Dificuldade na devolução de valores do FGC e indução à reaplicação pela XP Investimentos

Resolvido
Belo Horizonte - MG
23/01/2026 às 16:18
ID: 238636739
A XP está dificultando a devolução dos valores referentes ao retorno do FGC relativos ao Banco Master. Está induzindo o investidor a reaplicar os valores, impedindo qualquer resgate. Não se consegue diálogo com a plataforma de investimento XP.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/01/2026 às 18:36
Olá, Vania! Esperamos que você esteja bem.
Agradecemos por relatar sua percepção sobre a devolução dos valores do FGC referentes ao Banco Master e entendemos a preocupação, especialmente diante de toda a espera envolvida nesse processo.
Após a sua manifestação, confirmamos que o valor pago pelo FGC já foi creditado na sua conta digital de mesma titularidade e está disponível para movimentação, seja para reinvestimento, seja para transferência/saque, de acordo com a sua escolha. Em contato telefônico, orientamos o caminho para visualização do saldo na conta digital, e você conseguiu localizar o valor.
No fluxo definido pela regulação do Sistema Financeiro Nacional, o ressarcimento de CDBs do Banco Master é operacionalizado exclusivamente pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), cabendo à XP receber esse crédito em conta de titularidade do cliente e disponibilizá‑lo na plataforma. Não há, nesse processo, qualquer mecanismo contratual ou sistêmico que impeça o resgate ou obrigue a reaplicação: uma vez creditado, o valor pode ser livremente transferido via TED/PIX ou utilizado conforme sua decisão, observadas apenas as regras gerais de segurança e movimentação de contas previstas pelo Banco Central e pela CVM.
Entendemos que, no primeiro momento, a dificuldade em visualizar o saldo e a impressão de falta de diálogo com a plataforma tenham gerado a sensação de bloqueio ou indução à reaplicação. Contudo, à luz das verificações realizadas, do crédito efetivado em sua conta digital e da possibilidade plena de resgate/movimentação, não identificamos retenção indevida, condicionamento de uso ou violação do seu direito de dispor dos recursos ressarcidos.
Por razões de sigilo bancário, não detalhamos aqui valores e extratos, mas seguimos à disposição para qualquer dúvida adicional.
É sempre um prazer ajudar!
Atenciosamente,
Daniel
XP Investimentos
Consideração final do consumidor
23/01/2026 às 18:46
Daniel foi solicito e esclarecedor.
Obrigado
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
9