Cobrança de fatura após cancelamento.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

24/03/2025 às 23:02

ID: 213006333

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

No dia ***** de dezembro de *****, entrei em contato com a Tim Brasil através do WhatsApp para solicitar que o meu plano fosse transferido para outro número meu, pois eu não estava fazendo uso da linha referida. A consultora me informou que não era possível realizar essa solicitação. Eu entendi e optei pelo cancelamento da linha.

Perguntei a ela qual seria o melhor dia para cancelar a minha conta, e ela me informou que os dias 12 e 13 seriam ideais, pois, dentro dessas datas, não seriam geradas multas futuras. Entende-se que eu não pagaria mais nada além da multa por quebra de contrato. Acabei esquecendo de fazer o cancelamento dentro da melhor data, e o plano foi renovado. No dia 1 de fevereiro de *****, retornei o contato solicitando o cancelamento da conta, e me informaram novamente que a melhor data para cancelar seria no dia 13, pois a renovação dos benefícios ocorre no dia 14.

Eu tinha uma fatura em aberto e perguntei se, pagando essa fatura, poderia cancelar. Fui informado de que, caso eu cancelasse naquele dia, poderia ser gerada mais uma fatura e que o ideal seria cancelar no dia 13/02, pois isso evitaria o pagamento de uma fatura adicional além da que já estava em aberto. Mais uma vez, entende-se que, ao cancelar antes da renovação da oferta, não seria gerada nenhuma cobrança extra.

Novamente, acabei esquecendo e passei da data de cancelamento porque entendi errado, como se, a partir do dia 13, eu pudesse efetuar o cancelamento. Até aí, tudo bem, pois foi uma confusão da minha parte. No dia 28/02, entrei em contato novamente solicitando o cancelamento e fui informado de que eu tinha uma fatura em aberto, e que só poderia cancelar após o pagamento dessa fatura, com vencimento no dia 07/03. Me informaram que, ao pagar essa fatura, eu poderia continuar usando o plano até o dia 13 e, cancelando nesta data, não precisaria pagar mais nada.

No dia 13/03, entrei em contato novamente para cancelar na melhor data. Fui informado sobre a multa de cancelamento no valor de R$ *****,00, e até aí tudo bem. No entanto, fui surpreendido ao saber que, além da multa, ainda haveria uma nova fatura. Me disseram que o boleto que eu havia pago era referente ao período de utilização de 14/01 a 13/02, e que os benefícios liberados em 14/02, na renovação, seriam cobrados em abril.

Imediatamente, achei isso um absurdo e uma tremenda falta de respeito com o consumidor, pois estou cancelando meu plano antes do fim da oferta e quase um mês antes da nova fatura, e ainda assim sou informado de que terei que pagar por um mês que sequer utilizei. Sendo assim, fica evidente que não há como cancelar o plano sem precisar pagar a multa e ainda mais uma fatura. Isso é inaceitável, pois, no momento da contratação, tudo parece ser vantajoso, mas, na prática, me entregaram um serviço de qualidade decepcionante, que mal usei mesmo pagando. Além disso, quando solicitei o cancelamento, fui enrolado com promessas de que não haveria cobranças futuras, o que claramente não foi cumprido.

É tudo muito confuso, e estou extremamente decepcionado com a Tim.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/03/2025 às 11:02

Olá, Alan
Conforme falamos em 28/03/******* através de telefone, sua reclamação a respeito de fatura gerada após cancelamento do plano foi finalizado e o detalhamento pode ser acessado através das mensagens privadas, pois, como a plataforma do Reclame Aqui é pública prezamos pela segurança dos seus dados.
Temos como prioridade oferecer aos nossos clientes os melhores serviços, atendimento e experiências inovadoras com transparência nas relações.

A TIM lamenta qualquer falha anterior a este atendimento e reforça o compromisso com a satisfação e experiência de nossos clientes.
Caso necessite de nosso suporte além deste canal, disponibilizamos atendimento através da nossa central telefônica ******* (ligando de um número TIM), ******* (de qualquer número), ou no nosso site https://*******

Abraços,
Equipe TIM