Respondida

Fui informado na hora da consulta que a clínica não atende mais meu plano

Alice

cidade: São Paulo

O que aconteceu

Tinha uma consulta previamente agendada na Clínica Ideal, em Alphaville/SP, com a Dra. Jamile Cristine Ferreira, devido a um problema dermatológico sério que necessitava de avaliação com urgência.

Esse problema surgiu após um procedimento realizado no Instituto da Pele de Alphaville pelo Dr. Rodrigo César de Oliveira (CRM-SP 134.672), para a retirada de um cisto sebáceo na região das costas. Após o procedimento, desenvolvi uma queloide de grandes proporções no local da cirurgia. Aproximadamente oito meses depois, a região inflamou, abriu novamente e passou a apresentar secreção com pus e sangue, gerando grande preocupação e a necessidade de uma avaliação dermatológica rápida.

Tanto o Instituto da Pele de Alphaville quanto a Clínica Ideal são estabelecimentos credenciados à rede Alice e ao plano Alice. Por esse motivo, diante da necessidade de uma avaliação, procurei atendimento dentro da própria rede credenciada e agendei uma consulta com a Dra. Jamile Cristine Ferreira na Clínica Ideal.

Para comparecer à consulta, precisei inclusive reorganizar e desmarcar reuniões e compromissos profissionais.

No dia da consulta, porém, fui surpreendido pela secretaria com a informação de que não poderia ser atendido pelo meu plano de saúde. Segundo me informaram, a clínica havia decidido, apenas algumas horas antes, deixar de atender pacientes do plano Alice. Caso eu quisesse realizar a consulta, teria que pagar pelo atendimento particular.

O que considero mais grave é a completa falta de comunicação prévia. Eu já tinha uma consulta agendada, havia me organizado profissionalmente para comparecer e, principalmente, estava buscando atendimento para um problema de saúde que exigia avaliação com urgência. Mesmo assim, ninguém entrou em contato comigo para informar que o convênio não seria mais aceito.

Entendo que uma clínica possa alterar suas condições de atendimento ou deixar de trabalhar com determinado plano. O mínimo esperado, entretanto, seria comunicar previamente os pacientes que já possuíam consultas agendadas, permitindo que pudessem se organizar e buscar outra alternativa de atendimento.

Minha experiência foi extremamente negativa e demonstra, na minha opinião, falta de organização, consideração e respeito com o paciente. Em uma situação de saúde delicada, considero ainda mais grave ser informado somente no momento da consulta de que o atendimento não seria realizado pelo plano para o qual a consulta havia sido previamente agendada.

É extremamente frustrante procurar atendimento dentro da própria rede credenciada do plano Alice, organizar toda a agenda profissional para uma consulta e descobrir, somente no momento do atendimento, que a clínica decidiu não atender mais pelo plano.

Espero que a Clínica Ideal reveja seus procedimentos de comunicação e atendimento, para que outros pacientes não passem pela mesma situação.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Alice respondeu

    13/10/2026 às 11:37

    Olá!

    Compreendemos o desconforto de chegar a uma consulta agendada e receber uma informação diferente da esperada no momento do atendimento.

    Como conversamos de forma privada, identificamos que houve um desencontro de informações por parte da clínica, que não faz parte da rede credenciada da Alice. Por isso, direcionamos o ocorrido à instituição, reforçando a importância de alinhar essas informações para evitar situações semelhantes.

    Reforçamos também que, para realizar atendimentos pela rede da Alice, é importante consultar no aplicativo os profissionais e as clínicas expressamente indicados como parte da nossa rede.

    Conforme conversamos, seu cuidado segue em andamento com um profissional da nossa rede. Seguimos à disposição para apoiar você no que precisar e desejamos que sua jornada de cuidado continue da melhor forma possível.

    Atenciosamente,

    Alice

    www.alice.com.br