Cobranças indevidas na negociação de ações

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

10/07/2024 às 11:40

ID: 192632211

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Gostaria de registrar uma reclamação referente aos custos operacionais praticados nas transações realizadas na corretora XP Investimentos.

Desde junho/24, quando realizei a portabilidade dos meus investimentos para a XP, efetuei algumas compras de ações através da plataforma da XP Investimentos. Contudo, tenho estranhado o saldo em conta após cada compra, e ao analisar todas as notas de negociações emitidas até o momento, constatei que o valor cobrado foi absurdamente maior do que o anunciado no site da corretora, na guia de Custos Operacionais, de R$4,90 por ordem executada.

Para exemplificar, realizei duas negociações na modalidade de Compra de ETF em 14/06/*******, que totalizaram a cobrança de custos operacionais de R$37,80, ao invés de R$9,80 (2 negociações a R$4,90 cada, conforme descrito no site da empresa). Me parece que estão cobrando a taxa pela operação realizada no escritório com assessoria e/ou mesa de operações. Entretanto, eu realizei essa operação sozinha e diretamente pelo home broker, sem terceiros. Sendo assim, esta discrepância entre o valor informado e o valor efetivamente cobrado não possui fundamento, sendo assim uma cobrança indevida.

Essa discrepância na cobrança se repetiu em todas as outras negociações de ações feitas na plataforma (notas 89818725, 90629290, 91249517), portanto, estou anexando as notas de negociação de todas elas nessa reclamação, para a devida análise.

Informo também que não me refiro em momento algum aos impostos e taxas de emolumentos, que tenho conhecimento e familiaridade há muitos anos, e sim às taxas operacionais.

Solicito uma explicação detalhada sobre a diferença entre os valores apresentados e cobrados, bem como uma revisão e correção desta cobrança indevida. Espero que a XP resolva esta questão de maneira rápida, eficiente e justa, a fim de me evitar maiores transtornos.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/08/2024 às 11:04

Olá, Laís!

Recebemos a sua manifestação através do Reclame Aqui e estamos escrevendo para te oferecer uma resposta.

Conforme conversamos via mensagem privada e telefone, sua conta estava sendo assessoria por escritório então as taxas operacionais são:

Preço fixo padrão de corretagem pelo escritório:

Ações e Opções – DayTrade em ordens de até 10 mil reais: R$ 8 por ordem
Ações e Opções – DayTrade em ordens entre 10 mil e 25 mil reais: R$ 10 por ordem
Ações e Opções – DayTrade em ordens acima de 25 mil reais: R$ 12 por ordem
Ações e Opções – SwingTrade: R$ 18,90 por ordem
Operações a Termo – Tabela Bovespa

Realizamos a troca da assessoria para a Matriz onde as taxas operacionais a partir de agora para sua conta são:

Ações / BDR / ETF:
1. Day Trade (Compra e Venda no mesmo dia)
R$ 2,90 por ordem

2. Swing Trade (Compra e Venda em dias diferentes)
R$ 4,90 por ordem

Futuros:
Mini-índice (WIN) e Minidólar (WDO) para Day Trade e Swing Trade:
Aderindo ao RLP* - R$ 0 por ordem;
Sem aderir ao RLP - R$ 1 por contrato + impostos;

Fundos imobiliários:
Não há corretagem
Atenção: As condições acima são aplicadas exclusivamente às ordens executadas pelo próprio cliente, via plataforma eletrônica de negociação. As operações executadas por meio da Mesa de Operações, área de Risco, Assessor de Investimento (incluindo aceitação via push) ou qualquer outro canal de atendimento, não seguem esses valores.

https://*******

Estou lhe enviando essa mensagem pública, mas não se preocupe, caso ainda necessite do meu auxílio terei imensa satisfação em ajudar. Basta me acionar por aqui.

Lembrando que para encontrar nossos e-mails, enviados aqui pelo RA, basta procurar por: *******.

Qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar.

Abraços,
XP Investimentos.

Consideração final do consumidor

06/08/2024 às 10:28

A Emilly foi muito prestativa e resolveu o meu problema de forma definitiva. Mas acho importante enfatizar ainda que o atendimento prestado pelo tal assessor de investimentos foi o pior possível.

Agradeço unicamente à Emilly.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10