Não respondida

Não recebi o estorno de R$ 3.000,00 no meu cartão faz 1 ano cobrando.

Cartões Itaú

cidade: Embu

O que aconteceu

Prezados,

Venho solicitar a análise e regularização de um estorno no valor de R$ 3.000,00, referente a uma compra realizada junto à Direcional Engenharia S.A., que até o momento não foi devidamente creditada em meu cartão.

Já foi realizado vários chamados e o itau sempre informou que a empresa não tinha realizado o estorno, até eu acionar a empresa no PROCON e eles me mandarem a carta de estorno da venda, abri vários ajudas através do app e nunca consegui uma resolução, até que das ultimas vezes me passaram o seguinte email ([email protected]) tendo a promessa de analise em 5 dias, ja foram enviado 2 vezes e se passaram mais de 20 dias.

Dados da transação

Estabelecimento: Direcional Engenharia S.A.

CNPJ: 16.614.075/0001-00

Data da compra: 15/09/2025

Valor: R$ 3.000,00

Parcelamento: Crédito em 3 vezes

Cartão utilizado: final 6839

Código da venda (CV): 20507504

Após o cancelamento da negociação, a Direcional Engenharia realizou o cancelamento da referida transação.

Conforme documento oficial emitido pela Rede Itaú, que estou encaminhando em anexo, consta expressamente:

Data do cancelamento: 15/12/2025

Valor cancelado: R$ 3.000,00

Tipo de cancelamento: Total

Código de cancelamento: *****42144

Código da venda: 20507504

O documento também informa que o prazo para devolução dos valores ao portador do cartão é de responsabilidade do banco emissor.

Ocorre que, após o cancelamento, o valor de R$ 3.000,00 não foi devidamente estornado/creditado em meu cartão.

Na ocasião, aguardei o prazo de aproximadamente 90 dias para que o estorno fosse processado. Após esse período, entrei em contato com o Itaú e fui informado de que a Direcional Engenharia não teria realizado o estorno, sendo orientado a procurar diretamente a empresa.

Entrei em contato com a Direcional Engenharia, porém fui informado pela empresa de que o cancelamento havia sido realizado e que a questão estaria relacionada ao processamento pelo banco.

Diante da divergência entre as informações recebidas, cheguei inclusive a registrar uma reclamação junto ao Procon, buscando solucionar a questão.

Recentemente, entretanto, recebi da Direcional a documentação emitida pela Rede Itaú, datada de 27/08/2026, denominada Cancelamento efetuado com sucesso, na qual consta o cancelamento total da transação de R$ 3.000,00 realizado em 15/12/2025.

Dessa forma, solicito ao Itaú que realize uma análise detalhada da transação e do respectivo cancelamento, verificando:

1. Se o cancelamento de R$ 3.000,00 foi efetivamente recebido e processado pelo banco;

2. Em caso positivo, por qual motivo o valor não foi creditado/estornado no cartão;

3. A data em que o cancelamento foi recebido pelo Itaú;

4. A situação atual desse estorno;

5. E, principalmente, que seja providenciado o crédito do valor de R$ 3.000,00, caso constatada a pendência.

Solicito também, por gentileza, que a conclusão da análise seja apresentada por escrito, com as informações e eventuais registros relacionados ao cancelamento, para que eu possa acompanhar e documentar a resolução do caso.

Anexo a esta solicitação a carta de cancelamento emitida pela Rede Itaú, na qual constam todos os dados da transação e o cancelamento total no valor de R$ 3.000,00.

Aguardo a análise e a regularização da situação.