Não respondida

LATAM encontrou meu drone, perdeu sob sua custódia e agora se recusa a ressarcir

LATAM Airlines

cidade: Porto Alegre

O que aconteceu

Em 09/10/2026, esqueci meu drone DJI Mini 4 Pro no compartimento superior do voo LA3829, de Fernando de Noronha para Guarulhos.

Em 10/10, a LATAM confirmou pelo WhatsApp oficial que encontrou o equipamento, identificando o drone, controle, baterias e bolsa. Informou que eu teria 30 dias para retirá-lo, apresentando identidade e cartão de embarque.

Em 25/10, compareci pessoalmente ao aeroporto de Guarulhos, dentro do prazo, mas a LATAM não conseguiu localizar meu equipamento.

Fui informado de que havia registro do recebimento do drone e de uma movimentação envolvendo equipamento semelhante em 19/10, sem que fosse apresentado comprovante de entrega ou identificação de quem o retirou.

Em 30/10, a LATAM informou por WhatsApp que um item semelhante havia sido retirado do setor de Achados e Perdidos, mas se recusou a ressarcir o prejuízo, alegando que objetos esquecidos na cabine são responsabilidade do passageiro.

Essa justificativa ignora o ponto principal: a própria LATAM confirmou que havia encontrado o equipamento e orientou sua retirada. O desaparecimento ocorreu posteriormente, quando o bem estava sob sua guarda.

Já formalizei reclamações na LATAM, ANAC, Consumidor.gov.br e Procon-SP.

**Solicito a devolução integral do meu DJI Mini 4 Pro e acessórios ou o ressarcimento do valor de reposição do conjunto, estimado em aproximadamente US$ 1.000.**

Possuo os registros das conversas e documentos que comprovam os fatos. Aguardo uma solução efetiva da companhia.