Deságio Abusivo de 27% em COE's de Péssima Rentabilidade, Promessas [Editado pelo Reclame Aqui] de assessores, Cobrança e Negativação Indevida da XP!

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

28/02/2026 às 17:55

ID: 241960025

Deságio Abusivo de 27% em COE's de Péssima rentabilidade, Promessas [Editado pelo Reclame Aqui] de assessores, Cobrança e Negativação Indevida da XP!

RECLAMAÇÃO: CONDUTA IRREGULAR , FALHA DE ASSESSORIA E DESÁGIO ABUSIVO DA XP INC.

A reclamação a seguir visa tornar público uma sucessão de falhas graves iniciadas em 2021 pela XP Investimentos, que culminaram em prejuízos financeiros severos na minha carteira e conta, promessas [Editado pelo Reclame Aqui] da assessoria, cobranças indevidas e negativa de informações básicas ao investidor. O caso baseia-se na violação do dever de transparência (Art. 6, III, CDC) e normas da CVM.

1. Origem do Caso: Má Conduta da Assessoria (2021): O histórico de perdas iniciou-se com o assessor *****, que desrespeitou o meu perfil de investidor (conservador/moderado), alocando recursos em produtos de longuíssimo prazo e baixa liquidez (COEs), visando exclusivamente o seu comissionamento, mesmo eu tendo deixado claro para ele na época que ele não poderia travar os meus investimento de forma alguma em ações longas, pois precisaria da maior parte do valor investido para finalizar a compra de um imóvel. Houve pressão indevida do assessor para assinaturas em horários de fechamento de mercado e contatos irregulares com terceiros (meu filho) para operações em home broker sem autorização. Esse assessor travou uma grande parte dos meus investimentos em COEs e ações péssimas com vencimentos absurdos de longo prazo, para 2024 e 2027, para citar alguns, sem ao menos me indicar sobre isso, nunca citou os prazos dos COE's, apenas me ligava para assinar e liberar as compras dos ativos. Pois eu jamais teria aceitado que ele alocasse grande parte dos meus investimentos em ações sem liquidez e com vencimentos longos, sabendo do meu caso grave, vindo de um fechamento de uma empresa e com a necessidade que tinha na época de ter o máximo possível de liquidez em mãos para honrar com pagamentos, dívidas e tantos outros compromissos financeiros que tive em um dos piores cenários de crise em nível global já vivido. Essa gestão temerária forçou a necessidade de uma operação de crédito posterior (CCB n *****) para dar liquidez a uma carteira "travada" por erros da própria corretora e do assessor.
Após eu ter conseguido encontrar o imóvel e estar praticamente com esse negócio fechado, como relatei acima, entrei em contato com o Antonio via ligação, explicando o caso e requisitando que uma parte do investimento alocado fosse liquidado e transferido para a minha conta bancária pessoal para que eu pudesse concretizar a compra do imóvel, que só seria possível a vista, e com prazo para finalizar a compra de 1 semana.
A partir disso, ele me respondeu dizendo que tinha alocado a maior parte dos meus investimentos em ações e COEs que só seriam possíveis ser resgatados dali a alguns anos, em 2024 e 2027, se não, haveria deságio na saída e quebra de contrato. Foi um absurdo total ter ouvido isso, choque absoluto e indignação da minha parte. Devido a esse fato que ocorreu, com total falta de preparo, má fé e amadorismo por parte do assessor *****, sabendo que ele tinha cometido esses erros de forma até proposital ao que tudo indica, ele mencionou a possibilidade de um empréstimo que a XP poderia fazer para que eu não perdesse o negócio da aquisição do imóvel (operação de crédito (CCB n *****). Portanto, foi feito esse empréstimo com vencimento para o final de 2024. Sendo usado os dois COEs que tinha aplicados como garantia, e estavam com vencimento para 2024 e 2027 respectivamente. Ou seja gerando outro prejuízo e deságio absurdo. É inadmissível o contrato de empréstimo ter tido vencimento para antes do COE aplicado em garantia para 2027.

Esse funcionário da XP sabia do meu caso e mesmo assim, agiu de má fé em todos os sentidos, visando seu lucro e comissões em detrimento do meu prejuízo que estou arcando até o presente momento. Após a saída do Antonio da minha assessoria, já em 2024 e 2025, onde tentei junto ao novo assesor ***** por meses liquidar um dos COEs com vencimento para 2027, onde somente em fevereiro de 2025 que a XP resgatou o último COE, apesar do meu atual assessor ter indicado e garantido com [Editado pelo Reclame Aqui] promessas que devido aos valores e bom desempenho desse COE de bolsa americana restante (R$ 104.777,00 em janeiro de 2025), caso eu liquidasse, mesmo com deságio, ainda sim, eu teria lucro (Tenho todas as provas e os prints do Whatsapp comprovando isso). E, após a área de crédito da XP ter liquidado esse COE meses depois, o meu assessor *****, me passa a notícia que devido ao deságio e outros fatores eu estaria devendo em torno de R$10.600,00 para a XP! Um total absurdo, descaso e incompetência da XP e de todos que prestam serviços desse tipo aos clientes. Hoje, em fevereiro de 2026, esse valor foi acrescido de juros e a XP está me cobrando em torno de R$11.900,00 dessa cobrança indevida e totalmente irregular.

Outro ponto grave ocorrido em 2021, durante a fase de assessoria com o *****, foi que a maioria dos contatos que tínhamos eram feitos via ligação e era avisado que a XP gravava essas ligações para eventuais usos. Porém, a maioria das ligações que tivemos, o ***** pedia e fazia questão para que fizéssemos as ligações no telefone/número pessoal dele, outro ponto que deixa claro como esse assessor agia de má fé e de forma imoral, evitando as gravações da XP entre assessor e cliente.


2. Inércia na Execução de Garantias e Inadimplência Forçada: Em 03/12/2024, ao vencer a referida CCB, restava um saldo devedor de R$ 83.526,85. O contrato possuía o COE 2 (***** - Bolsa Americana) como garantia real. Contrariando a boa-fé e a praxe bancária de execução automática para quitação de saldo no vencimento, a XP manteve o título retido, permitindo a incidência de juros moratórios sobre uma dívida que já poderia ter sido liquidada com os ativos em posse da instituição.

3. Indução ao Erro e [Editado pelo Reclame Aqui] Promessa de Lucratividade: Em novembro/dezembro de 2024, o novo assessor David, me assegurou com [Editado pelo Reclame Aqui] promessas que a valorização do COE 2 (posicionado em R$ 104.777,00) seria suficiente para quitar o saldo e gerar retorno excedente (lucro). Contudo, a XP retardou o resgate até fevereiro de 2025, momento em que aplicou um deságio arbitrário e abusivo, liquidando o ativo por apenas R$ 77.040,00, gerando um deságio real estimado entre 26% e 27% (calculo que eu tive que fazer, pois a XP até hoje se recusa a enviar a porcentagem do deságio e memória de cálculo da operação de venda do COE, omitindo a operação ao cliente de forma proposital e aplicando deságio abusivo co valor injustificável para um título com mais de 3 anos de maturação, onde os deságios para esse tipo de operações giram em torno de 10% a 15%. Havendo claramente uma cobrança de deságio abusivo propositalmente pela XP que mesmo sabendo dos erros diversos da assessoria, preferiu jogar "a conta" dos erros da empresa para o cliente pagar..

4. Recusa na Prestação de Contas e Danos Atuais: Até o presente momento, a XP recusa-se a fornecer a Memória de Cálculo, a Nota de Negociação no Mercado Secundário e a base de cálculo do IR. Essa omissão impede a conferência da legalidade dos valores. Como resultado da demora e do deságio, a XP agora cobra um saldo residual indevido superior a R$ 11.900,00 e negativou o nome do cliente no Serasa.

Solicitação: Requer-se a intervenção para que a XP apresente e efetue: 1. Cancelamento imediato da cobrança indevida. 2. Nota de negociação do mercado secundário. 3. Memória de cálculo detalhada do deságio e IR do COE 1 e 2. 4. Estorno dos encargos moratórios aplicados após o vencimento do contrato, dado que a garantia estava disponível para execução imediata pela XP.

PS: Recomendo que NENHUMA pessoa em sã escolha a XP para investir. Pior empresa possível. Basta verem as milhares de reclamações aqui e em outros orgãos. Não a toa, o BTG teve a maior captação de clientes da sua história nos últimos anos e a XP perdeu milhares

Compartilhe

Resposta da empresa

12/03/2026 às 13:56

Olá, Osmar!

Espero que esteja bem!

Me chamo Thiago, faço parte do time de especialistas da XP Investimentos.

Após o seu relato, foi realizada uma análise técnica detalhada pelas áreas responsáveis, abrangendo as aplicações feitas nos COEs vinculados ao seu contrato de crédito a CCB nº ***** e o histórico de atendimento e interações com a assessoria.

Na auditoria, foi constatado que as aplicações nos COEs XP Bolsa Americana – Bidirecional – 5 anos e 10 meses – 27/05/2021 e XP Índice de Commodities – Alta Ilimitada – 3,5 anos – 27/05/2021 foram realizadas em 17/05/2021, portanto antes da contratação do crédito que você menciona.

Essas aplicações foram realizadas mediante aceite eletrônico via push, em ambiente logado, ocasião em que, de forma prévia à contratação, foram disponibilizados os documentos regulatórios obrigatórios, como o Documento de Informações Essenciais (DIE) e o Termo de Ciência de Riscos, em linha com a regulamentação aplicável (incluindo a Resolução CMN nº 5.166 e a Resolução CVM nº 179). Esses documentos descrevem a estrutura dos COEs, cenários de retorno e os riscos de mercado e crédito envolvidos.

Conforme os registros cadastrais, você se declarou investidor qualificado em 22/04/2021, reconhecendo ter capacidade para compreender e ponderar os riscos de produtos que só podem ser adquiridos por esse tipo de investidor. Também consta em seu cadastro perfil de investidor agressivo, que admite alta tolerância a risco, maior volatilidade e possibilidade de perdas significativas, com foco em horizonte de médio a longo prazo.

Em complemento, foram solicitados esclarecimentos ao escritório/assessor envolvido. O retorno recebido foi de que as operações foram explicadas com seus riscos e expectativas, e que não houve promessa de lucratividade garantida. Nos registros analisados não foram localizadas evidências documentais de que tenha havido promessa formal de ganho certo, nem de oferta em desconformidade com os materiais de produto e documentos regulatórios.

Sobre o contrato de crédito (CCB nº *****) e a utilização dos COEs como garantia, foi apurado que:

a liquidação compulsória das garantias ocorre, por fluxo padrão, a partir de 10 dias após o vencimento do contrato, sendo essa a última medida em casos de inadimplência;
trata-se de um processo manual, cujo andamento depende da quantidade de ativos envolvidos e da liquidez de cada um, de modo que não há prazo fixo de conclusão além do que está previsto em contrato;
à luz desse fluxo, a análise não identificou atraso operacional que caracterize descumprimento das regras de execução de garantias.

Também foi registrado que, durante o período em que a operação esteve vigente, não houve, nos canais formais, contestação de vício na estrutura do produto ou na contratação; a manifestação ocorre de forma concentrada após o encerramento da operação e a constatação de que o resultado financeiro não foi o esperado, cenário de materialização de risco de produtos estruturados, especialmente quando há crédito associado.

Por fim, a auditoria reiterou que a XP atua como intermediária na oferta e na distribuição dos produtos, dentro das regras de suitability (adequação ao perfil) e limites de exposição;
a gestão e as decisões de investimento são de responsabilidade do próprio investidor, sendo vedado ao assessor de investimentos administrar ou gerir patrimônio do cliente, nos termos da regulamentação da CVM não foram encontradas evidências documentais que indiquem comportamento em desacordo com a estrutura contratada ou que sustentem, no âmbito dos registros analisados, as alegações de irregularidade operacional por parte da XP.

Diante desses elementos, o parecer técnico interno concluiu que o caso é improcedente sob a ótica de falha operacional ou violação de dever contratual pela XP. Os resultados financeiros desfavoráveis e o saldo residual decorrem da estrutura dos produtos, dos riscos assumidos e da dinâmica de mercado, e não de desrespeito ao perfil cadastrado ou de omissão de informação obrigatória à luz da documentação disponível.

Estou lhe enviando essa mensagem pública, mas não se preocupe, caso ainda necessite do meu auxílio, terei imensa satisfação em ajudar. Basta me acionar por aqui.

Lembrando que, para encontrar nossos e-mails, enviados aqui pelo Reclame Aqui, basta procurar por: [email protected].

Reforço o compromisso e permanecemos à disposição.

Atenciosamente,
XP Investimentos.

Réplica do consumidor

12/03/2026 às 22:51

Essa resposta da XP Investimentos é evasiva, genérica e ignora completamente as provas apresentadas. Seguindo o mesmo padrão de resposta "copia e cola" que obtive da Ouvidoria da XP nesse mesmo caso.

A corretora afirma que a auditoria "não localizou evidências documentais" de promessas, o que é no mínimo absurdo e ignoraram propositalmente os anexos com as provas que mandei, visto que possuo todas as mensagens e audios (prints do WhatsApp oficial) do assessor David garantindo que a liquidação do COE quitaria o débito de acordo com ele "sem prejuízo algum" para mim. Os prints de WhatsApp de 07/01/2025 e 11/12/2024 quando perguntei se o resgate do COE de bolsa americana fosse liquidado naquele mês se iria quitar o valor em débito com a XP e se sobraria algum lucro/valor. O consultor David Oliveira (email corporativo *****) retornou com as afirmações "Sim, isso mesmo [sobraria valor]" e A XP também confirma nesta resposta aqui no RA que o Termo de Investidor Qualificado foi assinado em 22/04/2021 dois dias após o suitability original preenchido com resultado de INVESTIDOR MODERADO e não agressivo (tenho isso provado com os prints), com necessidade de liquidez em 12 meses (pergunta 8 do questionário) e histórico exclusivo de poupança (pergunta 6) além de busca por equilíbrio entre risco e retorno, sem aceitar expor a totalidade do patrimônio (perguntas 1 e 4). Ou seja, meu perfil provavelmente foi alterado propositalmente pela XP e sem aviso algum ao cliente após assinatura do Termo de Investidor Qualificado, pois somente assim o primeiro assessor Antonio teria conseguido acesso a esses dois COE's de longo prazo, que antes estavam bloqueados visto que o meu perfil de investidor original era moderado.

A corretora gasta parágrafos citando normas, mas continua, de forma ILEGAL, se recusando a apresentar o básico que demandei e exigi por muitas vezes via SAC, Ouvidoria, email e em outros orgãos reguladores: O envio da Memória de Cálculo, valor real e porcentagem do deságio aplicado, e a Nota de Negociação do Mercado Secundário que comprovem matematicamente como um ativo (COE) de R$ 104 mil foi liquidado por R$ 77 mil (um deságio ABUSIVO e fora dos padrões de mercado). A XP se recusa a enviar esses dados, omitindo a operação obscura ao cliente!

A XP culpa um "processo manual sem prazo" para justificar a cobrança de juros abusivos enquanto a ordem ficou parada na própria corretora.
Diante da recusa da instituição em prestar contas da execução de forma transparente e da negativação indevida do meu CPF, esses dados e informações que citei e anexei falam por si. O caso seguirá pelos meios judiciais cabíveis para exibição compulsória de documentos omitidos pela XP, reparação de danos e responsabilização da corretora.

Réplica do consumidor

09/04/2026 às 00:59

Resposta a Reclamação 241960025: Rejeito a resposta da XP, que contém afirmações [Editado pelo Reclame Aqui] e contraditórias com as próprias provas da empresa. Esta reclamação traz novos fatos e gravações de áudio que refutam cada ponto alegado. 1. Perfil de investidor/suitability NUNCA foi "Agressivo"! A XP alega perfil agressivo desde 20/04/2021, mas sua própria plataforma exibe até hoje "perfil Moderado, não definido/desatualizado". O assessor Antonio afirmou em áudio gravado: "o seu perfil da carteira é moderado", o próprio assessor me classificava como MODERADO. A XP não apresentou o questionário original com as respostas que teriam gerado o perfil "agressivo". Esse perfil foi alterado sem novo questionário e sem comunicação ao cliente, violando a Res. CVM 30/2021 e o item 14 da própria política de suitability da XP. 2. INVESTIDOR QUALIFICADO NÃO ISENTA SUITABILITY: A XP usa minha autodeclaração como investidor qualificado para justificar produtos de alto risco. A Res. CVM 30/2021 é expressa: pessoas naturais investidoras qualificadas NÃO estão isentas do suitability. O próprio item 6 da Política de Suitability da XP confirma isso. O Termo de Investidor Qualificado é classificação exclusivamente patrimonial e não dispensa análise de perfil de risco, o que foi feito pela XP. 3. "XP: SEM PROMESSAS DE LUCRATIVIDADE": Falso. Emails e audios do assessor Antonio ele diz: "capital protegido nos 2 COE's", "você ganha na alta e na queda". Em áudio ele afirma: "capital investido garantido", "operações de perfil conservador", "sem chance de volatilidade negativa". O assessor David disse em áudio: "sem prejuízo algum" ao confirmar que o COE cobriria a CCB integralmente, e "recuperação total dos seus recursos". 4. "SEM QUESTIONAMENTOS DURANTE O PERÍODO": Falso. Assessor Antonio respondia reclamação minha sobre desempenho negativo mês a mês. Em áudio meu digo expressamente: "desde que aportamos, nunca ficou positivo", "o que seria longo prazo, quanto tempo?"Ele dizia que a carteira era longo prazo e eu não sabia dos prazos.A XP ignora esses registros.
5. IRREGULARIDADE ADMITIDA INTERNAMENTE: O assessor David afirmou em áudio: "Estou montando denúncia formal contra o antigo assessor por venda com má fé, recomendação da liderança e dos sócios." E ainda: "Eles te venderam sem você saber de nada. Correto?" A XP conclui "sem irregularidades" enquanto seu próprio funcionário, por instrução da liderança, reconhecia má fé nas vendas realizadas.
6. DOCUMENTOS NEGADOS 3 VEZES: Solicitei em jul-ago/2025 a nota de corretagem da execução do COE, a memória de cálculo do saldo devedor (cláusula 6.4.1 da própria CCB) e a base do deságio aplicado. Jamais entregues, violando CDC Art. 6, III e o próprio contrato. Possuo e-mails, diversos áudios de WhatsApp, CCB com Anexo II (conflito trilateral: Banco XP é emissor dos COEs, credor da CCB e executor das garantias) e negativação indevida no SERASA. XP omite propositalmente o envio dos dados da operação dos COEs. A XP não esclareceu como o meu perfil foi alterado de Moderado para "Agressivo", sem nunca ter informado (violação do suitability). O questionário original feito apenas 1 vez, me registrou como Investidor Moderado, não sendo compatível com os objetivos e investimento como os COE's de longo prazo. Requer-se: Envio de prova documental e do suitability original comprovando que o perfil foi alterado para para "Agressivo" (era Moderado),Nota de corretagem do COE, memória de cálculo, deságio aplicado e exclusão do Serasa.

A todos os investidores lendo essa thread, NUNCA, JAMAIS Invistam na XP, só se quiserem perder muito dinheiro.