Resolvido

Fui cobrada indevidamente por erro administrativo na minha grade

UniBH

cidade: Santa Luzia

O que aconteceu

Estou extremamente decepcionada com a postura da Ânima diante dessa situação. Sempre mantive meus pagamentos em dia, nunca tive nenhuma reprovação e, durante todo o curso, segui corretamente as ofertas de disciplinas disponibilizadas pela instituição.

No semestre 2026/01, a coordenadora do curso retirou da minha grade a disciplina principal Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso e inseriu outra disciplina em seu lugar, sem que nós tivéssemos qualquer possibilidade de escolha. Realizei todas as disciplinas ofertadas no dia 26/01 e efetuei o pagamento integral da mensalidade, conforme orientado pela instituição.

Agora, em 26/02, justamente quando falta apenas mais um semestre para eu concluir minha graduação, fui surpreendida com uma mensalidade praticamente duas vezes maior. Ao buscar entender o motivo, descobri que isso ocorreu porque a disciplina que foi retirada anteriormente da minha grade agora consta como dependência, gerando uma cobrança adicional extremamente alta.

Não considero justo ter que assumir financeiramente uma situação que não foi causada por mim. Em nenhum momento solicitei alteração na minha grade, não reprovei em nenhuma disciplina e sempre cumpri corretamente as ofertas disponibilizadas pela instituição. Se houve um erro na organização da minha grade, não cabe a mim arcar com as consequências financeiras desse problema.

Não estou solicitando desconto ou qualquer benefício. Estou apenas solicitando que seja corrigida uma cobrança que considero indevida e que eu possa concluir minha graduação pagando exatamente o valor previsto e acordado em contrato, sem cobranças adicionais decorrentes de um erro administrativo.

Esse recálculo, que aumenta significativamente o valor da minha mensalidade, é totalmente injustificável diante do histórico acadêmico e financeiro que possuo. Sempre cumpri com minhas obrigações e agora, faltando apenas um semestre para a conclusão do curso, não posso ser penalizada por uma alteração de grade que não solicitei.

Dessa forma, solicito a retirada imediata dessa cobrança adicional do meu boleto e a correção do valor da mensalidade, para que eu possa finalizar meu curso sem nenhum custo que não seja de minha responsabilidade.

Espero que essa situação seja resolvida administrativamente, pois não gostaria de precisar recorrer às vias judiciais para solucionar algo que pode ser facilmente corrigido pela própria instituição. Quero apenas que seja aplicado o valor correto da mensalidade, conforme o contrato e as condições do meu curso.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. UniBH respondeu

    03/10/2026 às 12:12

    Olá, Sarah!

    Recepcionamos sua manifestação e entendemos a sua insatisfação diante da situação relatada, especialmente por se tratar de uma etapa importante da sua graduação.

    Após análise da situação, nossa equipe realizou o acompanhamento pelo WhatsApp e efetuou a correção necessária no boleto, que já está disponível no Ulife com o valor devidamente ajustado.

    Esperamos que, com a regularização, sua solicitação tenha sido atendida e que você possa seguir sua jornada acadêmica com tranquilidade.

    Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    UNIBH

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Sim
    Voltaria a fazer negócio?Sim
    Nota do atendimento10

    Gostaria de deixar registrado meu agradecimento pelo atendimento excepcional do Diego. Desde o início, ele foi muito atencioso, educado, prestativo e demonstrou verdadeiro interesse em resolver minha situação.O atendimento foi ágil, claro e humanizado, o que fez toda a diferença na minha experiência. É muito bom ser atendida por alguém tão comprometido e profissional.Parabéns, Diego, pelo excelente atendimento! Com certeza merece ser reconhecido pelo ótimo trabalho.