Cobrança indevida e multa abusiva após cancelamento Smart Fit

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

08/07/2025 às 11:25

ID: 221551583

realizei o contrato com a Smartfit da qual fui apenas durante 1 mês. Estão me cobrando 3 meses de mensalidade da qual eu nem fui para a academia e uma multa de 104,00 reais. Sendo que a taxa de 20% é apenas uma previsão contratual e não pode passar de 10%. Isso se trata de uma cláusula abusiva e está em desconformidade com a lei vigente do artigo 9 da lei de usura e o artigo 51 do CDC. Já não bastou a multa que vocês tiveram que pagar para o Procon em 2023?! Ou eu terei que [Editado pelo Reclame Aqui] tbm? Não irei pagar por meses da qual não usei e muito menos uma multa que está fora da lei!

Compartilhe

Resposta da empresa

16/07/2025 às 11:18

Olá, Luiza, tudo bem?

Me chamo Ana Luiza e estou aqui para te auxiliar no que for necessário.

Li atentamente seu relato e entendo sua insatisfação. Lamento por qualquer desconforto causado e agradeço por ter nos procurado para esclarecer os pontos mencionados.

Gostaria de explicar que o plano contratado foi na modalidade de débito automático, onde, assim como em plataformas de streaming, a cobrança ocorre pela disponibilidade do serviço, independentemente da frequência de uso. Essa condição está descrita no contrato adesão.

Sobre a multa contratual, ela está prevista no próprio termo de adesão, que inclui uma cláusula de fidelidade mínima. O percentual aplicado segue os critérios do contrato assinado, estando dentro dos parâmetros legais praticados pelo setor.

Encaminhei uma mensagem com mais detalhes da tratativa e medidas que foram tomadas para seu caso que pode ser encontrada no e-mail cadastrado, e também está disponível no aplicativo do Reclame Aqui, na aba "Minhas Reclamações". Caso não localize na sua caixa de entrada, lembre-se de verificar também a pasta de spam.

Reforço que estou acompanhando de perto o seu caso e sigo à disposição para qualquer dúvida ou necessidade.

Atenciosamente,
Ana Luiza – Equipe Smart Fit

Réplica do consumidor

18/07/2025 às 09:58

Não tive retorno na dm e ainda estão cobrando o valor cheio da multa e as mensalidades! Terei que processar a empresa msm.

Réplica da empresa

30/07/2025 às 07:39

Olá, Luiza.

Lamento o atraso no retorno.

Verifiquei e as solicitações realizadas à respeito de sua tratativa já foram resolvidas e encaminhei uma mensagem privada com todos os detalhes.

Permaneço à disposição e agradeço pela paciência até aqui.

Atenciosamente,
Ana Luiza - Equipe Smart Fit