Atraso de voo e perda de compromisso profissional

Não respondida
Recife - PE
08/07/2026 às 13:27
ID: 253407125
No dia 08/07/2026, eu tinha um voo da Azul de São Luís (SLZ) para Recife (REC), originalmente previsto para 15h35. Cheguei ao aeroporto por volta das 11h, com antecedência superior a quatro horas, e realizei normalmente o check-in, conforme comprovante que possuo.
Após permanecer por horas aguardando o embarque, fui surpreendido com o adiamento do voo para 18h30, sem que a companhia oferecesse uma solução capaz de minimizar os prejuízos causados pelo atraso. Também possuo fotografia do painel do aeroporto indicando a alteração do horário, declaração de contingência emitida pela companhia e o histórico do atendimento realizado pelo chat.
Em razão desse atraso, não consegui cumprir um compromisso profissional de extrema importância. Eu tinha uma reunião de trabalho previamente agendada para as 19h30, na cidade do Recife, com minha subchefia, fato comprovado por declaração oficial. Como consequência direta do atraso do voo, a reunião precisou ser reagendada, causando prejuízos à organização do trabalho e aos compromissos institucionais assumidos.
O atraso comprometeu completamente meu planejamento, gerou desgaste, frustração e transtornos que extrapolam um mero aborrecimento cotidiano. Cumpri minha parte chegando ao aeroporto com ampla antecedência, enquanto a companhia não prestou um serviço compatível com a confiança depositada por seus consumidores.
Diante dos fatos, solicito que a Azul apresente uma justificativa formal para o atraso, informe quais providências adotou para reduzir os prejuízos aos passageiros e ofereça indenização pelos danos materiais e morais decorrentes do atraso, considerando a perda de compromisso profissional comprovado e todos os transtornos sofridos.
Caso não haja uma solução satisfatória, adotarei as medidas cabíveis perante os órgãos de defesa do consumidor e o Poder Judiciário.
Documentos que comprovam os fatos:
- Comprovante de check-in;
- Fotografia do painel do aeroporto com o novo horário do voo;
- Declaração de contingência emitida pela Azul;
- Registro do atendimento realizado pelo chat;
- Declaração da Chefia comprovando a reunião de trabalho agendada para as 19h30.
- Comprovante de translado da acomodação até o Aeroporto de São Luís (MA).