.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Ramavi Cosméticos respondeu
04/09/2026 às 15:04
Prezada,
Recebemos sua solicitação referente às imagens do sistema de câmeras de monitoramento do dia 02/09/2026, entre 17:25 e 17:33.
O acesso e o fornecimento de imagens são restritos a ordens judiciais ou a solicitações formais (ofícios) emitidas por autoridades competentes.
Agradecemos a compreensão e colocamo-nos a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Consumidor respondeu
04/09/2026 às 19:20
Tendo em vista que os gestores da empresa tomaram ciência dos fatos ocorridos, acredito terem assistido a fim de certificarem se a atitude das funcionárias, estão alinhados com os princípios da empresa, e não tiveram interesse de se desculparem pelo ocorrido, formalizamos Boletim de Ocorrência, e seguimos com representação judicial. Não obstante, a empresa não deve apagar as imagens após ter recebido o e-mail, mesmo que a ordem judicial ainda não tenha chegado. Embora ela ainda não tenha uma obrigação imposta por um juiz, o meu e-mail formaliza a ciência inequívoca de que um [Editado pelo Reclame Aqui] ou ilícito aconteceu e que aquelas imagens são provas. Se a empresa apagar os arquivos após o aviso, assume o risco de sansões judiciais, uma vez que a partir do momento em que, a empresa confirmou o recebimento do e-mail solicitando a PRESERVAÇÃO DAS IMAGENS, tem o dever de agir com boa-fé. Ela é obrigada a "separar" e salvar aquele trecho específico em um pen drive ou nuvem. Se deixar o sistema apagar sozinho sob a desculpa de que "foi automático", o juiz pode entender como negligência ou destruição proposital de provas. Acredito, até o contrário, que os gestores da Ramavi Perfumaria Ltda, são pessoas de boa-fé, não só para a preservação das imagens, mas principalmente para analisarem e se indignarem com as atitudes de suas funcionárias, bem como rever normas a fim de estarem alinhadas com o Código de Defesa do Consumidor ART 4 e 39. Aguardo seu contato.
Ramavi Cosméticos respondeu
08/09/2026 às 10:03
Prezada cliente,
Lamentamos sinceramente pela situação relatada e pela experiência vivenciada em nossa loja.
Reforçamos que as imagens referentes ao período informado serão devidamente preservadas e que o ocorrido está sendo tratado internamente com toda a atenção necessária.
Conforme mencionamos também em nosso contato por e-mail, gostaríamos de conversar diretamente com você para acolher seu relato e prestar os esclarecimentos necessários. Caso se sinta confortável, pedimos que nos informe, de forma privada, um telefone para contato.
Prezamos pelo respeito e pelo bom atendimento aos nossos clientes e lamentamos que, nesta ocasião, sua experiência não tenha refletido o padrão de atendimento que buscamos oferecer.
Atenciosamente,
Equipe Ramavi Cosméticos
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?SimVoltaria a fazer negócio?SimNota do atendimento10O dirigente da empresa entrou em contato, viram as imagens, consideraram fatos, e se comprometeram orientar funcionários dentro da visão da Empresa, o que significa alinhar posturas. O que para mim significa que a Empresa tem valores e respeito por suas clientes. Dou como encerrado o assunto.