PublicidadeIcone publicidade
Reclamação respondidaRespondida

SONY ******* com Obsolescência Programada - Erro E:62:10

Sony Brasil
Santos - SP
28/04/2019 às 10:49
ID: 91033573
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

NÃO COMPREM CAMERA HX400 OU SIMILARES, PRODUTO COM PEÇAS DE BAIXA DURAÇÃO! Evitem ainda mais se for item usado! Quanto maior a idade maior os riscos de degradação!

Comprei em 2015 uma câmera Sony ******* nova e com garantia, camera muito boa e venho comprando maquinas da Sony desde 2004, quando comecei com a W1. Gosto muito da marca. Infelizmente tive uma triste experiencia com minha última maquina.

Em uma viagem surgiu o erro E:62:10 e como o produto não esta mais na garantia e como sou técnico de eletrônica e engenheiro em formação resolvi pesquisar o problema para executar o reparo. Primeiro fiz uma pesquisa e descobri que este erro é 20x mais comum que outros erros possíveis no hardware da câmera. Ou seja, é a peça que tem maior incidência de erros. Depois descobri que isso ocorre em uma curva exponencial a partir dos anos de uso (ou seja, cada ano que passa as chances de haver este erro são maiores!) e por fim, entendi o erro.

O erro se deve, na grande maioria dos casos, por conta de uma fita metálica de conecta o estabilizador das lentes, esta fita se rompe com o tempo, depois de vários acionamentos, pois ela é flexionada ao ligar e desligar da câmera e durante o zoom.

Impressoras e outras maquinas possuem fitas que aguentam este estresse normal ao aparelho, mas a SONY não fez questão em usar componentes de qualidade. E hoje vemos o resultado! Cada dia mais vemos reclamações nos foruns sobre esse defeito!

Agora eu encontrei a peça para trocar, custando apenas R$ 40,00, só que para trocar preciso desmontar a câmera inteira! O que é muito trabalhoso, risco de entrar poeira nas lentes, mas praticável para mim. Agora para quem é um consumidor padrão não é possível! Sendo necessário levar para assistência, onde o custo seria equivalente ao de uma câmera nova!

Antes desse problema, já estava vendo a RX10 IV e pensando em comprar para ser minha próxima câmera (Valor entre 8 e 10 mil reais), agora com que coragem vou comprar sabendo que ela pode vir com o mesmo defeito? A minha W1 de 2004 ainda funciona! A minha HX30V também funciona perfeitamente (Embora tenha entrado poeira na lenta, o que é muito ruim também)! Agora a câmera mais recente já deu um problema critico!!!

Ou seja, os produtos perderam muito a durabilidade! E não há o que se possa fazer. A Sony tem meu cadastro, quando comprei o produto o registrei, ela poderia ao perceber o problema efetuar um aviso por e-mail e oferecer a troca do componente, que custa apenas R$ 40,00 e claro, arcar com a mão de obra, que varia de loja para loja, mas nada é dito ou feito, apenas o que a lei obriga.

Bem, quero dizer que o consumidor vota com a carteira. E isso será lembrado na minha próxima compra, e alertarei a todos que puder sobre este erro.

Fonte: http://sony-e-62-10.tk/

Compartilhe

Resposta da empresa

03/05/2019 às 11:22

Olá José,

Em atenção à sua reclamação efetuamos o contato telefônico hoje, 03/05/2019 às 09:21 min; e informo que seu relato, assim como as informações prestadas, constam registrados no protocolo de nº 04536910.

Informamos que os produtos fabricados e comercializados pela Sony Brasil, estão em total conformidade com a legislação vigente no país, tais como a inclusão do manual de instruções em português, termo de garantia com rede de postos autorizados em todo o Brasil, certificações das agências reguladoras como, por exemplo, ANATEL e INMETRO.

Neste caso, identificamos que o seu produto não possui as certificações requeridas pelas agências reguladoras nacionais. Sendo assim, recomendamos que procure o fornecedor ou revenda na qual o produto foi adquirido para mais informações sobre a política de atendimento e reparo.

Sempre orientamos ao consumidor que adquire produtos fora do Brasil que verifique em seu termo de garantia os países da América Latina que cobrem a “Garantia Internacional”.

Agradecemos o contato e nos colocamos a disposição para eventuais dúvidas através de nossa central de
atendimento 4003 7669 (regiões metropolitanas) 0800 880 7669 (demais regiões), informando o protocolo mencionado.

Atenciosamente,
Evellen
Central de Relacionamento Sony
Sony Brasil Ltda.

Consideração final

30/06/2023 às 00:00

A reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.

PublicidadeIcone publicidade

Reputação da empresa:

Ruim
RUIM
5.0/ 10
CompareVer página da empresa

Está com problemas com Sony Brasil?

Reclamar
Melhores
Eletroeletrônicos - E-commerce
Tire todas as suas dúvidas e confira o ranking das melhores empresas na página exclusiva do Reclame AQUI.
Acesse o ranking
PublicidadeIcone publicidade
PublicidadeIcone publicidade