Cobrança indevida de taxa de matrícula, reajuste da mensalidade e nova fidelização após reativação do plano devido a problema de saúde.

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

03/09/2025 às 14:43

ID: 226033311

Boa tarde,

Estou muito decepcionado com a Smart Fit. Ao reativar meu plano, fui surpreendido com a cobrança de uma taxa de matrícula, o aumento no valor da mensalidade do plano Black e a imposição de uma nova fidelização.

Gostaria de esclarecer que o cancelamento anterior não foi solicitado por mim. O plano foi cancelado automaticamente devido à ausência de pagamento, pois eu estava impossibilitado de frequentar a academia por questões de saúde. Essa situação foi devidamente explicada e comprovada com laudo médico, conforme registrado na reclamação feita no dia 31/05/2025 no Reclame Aqui (ID: *****), ocasião em que a taxa anteriormente cobrada foi retirada.

Diante disso, solicito a revisão da nova cobrança de matrícula, a reconsideração do reajuste da mensalidade e a exclusão do novo período de fidelização, já que a interrupção do contrato não foi por escolha pessoal, mas por um problema de saúde.

Aguardo um posicionamento e a devida correção.

Compartilhe

Resposta da empresa

15/09/2025 às 14:50

Olá, Mayllon, tudo bem?

Meu nome é Gabrielly e sou da equipe Smart Fit.

Li seu relato com atenção e entendo perfeitamente sua surpresa e frustração ao se deparar com novas taxas e uma nova fidelização ao retornar para a academia.

Em sua reclamação anterior, nós entendemos seu problema de saúde e, por esse motivo, a pendência que existia em seu nome foi retirada. Aquela situação foi resolvida.

É muito importante esclarecer um ponto sobre o seu retorno: quando um plano é cancelado, ele é encerrado definitivamente e não pode ser "reativado". O que você realizou agora foi a contratação de um plano completamente novo, com um novo contrato.

Por se tratar de uma nova matrícula, a taxa de adesão e o novo período de fidelização de 12 meses são condições padrão do novo contrato que você aceitou. O valor da sua mensalidade também é o vigente para novas contratações, que já está ajustado pela inflação anual. Como você criou um novo plano ciente deste valor, não é possível alterá-lo.

Sei que essa não é a resposta que você esperava, mas é importante esclarecer que você iniciou um novo vínculo contratual, com os termos e valores atuais da rede. Lamentamos por qualquer mal-entendido e esperamos que, apesar disso, você tenha ótimos treinos em seu retorno.

Atenciosamente,
Gabrielly – Equipe Smart Fit

Réplica do consumidor

15/09/2025 às 15:03

Boa tarde, estarei pegando todos os comprovantes e vou levar o caso a justiça.
Sobre a fidelização eu até entendo. Agora pagar outro valor e + a taxa de R$39,90 eu não vou aceitar, pois vocês tem como ajustar isso. Enfim essa semana vou acionar um advogado inclusive vou apresentar meus laudos e incluir a situação anterios. Vou imprimir todas as reclamações feitas aqui.

Réplica do consumidor

15/09/2025 às 15:16

No aplicativo consta que a taxa de inscrição foi R$ 00,00 porém eu tenho a nota fiscal envida por vocês que eu paguei no Pix R$ 39,90.

Réplica da empresa

15/09/2025 às 17:19

Olá Mayllon,

Meu nome é Gabrielly.

Recebemos sua nova manifestação e respeitamos sua decisão. Gostaríamos, no entanto, de reforçar e esclarecer os pontos sobre o seu novo contrato, para que não restem dúvidas sobre nossa posição.

Conforme explicamos, seu plano anterior foi encerrado. Ao retornar, você realizou uma nova matrícula, criando um vínculo contratual completamente novo com a empresa.

A taxa de adesão é uma cobrança padrão para toda nova matrícula. Ela serve para cobrir os custos administrativos da criação de um novo cadastro em nosso sistema. Como o senhor criou um novo plano, essa taxa é devida.

Em relação ao valor da mensalidade, reforçamos que os preços são reajustados anualmente com base na inflação. O valor do seu novo plano é o preço vigente atual, com o qual o senhor concordou no momento da nova adesão.

Entendemos sua frustração, mas todas as cobranças são condições padrão e contratualmente devidas para a nova matrícula que o senhor realizou. Esta é a posição final da empresa sobre o assunto.

Atenciosamente,
Gabrielly – Equipe Smart Fit

Réplica do consumidor

15/09/2025 às 18:23

Ok!
Vou resolver judicialmente.
Obrigado