Cancelamento do plano Black - multa abusiva

Respondida
Ribeirão Preto - SP
24/05/2017 às 17:20
ID: 26415927
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesEstive no dia 20 do corrente mês na unidade que estou matriculada e me foi informada que para o cancelamento do meu plano será cobrada uma multa corresponde à 20% das mensalidades remanescente cumulada ainda com a mensalidade do mês de junho.Considero abusivas as condições estipuladas para o cancelamento em virtude do descumprimento por parte da academia com a não efetivação / horário das aulas prometidas no ato da contratação, dentre elas aulas no Smart Box e falta de horários mais tarde das aulas de HIIT acompanhadas de um profissional.A possibilidade de realizar estas aulas me levaram à contratação da academia, visto que não havia possibilidade de conhecer/experimentar os horários antes assinar o contrato. Nesse sentido com a cobrança de 20% de multa para rescisão do contrato está em desacordo com o artigo 9º do Decreto n.º 22.*******/33, a qual deve ser fixada em no máximo 10%, de acordo como parâmetro razoável que não configure abuso sobre a parte vulnerável na relação de https://*******, a somatória da multa abusiva de 20% cumulada com uma mensalidade que nem sequer frequentei a academia (como vocês podem verificar em seu registro de presença da catraca) se enquadra diretamente na abusividade da relação de consumo nos termos do inciso IV, do artigo 51, do Código de Defesa do https://******* forma, em decorrência do descumprimento por parte da academia pela não efetivação das aulas prometidas com a cobrança abusiva da multa acima do patamar razoável legal junto com uma mensalidade, solicito que seja feita uma revisão das condições propostas para o cancelamento, de forma que essa rescisão possa ser feita de forma amigável atendendo aos interesses de ambas as https://******* o pagamento de 10% a título de multa e isenção da cobrança da mensalidade de junho a qual não fiz uso.Realizei a reclamação por meio dos canais disponibilizados pela empresa (Fale Conosco no site - *******) e não obtive retorno.
Compartilhe
Resposta da empresa
26/05/2017 às 17:20
Olá Barbara,
A grade de horário pode variar de uma unidade para outra e neste caso, pedimos por gentileza, que compareça a unidade e converse com o gerente para que ele possa verificar o ocorrido e o auxilie sobre este assunto.
Caso deseje acompanhar o horário das aulas, você pode verificar diretamente na página de sua unidade.
Para solicitar o cancelamento de seu plano, você deve comparecer à unidade mais próxima.
Devido a questões contratuais e documentais, o cancelamento só pode ser validado dessa forma.
O cancelamento deve ser solicitado com antecedência mínima de 30 dias da próxima cobrança, caso contrário, será cobrada a mensalidade do mês de cancelamento.
Caso seja solicitado o cancelamento do plano Black antes do final do primeiro período de 12 meses, será cobrada multa de 20% do valor restante do contrato. Após este período de carência, não haverá taxa de cancelamento.
Estamos sempre disponíveis na unidade e nas nossas redes sociais para qualquer esclarecimento.
Por gentileza, avalie a solução dada ao seu caso através do Reclame Aqui. Sua opinião vai nos ajudar a melhorar nosso atendimento :)
Atenciosamente,
Academia Smart Fit