Impossibilidade de migrar do TIM Beta para o TIM Pré-pago

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Belém - PA

20/12/2025 às 13:24

ID: 235435689

Sou cliente TIM há muitos anos e faço parte do TIM Beta desde 2012. Ingressei no plano por convite, com cadastro vinculado ao meu CPF e aprovação da própria TIM. O chip já foi enviado como TIM Beta para o meu endereço, nunca foi um chip pré-pago comum.
Durante muito tempo participei ativamente do programa, cumprindo metas para manter o status como beta Lab para melhorar as ofertas, além de receber convites para distribuição, conforme as regras do TIM Beta na época. Atualmente, estou identificada no aplicativo como TIM Beta Lab 3.0.
Com o passar dos anos, as ofertas deixaram de ser vantajosas para o meu perfil. Há cerca de 3 anos praticamente não utilizo o plano, faço poucas recargas, geralmente no valor de R$ 15,00 para manter o número apenas por ser um número antigo, que uso há muitos anos. Por esse motivo, não desejo mais permanecer no TIM Beta e quero apenas ter a opção de migrar para o TIM Pré-pago comum.
O problema é que essa opção simplesmente não existe nos canais digitais da TIM.
No aplicativo e no site, a única alternativa apresentada é a migração para plano Controle, o que não me interessa. Não há qualquer opção de retorno ao Pré-pago.
Não faz sentido existir essa limitação, já que deveria ser um processo simples permitir que o cliente escolha um plano mais básico. Na prática, fico presa ao TIM Beta, sem poder migrar para o Pré-pago, sendo direcionada apenas para planos pagos mensalmente.
Ressalto que não registrei ligações nem fui à loja física, pois já é amplamente conhecido que esses canais não resolvem esse tipo de solicitação envolvendo o TIM Beta. Por isso, registro esta reclamação diretamente como forma de buscar uma solução objetiva.
Não estou solicitando benefícios ou vantagens, apenas o direito de escolha para migrar para o TIM Pré-pago, algo que deveria ser básico para qualquer cliente.
Caso essa limitação não seja resolvida, avaliarei registrar reclamação junto à ANATEL e considerar portabilidade para outra operadora, pois não é aceitável permanecer vinculada a um plano que não desejo utilizar.
Aguardo uma solução clara e definitiva.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/12/2025 às 12:28


Olá, Ellen
Sua reclamação a respeito de Não consigo realizar alteração de plano foi solucionada e pode ser acessada através das mensagens privadas, a plataforma do Reclame Aqui é pública,
Temos como prioridade oferecer aos nossos clientes os melhores serviços, atendimento e experiências inovadoras com transparência nas relações.
A TIM lamenta qualquer falha anterior a este atendimento e reforça o compromisso com a satisfação e experiência de nossos clientes.
Caso necessite de nosso suporte além deste canal, disponibilizamos atendimento através da nossa central telefônica *144 (ligando de um número TIM), 1056 (de qualquer número), ou no nosso site www.tim.com.br.

Mas se você precisar, sabia que a TIM tem um canal de Ouvidoria? Caso você tenha uma nova demanda não atendida no prazo ou que você não tenha ficado satisfeito com a solução, ligue 0800 882 0041, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados nacionais.
É necessário ter o número do protocolo do canal de atendimento, que será validado para prosseguir. A Ouvidoria resolve!

Atenciosamente

Equipe TIM

Réplica do consumidor

12/01/2026 às 15:19

A resposta não resolveu integralmente o problema. Conforme informado, um dos números foi migrado para TIM Pré Top 5.0, diferente do que foi acordado (TIM Pré Xip Plus). Além disso, a validade da recarga de R$ 30,00 nessa oferta é de apenas 18 dias, o que não atende ao perfil informado. Aguardo correção conforme o combinado.