Recarga em número errado e recusa de estorno/transferência pela operadora e banco

Resolvido
São Paulo - SP
10/11/2025 às 13:21
ID: 231493189
No dia 10/11/2025, às 07h30, realizei uma recarga no valor de R$ 60,00 através do aplicativo do meu banco.
Infelizmente, ao digitar o número do celular, houve um erro de apenas um dígito:
Número errado recarregado: *****
Número correto (meu): *****
Assim que percebi o erro, entrei em contato imediatamente com o banco e também com a operadora TIM, solicitando o estorno ou transferência do crédito para o número correto.
No entanto, nenhum dos dois assumiu responsabilidade, e ambos se recusaram a realizar o reembolso, mesmo eu apresentando comprovante da operação, data, hora e número incorreto digitado.
Ressalto que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (art. 14 e art. 7, parágrafo único), banco e operadora são solidariamente responsáveis pelos prejuízos causados por falha na prestação de serviços, sendo dever deles prestar suporte e buscar uma solução razoável para o consumidor.
Além disso, a Resolução 632/2014 da Anatel (art. 49, IV) garante ao consumidor o direito de contestar créditos indevidos e de ter os valores restituídos.
O valor é pequeno, mas a situação é injusta e frustrante, pois houve má vontade das empresas em resolver algo simples e perfeitamente comprovável.
Já entrei em contato com a pessoa que recebeu a recarga, que também está disposta a cooperar, porém a operadora e o banco não se disponibilizam para me ajudar a regularizar o erro.
Dessa forma, venho por meio desta reclamação solicitar:
O reembolso do valor de R$ 60,00, devolvido para a minha conta bancária; ou
A transferência do crédito para o número correto (*****).
Caso não haja resposta ou solução, irei encaminhar o caso ao PROCON e ao Juizado Especial Cível, com base no CDC e na Resolução da Anatel, solicitando a responsabilização solidária das partes envolvidas.
Aguardo retorno em caráter de urgência.
Obrigada pela atenção.
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
13/11/2025 às 10:18
Olá, Kethelyn
Conforme falamos em 13/11/******* através de telefone, sua reclamação a respeito de cobrança foi solucionada e o detalhamento pode ser acessado através das mensagens privadas, pois, como a plataforma do Reclame Aqui é pública prezamos pela segurança dos seus dados.
Temos como prioridade oferecer aos nossos clientes os melhores serviços, atendimento e experiências inovadoras com transparência nas relações.
A TIM lamenta qualquer falha anterior a este atendimento e reforça o compromisso com a satisfação e experiência de nossos clientes mantendo o compromisso de buscar constante evolução. Eu faço parte desse compromisso por isso me conta se consegui resolver sua demanda, atribua uma nota ao meu atendimento e me diga se com base na experiência que lhe proporcionei voltaria a fazer negócio conosco. Seu feedback é muito importante pois somente com a sua participação podemos evoluir na prestação de nossos serviços. Estou aqui por você e conto com sua nota 10! :D
Se você precisar, sabia que a TIM tem um canal de Ouvidoria? Caso você tenha uma nova demanda não atendida no prazo ou que você não tenha ficado satisfeito com a solução, ligue ******* ******* *******, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados nacionais.
É necessário ter o número do protocolo do canal de atendimento, que será validado para prosseguir. A Ouvidoria resolve!
Abraços,
Equipe TIM
Consideração final do consumidor
13/11/2025 às 13:55
Tentei em diversos canais de atendimento e não tinham resolvido meu problema até eu fazer uma reclamação, se era um problema solucionável resolvam sem que o cliente tenha que ficar caçando alternativas
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
6