Respondida

Cobrança indevida de anuidade após cancelamento e dificuldade com cotas de capital

Ailos - Cooperativa Civia

cidade: São Mateus do Sul

O que aconteceu

Venho registrar minha insatisfação com a dificuldade que estou encontrando para resolver questões simples junto à Civia e obter um posicionamento claro sobre minhas solicitações.

Em agosto, entrei em contato com a cooperativa para solicitar o cancelamento do meu cartão e fui informada de que a cobrança da anuidade seria interrompida. Porém, mesmo após o cancelamento, foram realizadas cobranças de anuidade nos meses seguintes.

O que mais me incomoda é a dificuldade em conseguir uma solução e um esclarecimento objetivo sobre essa cobrança. Como o cartão não está mais sendo utilizado e o cancelamento já havia sido solicitado, não considero correto continuar sendo cobrada por uma anuidade que não deveria mais estar sendo gerada.

Além disso, existe a questão das minhas Cotas de Capital, que possuem um valor significativo. Ao tentar entender quais são as possibilidades de utilização, resgate ou devolução desses valores, novamente encontro dificuldade para obter informações claras e uma solução.

Fui informada de que não seria possível utilizar diretamente o valor das cotas para quitar o saldo do cartão e, como alternativa, me ofereceram um empréstimo com garantia no valor do capital. Porém, não tenho interesse em contratar nenhum novo empréstimo ou crédito. Já quitei o empréstimo que possuía e meu objetivo é justamente quitar o saldo restante do cartão para conseguir encerrar minha conta.

Minha reclamação também é pela falta de agilidade e de auxílio efetivo para resolver essas questões. Tenho buscado uma solução diretamente com a cooperativa, mas as respostas acabam não solucionando o problema e preciso ficar insistindo para obter esclarecimentos.

Não estou buscando contratar outro produto financeiro. Quero apenas regularizar minha situação, contestar as cobranças de anuidade que considero indevidas, esclarecer o que pode ser feito com minhas Cotas de Capital e quitar o saldo do cartão para finalmente encerrar minha conta.

Solicito, portanto:

* a revisão e regularização das cobranças de anuidade após o cancelamento do cartão;

* esclarecimentos sobre a cobrança de anuidade e sobre as providências para que não sejam geradas novas cobranças;

* informações claras sobre as regras e possibilidades relacionadas às minhas Cotas de Capital;

* uma alternativa para solucionar o saldo do cartão sem a contratação de um novo empréstimo;

* e, após a quitação das pendências, o encerramento da minha conta sem novos débitos.

Espero que a cooperativa possa finalmente apresentar uma solução clara e efetiva, sem que eu precise continuar insistindo para conseguir resolver uma situação que já venho tentando solucionar.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Ailos - Cooperativa Civia respondeu

    14/10/2026 às 15:36

    Olá, Patricia! Esperamos que esteja bem.

    Entendemos que a situação relatada gerou um transtorno, e lamentamos muito por isso. Realizamos a mediação com nossas áreas internas para buscar uma solução o mais rápido possível.

    Identificamos que nosso time de atendimento já realizou contato com você e que o problema foi resolvido, com todas as informações esclarecidas.

    Estamos sempre em busca de oferecer a melhor experiência aos nossos cooperados e seguimos à disposição para qualquer necessidade.

    Caso queira falar conosco, estamos disponíveis via WhatsApp ou ligação no 0800 647 2200.

    Se estiver tudo certo, convidamos você a avaliar nosso atendimento aqui no Reclame Aqui. Sua opinião é essencial para melhorarmos continuamente!

    Equipe Civia.