Cobrança indevida e aumento não explicado em plano familiar

Resolvido
São Paulo - SP
11/02/2026 às 19:14
ID: 240490167
Descrição do problema
Boa noite, estou com problema de cobrança indevida na minha fatura de um plano familiar, a fatura tem o vencimento todo dia 20 de cada mês, mas sempre verifico no aplicativo a partir do dia 10 se a fatura já esta disponivel para pagamento, para que eu possa pagar e liquidar a divida, então ontem dia 10/02 no periodo da noite abri o aplicativo verifiquei que a fatura estva disponivel porém me deparei com um valor a ser pago de R$ 290,00, sendo que as faturas vem em média entre R$ 145,00 a R$ 169,00, veio um amento aproximado de 45%, sem que eu fizesse contratação ou adesão de qualquer outro serviço além do que já tenho no plano desde o inicio da contratação do plano que já fazem anos.
Então tentei contato por telefone no numero *144, porém após minutos em tentativas não consegui atendimento, então tentei atendimento pelo canal de whatsapp, mas as respostas não resolveram meu problema, segue anexo os prints da conversa.
Então hoje dia 11/02 entrei em contato novamente pelo numero *144, consegui falar com a atendente Luana, foi atenciosa porém não soube explicar o porque a fatura tinha vindo com aumento de 45%, falou que teria conseguido abaixar o valor da fatura para R$ 140,00 e que teria enviado um SMS com um link de uma fatura com novo valor a ser pago e encerrou o atendimento, fui verificar o SMS, vi que não recebi nada e novamente fiquei sem solução e sem resposta o porque do valor tão alto a ser pago.
Sendo assim, entendo que devo formalizar uma reclamação no orgão regulador e competente deste seguimento para que possam me ajudar a resolver esse problema.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/02/2026 às 10:04
Olá, Duilio
Conforme falamos em 18/02/2026 através de whatsapp, sua reclamação a respeito de cobrança indevida foi solucionada e o detalhamento pode ser acessado através das mensagens privadas, pois, como a plataforma do Reclame Aqui é pública prezamos pela segurança dos seus dados.
Temos como prioridade oferecer aos nossos clientes os melhores serviços, atendimento e experiências inovadoras com transparência nas relações.
A TIM lamenta qualquer falha anterior a este atendimento e reforça o compromisso com a satisfação e experiência de nossos clientes mantendo o compromisso de buscar constante evolução. Eu faço parte desse compromisso por isso me conta se consegui resolver sua demanda, atribua uma nota ao meu atendimento e me diga se com base na experiência que lhe proporcionei voltaria a fazer negócio conosco. Seu feedback é muito importante pois somente com a sua participação podemos evoluir na prestação de nossos serviços. Estou aqui por você e conto com sua nota 10! :D
Se você precisar, sabia que a TIM tem um canal de Ouvidoria? Caso você tenha uma nova demanda não atendida no prazo ou que você não tenha ficado satisfeito com a solução, ligue 0800 882 0041, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados nacionais.
É necessário ter o número do protocolo do canal de atendimento, que será validado para prosseguir. A Ouvidoria resolve!
Abraços,
Equipe TIM
Consideração final do consumidor
19/02/2026 às 18:18
A princípio problema resolvido.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
6