Não respondida

Meu Polo 2026 voltou sem freio de mão após recall e a concessionária não resolve

Volkswagen

cidade: Florianópolis

O que aconteceu

Estou registrando esta reclamação porque a situação com a Futura Volkswagen SC-401 chegou a um ponto que considero completamente fora do razoável.

Temos um Polo 2026 que foi convocado para recall relacionado ao freio de estacionamento. Assim que recebemos o chamado, no dia 23/07, entramos em contato com a concessionária para realizar o procedimento. Na ocasião, fomos informados de que eles ainda não tinham as ferramentas necessárias para fazer o serviço e que entrariam em contato conosco quando fosse possível agendar.

Esse contato nunca aconteceu.

Esperamos mais de um mês e, no dia 31/08, fomos nós que novamente procuramos a concessionária para saber quando o recall seria realizado. Só então conseguimos agendar o atendimento para o dia 10/09.

Levamos o carro normalmente para realizar um recall preventivo. O veículo entrou na concessionária com o freio de estacionamento funcionando. Durante o atendimento, a peça foi danificada e o carro nos foi devolvido SEM O FREIO DE MÃO FUNCIONANDO, com a informação de que seria necessário aguardar uma nova peça.

Ou seja: levamos um carro funcionando para atender a uma convocação da própria Volkswagen e voltamos para casa com um sistema de segurança do veículo inutilizado.

Desde então começou uma sequência de cobranças e ausência de respostas concretas.

Nos dias 24 e 25/09 voltamos a entrar em contato para saber quando o carro seria reparado. A resposta foi de que a peça ainda aguardava liberação da fábrica e que não havia previsão.

No dia 02/10 fizemos nova cobrança. Depois de insistirmos, fomos informados de que o gerente tentaria conseguir a peça em outra concessionária e que nos avisariam assim que tivessem retorno.

Mais uma vez, não houve retorno.

No dia 03/10 cobramos novamente e sequer recebemos resposta.

Hoje já são 23 dias utilizando um veículo que foi devolvido pela própria concessionária sem o freio de estacionamento funcionando e, depois de todas essas tentativas, ainda não temos sequer uma DATA para o reparo.

O que torna essa situação ainda mais difícil para nossa família é que temos uma filha PCD, que possui uma rotina frequente de consultas, terapias e exames. Não podemos simplesmente deixar de utilizar o veículo. Ao mesmo tempo, sem o freio de estacionamento, precisamos evitar qualquer local com declive e muitas vezes somos obrigados a estacionar muito mais longe das clínicas e dos locais onde ela precisa ser atendida, aumentando desnecessariamente o deslocamento com ela que tem dificuldades de locomoção.

Estamos falando de um recall relacionado justamente ao freio de estacionamento, cuja própria comunicação alertava para riscos graves em caso de movimentação involuntária do veículo. Mesmo assim, depois de danificarem a peça durante o atendimento, devolveram o carro nessas condições e há mais de três semanas não conseguem nos informar nem quando o reparo será realizado.

Não estamos pedindo favor, prioridade indevida ou qualquer tratamento especial. Estamos pedindo apenas que seja resolvido um problema criado durante o atendimento de um recall oficial da própria Volkswagen.

Já tentamos resolver diretamente com a concessionária diversas vezes, por WhatsApp e também por e-mail. As conversas estão todas registradas. Também já encaminhamos a situação diretamente para a Volkswagen do Brasil.

Neste momento, não precisamos de mais uma resposta dizendo que estão verificando, aguardando a fábrica ou tentando localizar a peça.

Precisamos de uma resposta objetiva:

QUAL É A DATA EM QUE NOSSO CARRO SERÁ RECEBIDO PARA A INSTALAÇÃO DA PEÇA E TERÁ O FREIO DE ESTACIONAMENTO NOVAMENTE FUNCIONANDO?

Caso a Volkswagen não tenha condições de realizar o reparo imediatamente, esperamos que apresente uma solução de mobilidade enquanto o veículo permanecer nessa condição.

Depois de 23 dias, inúmeras cobranças e nenhuma previsão, simplesmente não é mais aceitável continuarmos aguardando indefinidamente.