O que aconteceu
Estou extremamente indignada com o atendimento prestado pela WeVets. O que deveria ser um procedimento simples, realizado com cuidado e competência, transformou-se em uma situação de estresse, sofrimento desnecessário para o meu cachorro e total falta de confiança na equipe responsável.
Meu cachorro precisou realizar um teste de supressão com dexametasona, um exame endocrinológico que exige coletas de sangue em horários exatos, o que torna indispensável uma equipe preparada, organizada e tecnicamente capacitada.
Entretanto, nas duas ocasiões em que precisamos realizar procedimentos desse tipo, fomos atendidos por pessoas que, claramente, ainda não tinham a experiência e a capacitação necessárias para realizar a coleta adequadamente. Meu cachorro é extremamente tranquilo, mas, mesmo assim, essas pessoas tiveram dificuldade para tirar sangue e ficaram furando-o várias vezes, submetendo-o a um estresse e a um sofrimento completamente desnecessários.
É INACEITÁVEL que uma clínica veterinária não disponibilize profissionais competentes para realizar um procedimento tão básico e importante. Se a equipe ainda está em treinamento, por que não há uma veterinária experiente acompanhando e garantindo que o procedimento seja feito corretamente? O meu cachorro não é objeto de treinamento para pessoas que ainda não sabem realizar uma coleta de sangue adequadamente!
Para piorar, tamanha foi a demora e a dificuldade durante o atendimento que quase perdemos o horário da segunda coleta, que precisa ser respeitado rigorosamente para que o exame seja realizado corretamente.
E, como se tudo isso já não fosse absurdo o suficiente, agora recebemos uma mensagem informando que será necessário refazer o exame porque a quantidade de sangue coletada foi insuficiente.
Ou seja: meu cachorro foi submetido a múltiplas tentativas de coleta, passou por estresse e sofrimento desnecessários, tivemos toda a preocupação com os horários e, no final, o procedimento sequer foi realizado de forma adequada. Agora, além de todo o transtorno, ele terá que passar por isso novamente por causa da incompetência da equipe responsável.
E fica uma questão extremamente séria: quem garante que administrar outra dose de dexametasona em um intervalo tão curto é seguro para o meu cachorro? Quais são os riscos? Quem vai avaliar isso? A clínica espera simplesmente que eu aceite repetir todo o procedimento sem nenhuma explicação ou garantia de que, dessa vez, haverá profissionais realmente capacitados para realizá-lo?
Não vou aceitar que a saúde e o bem-estar do meu animal sejam tratados com esse nível de descaso. Estamos falando de um ser vivo, que sente dor, medo e estresse, e que depende de nós para receber um atendimento veterinário seguro e responsável.
O mínimo que se espera de uma clínica veterinária é que ela tenha profissionais preparados para executar os procedimentos que oferece. Se não há profissionais suficientemente capacitados disponíveis, isso precisa ser resolvido pela própria clínica, e não às custas do sofrimento dos animais e da tranquilidade de seus tutores.
Exijo um posicionamento formal da WeVets, com esclarecimentos sobre os seguintes pontos:
* Por que a coleta foi realizada de maneira inadequada, resultando em uma amostra insuficiente?
* Por que não foi disponibilizada uma veterinária experiente para realizar o procedimento?
* Quais são os riscos de repetir o protocolo com dexametasona neste intervalo e qual será a conduta médica adotada para garantir a segurança do meu cachorro?
* Como a clínica pretende garantir que o próximo atendimento seja realizado por profissionais devidamente capacitados, evitando que meu cachorro passe novamente por essa situação?
Estou profundamente decepcionada com a falta de preparo, a incompetência demonstrada e o descaso com o bem-estar do meu animal. Se o problema não for tratado com a seriedade que merece, e caso haja novos episódios de negligência ou sofrimento desnecessário, tomarei as medidas cabíveis para defender os direitos do meu cachorro e responsabilizar os envolvidos.
A saúde do meu cachorro não é brincadeira, e não vou aceitar que ele seja submetido repetidamente a procedimentos mal executados por falta de profissionais competentes. Aguardo uma resposta concreta, e não uma mensagem genérica pedindo desculpas.