Abuso Financeiro: Investimentos são usados como garantia de gastos futuros do *****

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Caetano do Sul - SP

12/05/2026 às 23:44

ID: 248486221

Tenho dinheiro disponível em conta mas não deixam resgatar do banco pois alegam que parte desse valor é usado como garantia de gastos futuros do meu ***** da conta corrente. Ou seja, o valor do limite do meu cartão que usei para contas futuras na verdade nunca foi me oferecido, meus investimentos são as garantias das parcelas futuras do cartão. Isso é abuso financeiro.

Compartilhe

Resposta da empresa

21/05/2026 às 10:23

Leandro, bom dia!
Espero que você esteja bem.

Entendemos a sua preocupação em relação ao uso dos seus ativos e a garantia atrelada.

Gostaríamos de esclarecer de forma mais objetiva o que aconteceu em relação à garantia do cartão de crédito e ao uso dos seus recursos investidos:

O cartão de crédito que você utiliza é o Visa Infinite e, conforme as regras do produto, o sistema pode utilizar seus recursos investidos como garantia do limite, seguindo uma ordem de prioridade que busca minimizar o impacto na sua rentabilidade. Em outras palavras, seus investimentos podem ser usados como garantia, mas o sistema sempre tenta preservar, ao máximo, os ativos com melhor rentabilidade, respeitando as regras de análise de crédito e de risco de cada ativo.

Por essa razão que parte dos seus investimentos não podem ser resgatados, pois estão preservados conforme o uso do seu cartão.

Essas informações estão disponíveis em nossa página oficial do cartão: https://lp.xpi.com.br/cartao-xp

Além disso, é importante destacar que a regra de utilização dos investimentos como garantia é apresentada no momento do aceite e nas ofertas do produto, conforme descrito em: https://www.xpi.com.br/produtos/cartao-de-credito/

Reforçamos nosso compromisso em aprimorar continuamente nossos processos, comunicações e materiais explicativos, para que a lógica de garantia, limites e disponibilidade de investimentos seja cada vez mais clara e transparente para todos os clientes.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,
XP Investimentos

Réplica do consumidor

21/05/2026 às 14:50

Entendo e não concordo. O dinheiro É MEU e o credito que voces estão me oferecendo nada mais é que meu PROPRIO CAPITAL. Isso é sequestro de capital! O meu dinheiro DEVE ser liberado pois é MEU DINHEIRO. Nao devo absolutamente NADA a XP!