Dificuldade para desbloquear chip TIM bloqueado por código PUK, falta de suporte e descaso com o cliente

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Cascavel - PR

04/02/2026 às 12:12

ID: 239746423

Sou cliente da TIM **há mais de 15 anos**, sempre no pré-pago, colocando créditos mensalmente.

Meu filho pequeno pegou meu celular sem eu ver e, como o chip tem senha, acabou digitando errado várias vezes, bloqueando o chip e passando a solicitar o **código PUK**.

Desde então estou tentando resolver algo simples e estou sendo tratado com total descaso.

Fui até revendas da TIM em *********
Liguei para ***144 e 1056**
Tenho protocolo de atendimento: *********

Nas revendas, além de se recusarem a resolver, me mandaram ligar para a **ouvidoria da TIM**.
Quando liguei, a ouvidoria **não aceitou meu número de protocolo** e também não resolveu o problema.

Ou seja: um joga para o outro e ninguém atende o cliente.

Nas lojas revendedoras fui informado que:

Não desbloqueiam chip
Não fornecem o PUK
Querem que eu compre outro chip
Chegaram a me cobrar **R$ 70,00** para manter o mesmo número

O mais absurdo foi ouvir que **não fazem esse serviço porque não ganham nada por isso**.

Também disseram que só resolveria em **loja própria da TIM**, porém em Cascavel só existem revendas e loja própria, segundo eles, apenas em Curitiba.

Total falta de estrutura de atendimento ao consumidor.

Não quero outro chip.
Quero o MEU chip desbloqueado.

Tenho contatos, cadastros, aplicativos e tudo vinculado a esse número. Não é aceitável que a TIM bloqueie um serviço essencial e depois empurre o cliente a comprar outro chip.

Isso caracteriza:

Falta de suporte
Desrespeito ao cliente fiel
Prática abusiva

Sou cliente há mais de 15 anos e mesmo assim estou sendo tratado dessa forma.

Exijo:

Fornecimento do código PUK
ou
Desbloqueio imediato do chip
sem cobranças indevidas.

Aguardo solução urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/02/2026 às 09:12

Olá, Everaldo
Conforme falamos em 05/02/2026 através de whatsapp, sua reclamação a respeito de Bloqueio indevido foi solucionada e o detalhamento pode ser acessado através das mensagens privadas, pois, como a plataforma do Reclame Aqui é pública prezamos pela segurança dos seus dados.
Temos como prioridade oferecer aos nossos clientes os melhores serviços, atendimento e experiências inovadoras com transparência nas relações.
A TIM lamenta qualquer falha anterior a este atendimento e reforça o compromisso com a satisfação e experiência de nossos clientes mantendo o compromisso de buscar constante evolução. Eu faço parte desse compromisso por isso me conta se consegui resolver sua demanda, atribua uma nota ao meu atendimento e me diga se com base na experiência que lhe proporcionei voltaria a fazer negócio conosco. Seu feedback é muito importante pois somente com a sua participação podemos evoluir na prestação de nossos serviços. Estou aqui por você e conto com sua nota 10! :D

Se você precisar, sabia que a TIM tem um canal de Ouvidoria? Caso você tenha uma nova demanda não atendida no prazo ou que você não tenha ficado satisfeito com a solução, ligue 0800 882 0041, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados nacionais.
É necessário ter o número do protocolo do canal de atendimento, que será validado para prosseguir. A Ouvidoria resolve!

Abraços,
Equipe TIM

Consideração final do consumidor

05/02/2026 às 09:50

Gostaria de registrar meu agradecimento à TIM pelo retorno e pela solução do meu problema.

Após a reclamação, entraram em contato comigo e finalmente me passaram os dois códigos PUK, o que permitiu o desbloqueio do meu chip com sucesso.

Depois de vários atendimentos sem solução, fico satisfeito que desta vez a empresa resolveu de forma correta e rápida.

Sou cliente há mais de 15 anos e espero que esse padrão de atendimento seja mantido, pois é isso que o consumidor espera.

Obrigado pela atenção e pela resolução do caso.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10