Não resolvido

Meu Nivus 2024 parou e a Volkswagen não me deu carro reserva nem resposta

Sorana Comercial e Importadora LTDA.

cidade: São Paulo

O que aconteceu

Venho registrar minha profunda indignação com a experiência que tive com a Volkswagen e com a concessionária Sorana Casa Verde (Brás Leme) em relação ao meu Volkswagen Nivus Highline 2024.

Desde a primeira revisão do veículo, informei à concessionária que uma luz/aviso relacionado à transmissão estava acendendo no painel. O problema foi relatado novamente nas revisões seguintes. Apesar disso, fui informado pelo consultor da concessionária de que aquilo seria algo normal e que eu não deveria me preocupar. Dessa forma, não foi realizada uma solução efetiva para o problema naquele momento.

Confiando na orientação recebida pela própria concessionária, continuei utilizando normalmente o veículo.

Posteriormente, o problema evoluiu até o ponto em que o veículo parou devido à falha na transmissão, ficando sem condições de circulação. Precisei arcar com o custo de um guincho para levar o veículo novamente até a concessionária Sorana.

Após a avaliação, foi constatado um problema na transmissão e fui informado de que o reparo poderia levar aproximadamente 20 dias.

O veículo é fundamental para minha rotina. Trabalho diariamente e utilizo o carro para meu deslocamento até o trabalho. Além disso, utilizo o veículo para realizar serviços como motorista de aplicativo, inclusive Uber Black, nos finais de semana e eventualmente após o horário de expediente, atividade que representa uma importante fonte de renda complementar para minha família.

Diante da previsão de vários dias sem o veículo, fui orientado pelo próprio consultor da Sorana de que poderia solicitar um veículo reserva junto à Volkswagen. O consultor também me forneceu o protocolo referente ao atendimento do veículo para facilitar essa solicitação.

Protocolo do atendimento/reparo junto à Sorana: *****.

Entrei então em contato com a Central de Relacionamento da Volkswagen, expliquei toda a situação e solicitei um veículo reserva, justamente em razão dos prejuízos financeiros e profissionais que a indisponibilidade do veículo estava me causando.

Foi aberta uma solicitação específica para veículo reserva:

Protocolo da solicitação/reclamação: *****.

Durante esse atendimento, fui atendido pela *****, que solicitou algumas informações por WhatsApp. Respondi às solicitações e expliquei detalhadamente que dependia do veículo para trabalhar e também para realizar meus serviços de aplicativo.

O que considero extremamente grave é que, depois de fornecer todas as informações solicitadas, simplesmente deixei de receber qualquer retorno.

Passei a entrar em contato repetidas vezes para tentar obter uma posição, mas não recebi uma resposta clara sobre a solicitação de veículo reserva. Não me informaram adequadamente se o pedido havia sido aprovado, negado ou sequer qual era a justificativa para a ausência de atendimento à minha solicitação.

O veículo já foi posteriormente reparado e entregue, portanto, neste momento, minha reclamação não se refere mais ao reparo do automóvel.

Minha reclamação é principalmente em relação a todo o transtorno, desgaste, falta de assistência e prejuízos financeiros que tive durante esse período, especialmente porque o problema da transmissão já havia sido comunicado anteriormente durante as revisões realizadas na rede autorizada.

Tive que lidar com a indisponibilidade do veículo, gastos com guincho, impossibilidade de utilizar o automóvel para minha rotina profissional e perda da possibilidade de realizar meus serviços de aplicativo, gasto com transporte até o trabalho (Taxi,Uber e transporte público) além de todo o desgaste causado pela necessidade de realizar diversas ligações e buscar repetidamente uma resposta que deveria ter sido fornecida pela própria Volkswagen.

O que mais me decepciona é que eu fiz as revisões do veículo na própria concessionária e relatei a anomalia desde a primeira revisão, confiando na orientação dos profissionais da marca. Ainda assim, posteriormente, o problema evoluiu para uma falha na transmissão que deixou o veículo parado por um período significativo.

Estamos falando de um Nivus Highline 2024, veículo de valor considerável, adquirido com a expectativa de ter a segurança de um produto e de um atendimento compatíveis com o padrão de uma marca como a Volkswagen.

Infelizmente, a experiência que tive foi completamente diferente dessa expectativa.

Por isso, através desta reclamação, não estou solicitando neste momento um novo reparo do veículo, pois ele já foi entregue.

O que busco é que a Volkswagen e a concessionária Sorana reconheçam os transtornos e prejuízos causados durante todo esse episódio e apresentem uma proposta de reparação pelos danos financeiros, pelo período em que fiquei sem o veículo, pelos custos que tive e pelo desgaste causado pela falta de assistência e de retorno adequado.

Também solicito uma explicação clara sobre por que a anomalia na transmissão, relatada desde a primeira revisão, foi tratada como algo normal, e por que, quando posteriormente precisei de assistência e solicitei um veículo reserva, não recebi um atendimento adequado nem uma resposta conclusiva.

Não busco uma resposta padrão ou simplesmente um pedido de desculpas. Busco uma solução concreta e uma reparação compatível com os prejuízos e transtornos que efetivamente enfrentei.

Espero que a Volkswagen analise o histórico completo do atendimento, considere os protocolos informados e apresente uma resposta séria e compatível com a situação.

Protocolos:

* Sorana atendimento/reparo: *****

* Volkswagen solicitação de veículo reserva/reclamação: *****

* Atendente da Central Volkswagen: *****

Aguardo um posicionamento formal da Volkswagen e da concessionária Sorana, especialmente quanto à reparação dos prejuízos financeiros e dos transtornos causados por todo esse episódio.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Sorana Comercial e Importadora LTDA. respondeu

    29/09/2026 às 12:33

    Prezado, Sr. Francisco Cledivanio de Oliveira Dantas

    Sentimos muito pela situação, iremos reportar ao departamento responsável e retornaremos.

    Atenciosamente,

    Sorana Comercial e Importadora Ltda.

  2. Sorana Comercial e Importadora LTDA. respondeu

    29/09/2026 às 16:28

    Prezado, Sr. Francisco Cledivanio de Oliveira Dantas

    Verificamos o histórico do seu veículo em nossa concessionária e não localizamos nenhuma reclamação anterior referente a transmissão, esse foi o primeiro atendimento em garantia.

    Recepcionamos o mesmo no dia 01/09/26 referente ao problema na transmissão conforme nos informou, fizemos o diagnóstico em conjunto com o suporte técnico da VW e realizamos a substituição da transmissão e o veículo foi entregue ao mesmo em condições normais de uso.

    Sobre a disponibilidade de veículo reserva, a Volkswagen faz concessão de veículo reserva durante o primeiro ano de garantia contratual, através do Volkswagen Service, o veículo do senhor está no segundo ano de garantia.

    Nos colocamos a disposição para atende-Ló e esclarecer qualquer dúvida!

    Nos canais de atendimento tel: (11) 2141-5844 ramal: (3016) Supervisor Douglas

    Atenciosamente,

    Sorana Comercial e Importadora Ltda.

  3. Consumidor respondeu

    30/09/2026 às 10:48

    Gostaria de acrescentar uma informação importante à reclamação.

    Além do problema apresentado no câmbio, relatei à Sorana Comercial e Importadora Ltda. outro problema que continua ocorrendo no veículo: aquecimento anormal percebido dentro do habitáculo, principalmente na região do painel.

    Esse problema foi informado no momento em que deixei o veículo para avaliação. Na ocasião, fui informado de que o aquecimento poderia estar relacionado ao problema do câmbio e ao consequente aquecimento do motor.

    Entretanto, mesmo após o atendimento realizado no veículo, o problema persiste. O aquecimento é percebido dentro do veículo, inclusive em dias frios, quando não seria esperado esse nível de calor proveniente da região do painel.

    Diante disso, solicito que a Sorana e a Volkswagen realizem uma avaliação técnica específica, completa e independente do sistema responsável pelo aquecimento percebido no interior do veículo, incluindo, se necessário, o sistema de arrefecimento, o sistema de climatização, o conjunto do câmbio, o compartimento do motor, os componentes elétricos e demais itens que possam estar relacionados ao problema.

    Solicito também o fornecimento de um diagnóstico técnico formal e documentado, contendo, no mínimo:

    a descrição detalhada do problema identificado;

    os testes e procedimentos realizados;

    os componentes avaliados;

    a causa provável ou definitiva do aquecimento;

    as peças ou sistemas eventualmente danificados;

    as medidas necessárias para a correção;

    a confirmação de que o reparo foi efetivamente realizado e testado;

    a informação sobre eventual relação entre esse problema e a falha apresentada no câmbio.

    Não é suficiente atribuir o aquecimento ao problema do câmbio sem a realização de investigação técnica específica e sem a apresentação de documentação que comprove essa conclusão. Caso a concessionária entenda que não há defeito, solicito que essa conclusão também seja formalizada por escrito, com a indicação dos testes realizados, dos componentes avaliados e dos fundamentos técnicos utilizados.

    Ressalto que o veículo já apresentou um problema relevante relacionado ao câmbio, causando transtornos, despesas e prejuízos. Além disso, as despesas e os transtornos decorrentes dos problemas apresentados no veículo ainda não foram solucionados, especialmente porque não houve o devido ressarcimento dos valores suportados e porque não foi disponibilizado carro reserva durante o período em que fiquei privado do uso do veículo.

    A ausência de carro reserva agravou significativamente os prejuízos e transtornos, pois fiquei sem condições adequadas de utilização do veículo e precisei arcar com custos e dificuldades que não teriam ocorrido caso tivesse sido oferecida uma solução de mobilidade compatível. Até o momento, essa situação permanece sem resolução, sem ressarcimento integral das despesas e sem resposta concreta sobre as providências que serão adotadas.

    Dessa forma, solicito que a Sorana e a Volkswagen informem expressamente:

    1. quais providências serão adotadas para investigar e solucionar o aquecimento anormal;

    2. quando o veículo será submetido à avaliação técnica específica;

    3. qual será o prazo para conclusão do diagnóstico;

    4. qual será o prazo para execução e conclusão dos reparos;

    5. quando será disponibilizado o diagnóstico técnico documentado;

    6. quais medidas serão tomadas para solucionar ou ressarcir as despesas e prejuízos já suportados;

    7. qual providência será adotada em relação à ausência de carro reserva;

    8. qual será o prazo para apresentação de uma solução definitiva para todos os problemas relatados.

    Solicito, portanto, que este novo relato seja formalmente registrado e que seja realizada uma avaliação completa do veículo, não apenas do câmbio, a fim de verificar a existência de qualquer outro problema mecânico, térmico ou elétrico relacionado ao aquecimento identificado.

    Reforço que não aceito uma resposta genérica ou a simples repetição de que o aquecimento estaria relacionado ao câmbio. É necessário que sejam realizados testes específicos, que o diagnóstico seja apresentado de forma clara e documentada e que sejam informadas as providências concretas, os responsáveis e os prazos para a solução definitiva do problema, bem como para o ressarcimento das despesas e a reparação dos transtornos causados pela falha do veículo e pela não disponibilização de carro reserva.

  4. Consumidor respondeu

    30/09/2026 às 11:08

    Prezados, venho complementar minha reclamação e reforçar o pedido de ressarcimento pelos prejuízos causados pelo problema apresentado no meu Volkswagen Nivus 2024. O veículo estava com as revisões e manutenções em dia e, mesmo assim, apresentou falha no câmbio, o que me levou a deixar o carro na concessionária. O veículo ficou indisponível do dia 1o ao dia 22, período em que tive despesas e prejuízos diretamente relacionados à indisponibilidade do veículo, como aproximadamente R$ 380,00 de guincho, em torno de R$ 50,00 por dia com transporte alternativo, entre Uber e transporte público, e perda de renda decorrente da impossibilidade de utilizar o Nivus para atividade em aplicativo, com média aproximada de R$ 300,00 por dia. Além do prejuízo financeiro, houve transtornos significativos, como necessidade de sair mais cedo, uso de trem lotado, reorganização completa da rotina e deslocamentos extras durante o período. Além disso, relatei à concessionária um problema de aquecimento percebido dentro do veículo, inclusive em dias frios, e fui informado inicialmente que isso poderia estar relacionado ao problema do câmbio, mas o aquecimento segue sendo notado no interior do carro. Diante disso, solicito: 1) o ressarcimento dos gastos comprovados em razão da indisponibilidade do veículo; 2) a consideração da perda de renda pela impossibilidade de uso do automóvel pra aplicativo; 3) o reconhecimento dos transtornos e prejuízos causados; 4) um diagnóstico técnico específico para o problema de aquecimento interno que permanece; 5) clareza sobre os serviços realizados, peças substituídas e causa identificada da falha no câmbio; 6) uma solução definitiva para todas as ocorrências relatadas, e não apenas para o problema do câmbio. Reforço que busco uma solução administrativa e amigável, mas espero que a Volkswagen e a Sorana assumam a responsabilidade pelos prejuízos efetivamente causados. Aguardo um posicionamento formal e uma proposta concreta de solução e ressarcimento. Atenciosamente, *****
  5. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento2

    Nada foi resolvido