Pneu com defeito de fabricação e demora na análise de garantia pela Bridgestone

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Pelotas - RS

09/09/2026 às 14:48

ID: 258590753

DEFEITO EM PNEU E DEMORA NA ANÁLISE DE GARANTIA

Adquiri uma camioneta Renault Oroch, zero quilômetro, equipada originalmente de fábrica com pneus BRIDGESTONE DUELER H/T 215/65 R16.

Após aproximadamente 2.000 km de utilização, foi identificado em um dos pneus o surgimento de cavidades na banda de rodagem, com aspecto semelhante a erupções, decorrentes do rompimento da camada superficial de borracha. A abertura dessas cavidades expôs falhas na estrutura interna dos blocos que compõem a banda de rodagem, evidenciando que determinados segmentos não apresentavam aspecto de estrutura maciça e uniforme.

Além das cavidades já abertas, foram observadas outras regiões da banda de rodagem com aspecto de material oco ou com descontinuidade interna nos blocos de borracha, situação que levanta séria preocupação quanto à integridade estrutural e à qualidade do processo de fabricação do pneu.

As condições observadas não são compatíveis com o desgaste normal decorrente do uso do veículo, especialmente considerando a baixa quilometragem do pneu e o fato de o veículo ser zero quilômetro. As características apresentadas sugerem a possibilidade de defeito de fabricação ou descontinuidade interna da estrutura da banda de rodagem, devendo o produto ser submetido a uma avaliação técnica adequada.

Inicialmente, entrei em contato com a concessionária responsável pela venda do veículo, que orientou que a reclamação fosse encaminhada diretamente ao SAC da BRIDGESTONE.

Dessa forma, no dia 08 de julho de 2026, foi registrada reclamação junto à fabricante, sob o *****, tendo sido encaminhados todos os documentos e informações solicitados para a realização da análise.

Na ocasião, fui informado de que o prazo para análise seria de aproximadamente 30 dias. Entretanto, transcorridos aproximadamente 60 dias desde a abertura da reclamação, até o momento não recebi uma solução, conclusão técnica ou posicionamento definitivo acerca do problema apresentado.

Durante esse período, realizei diversos contatos com a empresa solicitando informações e cobrando um posicionamento, sem, contudo, obter uma solução efetiva para o caso.

Considerando que se trata de um pneu instalado originalmente em um veículo zero quilômetro, com baixa quilometragem, e que os defeitos observados podem estar relacionados à sua integridade estrutural, considero inadequada a demora na conclusão da análise, principalmente diante do risco potencial associado à utilização de um pneu que apresenta indícios de falha em sua estrutura.

Diante do exposto, solicito a conclusão imediata da análise técnica e a apresentação de uma solução definitiva para o problema, incluindo, caso constatado defeito de fabricação, a substituição do pneu por outro novo, de mesma especificação e características, sem qualquer ônus ao consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/09/2026 às 11:45

Boa tarde, Sr. Wildon.

Esperamos que esteja tudo bem com você.

Queremos reforçar nosso compromisso em esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter sobre nossos produtos e serviços.

Em atenção ao seu relato, entramos em contato com você em, apresentamos uma proposta de solução e tivemos o seu aceite.

Isso não significa que sua reclamação está encerrada, pois acompanharemos até a conclusão.

Caso haja alguma dúvida e precise nos acionar, por favor, envie-nos uma mensagem privada, no Reclame Aqui ou através do Whatsapp, que responderemos.

Atenciosamente,

Consideração final do consumidor

10/09/2026 às 12:00

Foi resolvido.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10