Aumentos frequentes no plano controle, consumo anormal de dados e péssimo atendimento da TIM

Resolvido
Fortaleza - CE
09/12/2025 às 19:06
ID: 234238039
Sou cliente da TIM há alguns anos e venho enfrentando uma sequência de problemas extremamente frustrantes, que demonstram total desrespeito com o consumidor.
Possuo o plano TIM Mais Controle B Express 9.0, que, pelo próprio nome, deveria oferecer previsibilidade e controle de gastos. Porém, isso claramente não acontece.
No sábado, 05 de abril, recebi uma mensagem informando que meu plano teria um aumento de R$ 6,00 a partir de maio de 2025. Agora, em dezembro, ou seja, menos de 7 meses depois, recebi outra mensagem informando novo aumento de R$ 6,00 a partir de janeiro.
Na prática, isso significa que em menos de 1 ano meu plano controle aumentou R$ 12,00, sem qualquer melhoria nos benefícios. Para piorar, no ano passado já havia ocorrido outro aumento no mesmo valor.
Ou seja, a TIM vem reajustando o valor do plano várias vezes ao ano, o que contradiz completamente a proposta de um plano controle. O cliente não tem controle nenhum sobre o que vai pagar, já que os reajustes são constantes e unilaterais, enquanto os benefícios continuam os mesmos e cada vez menos competitivos.
Além disso, enfrento um problema grave com o consumo dos dados móveis, que acabam de forma extremamente rápida e sem explicação lógica.
Meu uso de dados é muito baixo: passo a maior parte do dia em casa conectado ao Wi-Fi, utilizando dados móveis apenas para situações pontuais, como pedir Uber, usar aplicativo de banco ou mensagens. Ressalto ainda que o WhatsApp é liberado no meu plano, portanto não deveria consumir franquia.
Mesmo assim, meu plano foi consumido 100% antes da renovação. Para conseguir me virar até a renovação, comprei um pacote adicional de 1 GB. Após a compra, desativei o uso de dados móveis para todos os aplicativos, mantendo ativos apenas Uber e banco, justamente para garantir que esse pacote durasse alguns dias.
Para minha surpresa, em menos de 1 hora quase metade do pacote de 1 GB já havia sido consumido, o que é completamente incompatível com o uso descrito.
Entrei em contato com a central de atendimento da TIM para relatar o problema e pedir ajuda (protocolo n *****). A atendente me deixou mais de 10 minutos em espera e, sem qualquer explicação, a ligação foi encerrada automaticamente, com uma mensagem informando o fim do atendimento.
Ou seja:
Plano controle com aumentos frequentes e imprevisíveis
Consumo anormal e misterioso de dados móveis
Atendimento péssimo, sem solução, sem explicação e com desligamento da ligação
Infelizmente, essa não é a primeira vez que enfrento esse tipo de atendimento. Em outros contatos, atendentes já foram grosseiros ou simplesmente ficaram mudos e sumiram da ligação, demonstrando total falta de preparo e respeito com o cliente.
Espero uma explicação clara sobre os reajustes constantes, uma verificação detalhada do consumo dos meus dados móveis, além de uma posição da TIM sobre o péssimo atendimento prestado. O mínimo esperado é transparência, respeito e cumprimento do que é vendido ao consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/12/2025 às 19:50
Mensagem pública para finalização:
Olá, *****!
Conforme falamos em 11/12/2025 através de contato por telefone, sua reclamação referente alteração de valor de plano, consumo rápido do pacote de internet e comportamento de atendentes, foi finalizada e o detalhamento pode ser acessado através das mensagens privadas, pois como a plataforma do Reclame Aqui é pública, prezamos pela segurança dos seus dados.
Temos como prioridade oferecer aos nossos clientes os melhores serviços, atendimentos e experiências inovadoras com transparência nas relações.
Caso necessite de nosso suporte além deste canal, colocamo-nos a sua inteira disposição na Central de Relacionamento com o Cliente, através do *144 (ligando de um telefone TIM), ligando de outro telefone 1056 (cliente consumidor e corporativo), ou no nosso site www.tim.com.br
A TIM lamenta qualquer falha anterior a este atendimento e reforça o compromisso com a satisfação e experiência de nossos clientes mantendo o compromisso de buscar constante evolução. Eu faço parte desse compromisso por isso me conta se consegui resolver sua demanda, atribua uma nota ao meu atendimento e me diga se com base na experiência que lhe proporcionei voltaria a fazer negócio conosco. Seu feedback é muito importante pois somente com a sua participação podemos evoluir na prestação de nossos serviços. Estou aqui por você e conto com sua nota 10! :D
Atenciosamente,
Equipe TIM Brasil
Consideração final do consumidor
12/12/2025 às 09:37
Uma atendente da Tim me ligou e me informou que quanto aos meus dados acabando rápido iriam reiniciar o sistema para ver se volta ao normal. Quanto ao mal atendimento avisaram que vão tomar providências para melhorar. Quero deixar claro que por várias vezes fui mal atendido pela Tim. Inclusive uma vez há muito tempo uma atendente cancelou minha linha porque ficou com raiva de mim. Foi um transtorno na época
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
9