SONY ******* com Obsolescência Programada - Erro E:62:10
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Ver todas ReclamaçõesNÃO COMPREM CAMERA HX400 OU SIMILARES, PRODUTO COM PEÇAS DE BAIXA DURAÇÃO! Evitem ainda mais se for item usado! Quanto maior a idade maior os riscos de degradação!
Comprei em 2015 uma câmera Sony ******* nova e com garantia, camera muito boa e venho comprando maquinas da Sony desde 2004, quando comecei com a W1. Gosto muito da marca. Infelizmente tive uma triste experiencia com minha última maquina.
Em uma viagem surgiu o erro E:62:10 e como o produto não esta mais na garantia e como sou técnico de eletrônica e engenheiro em formação resolvi pesquisar o problema para executar o reparo. Primeiro fiz uma pesquisa e descobri que este erro é 20x mais comum que outros erros possíveis no hardware da câmera. Ou seja, é a peça que tem maior incidência de erros. Depois descobri que isso ocorre em uma curva exponencial a partir dos anos de uso (ou seja, cada ano que passa as chances de haver este erro são maiores!) e por fim, entendi o erro.
O erro se deve, na grande maioria dos casos, por conta de uma fita metálica de conecta o estabilizador das lentes, esta fita se rompe com o tempo, depois de vários acionamentos, pois ela é flexionada ao ligar e desligar da câmera e durante o zoom.
Impressoras e outras maquinas possuem fitas que aguentam este estresse normal ao aparelho, mas a SONY não fez questão em usar componentes de qualidade. E hoje vemos o resultado! Cada dia mais vemos reclamações nos foruns sobre esse defeito!
Agora eu encontrei a peça para trocar, custando apenas R$ 40,00, só que para trocar preciso desmontar a câmera inteira! O que é muito trabalhoso, risco de entrar poeira nas lentes, mas praticável para mim. Agora para quem é um consumidor padrão não é possível! Sendo necessário levar para assistência, onde o custo seria equivalente ao de uma câmera nova!
Antes desse problema, já estava vendo a RX10 IV e pensando em comprar para ser minha próxima câmera (Valor entre 8 e 10 mil reais), agora com que coragem vou comprar sabendo que ela pode vir com o mesmo defeito? A minha W1 de 2004 ainda funciona! A minha HX30V também funciona perfeitamente (Embora tenha entrado poeira na lenta, o que é muito ruim também)! Agora a câmera mais recente já deu um problema critico!!!
Ou seja, os produtos perderam muito a durabilidade! E não há o que se possa fazer. A Sony tem meu cadastro, quando comprei o produto o registrei, ela poderia ao perceber o problema efetuar um aviso por e-mail e oferecer a troca do componente, que custa apenas R$ 40,00 e claro, arcar com a mão de obra, que varia de loja para loja, mas nada é dito ou feito, apenas o que a lei obriga.
Bem, quero dizer que o consumidor vota com a carteira. E isso será lembrado na minha próxima compra, e alertarei a todos que puder sobre este erro.
Fonte: http://sony-e-62-10.tk/
Resposta da empresa
03/05/2019 às 11:22Olá José,
Em atenção à sua reclamação efetuamos o contato telefônico hoje, 03/05/2019 às 09:21 min; e informo que seu relato, assim como as informações prestadas, constam registrados no protocolo de nº 04536910.
Informamos que os produtos fabricados e comercializados pela Sony Brasil, estão em total conformidade com a legislação vigente no país, tais como a inclusão do manual de instruções em português, termo de garantia com rede de postos autorizados em todo o Brasil, certificações das agências reguladoras como, por exemplo, ANATEL e INMETRO.
Neste caso, identificamos que o seu produto não possui as certificações requeridas pelas agências reguladoras nacionais. Sendo assim, recomendamos que procure o fornecedor ou revenda na qual o produto foi adquirido para mais informações sobre a política de atendimento e reparo.
Sempre orientamos ao consumidor que adquire produtos fora do Brasil que verifique em seu termo de garantia os países da América Latina que cobrem a “Garantia Internacional”.
Agradecemos o contato e nos colocamos a disposição para eventuais dúvidas através de nossa central de
atendimento 4003 7669 (regiões metropolitanas) 0800 880 7669 (demais regiões), informando o protocolo mencionado.
Atenciosamente,
Evellen
Central de Relacionamento Sony
Sony Brasil Ltda.
Consideração final
30/06/2023 às 00:00A reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.
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