TAXA DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO - COBRANÇA ABUSIVA

Resolvido
Itapevi - SP
03/06/2020 às 10:53
ID: 105478477
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesComprei passagens aéreas em duas companhias aéreas diferentes, a de ida para o nordeste pela GOL e a de volta para São Paulo pela Azul.
As datas são 05 de julho e 25 de julho.
As datas não compreendem o período pandêmico, porem é justamente dias após o período que segundo as companhias vai até o dia 30/06.
Estou com medo de expor minha família a uma viagem cheia de preocupações. Tenho uma filha pequena e não quero que nada de mal aconteça.
Não sabemos como estará Porto Seguro, as condições do local, a segurança. Mais uma vez não quero expor minha família.
Esta com certeza não será uma viagem de descanso, mas sim de tensão.
Pensando em todos os problemas, entrei em contato com a GOL que através do chat me orientou rapidamente e pude fazer o cancelamento sem custo ou taxas e o valor foi reembolsado. Eu disse reembolsado e não colocado como crédito.
Quando fui cancelar a AZUL, entrei em contato com a atendente pelo chat e disse o seguinte:
"
Se cancelar a reserva, será cobrada uma multa por trecho e por pessoa sobre o valor pago, de R$ *******,00 quando feito via "site" ou R$ *******,00 quando feito via Central de Atendimento. Após o desconto da multa, se houver um valor restante, é mantido como crédito na companhia, válido por 1 ano a contar da emissão da reserva, essa tarifa não permite reembolso na fatura. O cancelamento poderá ser concluído via site na opção "Minhas reservas" ou na Central de Atendimento: ******* ******* capitais ou regiões metropolitanas ou ******* ******* ******* demais localidades."
Ou seja se eu cancelar eu pago ******* reais que foi justamente o valor da passagem. E se sobrasse algo ficaria como crédito.
Como isso é possível?
A atendente disse que estas informações estão no contrato, mas a lei do consumidor fala que esta é uma pratica abusiva
Sobre o argumento de que o consumidor aceitou o que foi contratado, já é de nítida sapiência que o contrato é de adesão e contem clausulas abusivas que restringem os direitos do consumidor.
O Código Civil no seu art. ******* ainda rege esse assunto no parágrafo terceiro ao dispor sobre o direito de restituição do valor da passagem em casos de cancelamento, nos casos em que é feito a tempo de ser renegociada. Nos quais só é possível reter 5% do valor da passagem, a titulo de multa compensatória.
Por fim, saliento que já há Ação Civil Coletiva, 0221577-28.*******.8.19.*******, proposta pela CODECON em face de diversas companhias aéreas, no qual foi proferida decisão em julho de ******* determinando a incidência das regras insculpidas no Código Civil, artigo ******* e seus parágrafos nos contratos de transporte de passageiros independentemente dos tipos de tarifas praticados, determinando às Rés que deixem de aplicar as cláusulas abusivas que oneram o consumidor acima do permissivo legal de 5% indicado no Código Civil, sob pena de multa diária de R$ 2.*******,00 por cada infração, limitada ao dobro do preço pago pela passagem. Por consequência, determino às rés que excluam de seus contratos e de seus sítios eletrônicos da Rede Mundial de Com[Editado pelo Reclame Aqui]dores qualquer menção à possibilidade de penalidade acima do que aqui ficou decidido.
Ainda, nesse sentido O que se pretende inibir são as cobranças de valores desproporcionais e desarrazoados, notadamente em níveis superiores aos 5% estabelecidos em lei. Portanto, está convencido este Juízo, que a prática das empresas-rés ferem tanto o CDC quanto o Código Civil, evidenciando ilicitude.
Gosto de voar pela Azul, sou assinante do clube e estou extremamente desapontado.
Por favor cancelem meu voo e me devolvam o dinheiro, e cobrem a taxa de acordo com a lei, ou seja, que não seja superior a 10% do valo pago
Compartilhe
Resposta da empresa
05/06/2020 às 10:23
Prezado Willian, bom dia!
Em atenção à sua manifestação, comunicamos que, a política da Azul tem como objetivo atender os seus clientes de maneira prestativa, com eficiência e, acima de tudo, com segurança e qualidade de acordo com a política da Azul e valores que a permeiam.
Esclarecemos que, as taxas cobradas pela Azul para alteração ou cancelamento de sua reserva, estão de acordo com o contrato de transporte aéreo, que foi lido e aceito pelo cliente antes da finalização da mesma, e pode ser verificado através do link de nosso site oficial, https://*******
Os valores que foram apresentados e aceitos pelo cliente, também podem ser novamente verificados através do link https://******* -cancelamento. De acordo com Resolução ******* Art. 11. “O usuário poderá desistir da passagem aérea adquirida, sem qualquer ônus, desde que o faça no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, a contar do recebimento do seu comprovante”.
Porém, por liberalidade específica para este caso, devido aos desdobramentos causados pelo COVID-19, a Azul na política de consideração com seus clientes, prosseguiu com o cancelamento isenção de taxas para o cancelamento dos voos da reserva em questão, conforme solicitado.
Conforme alinhado anteriormente, o reembolso em questão será processado em 12 meses conforme novo decreto https://**************/regras-emergenciais-para-alteracao-e-reembolso-de-passagens-aereas), orientamos verificar seu extrato bancário na data informada.
Pedimos por gentileza que realize a avaliação do atendimento prestado através desta plataforma (RECLAME AQUI) pois sua nota é de suma importância.
Permanecemos à disposição através da central de atendimento SAC (serviço de atendimento ao cliente) no número ******* ******* *******, central de vendas nos telefones ************** (capitais e regiões metropolitanas) e ******* ******* ******* (demais localidades) ou mesmo pelo chat no link https://******* O atendimento é realizado 24 horas todos os dias.
Consideração final do consumidor
05/06/2020 às 10:35
A AZUL foi rápida em me atender e agora estou mais tranquilo e confiante em voltar a voar pela companhia sabendo que existe alguém lá do outro lado disposta a ajudar.
Obrigado Azul e obrigado equipe Reclame Aqui
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10