Em réplica

Pedi estorno de tênis e gerente se recusou a resolver

Mundial Calçados

cidade: São Paulo

O que aconteceu

Loja usa a lei para pressionar cliente e tentar ficar com o meu dinheiro

Fiz a compra de um tênis no dia 24/09/2026, hoje, 27/09/2026, voltei à loja dentro do prazo de troca, mas não havia nenhum produto que me atendesse, e pedi a devolução do valor. O gerente afirmou que a lei proíbe o reembolso, o que não é verdade: a lei não obriga a loja a devolver o dinheiro, mas também não proíbe. Ele usou essa informação [Editado pelo Reclame Aqui] para me pressionar e me levar a aceitar o prejuízo.

Além disso, a loja emitiu uma nova nota fiscal sem minha autorização. Quando insisti no reembolso, o gerente ficou adiando o atendimento, tentou me mandar para o SAC e me deixou sem dar nenhuma solução. O gerente também se recusou a registrar meu pedido por escrito. Não fornecendo ajuda alguma, só fazendo pressão para que eu fique no prejuízo.

Considero essa conduta abusiva: a loja passou informação [Editado pelo Reclame Aqui] sobre a lei para não devolver o meu dinheiro.

Solicito o estorno integral de R$499 na forma de pagamento original em até 5 dias úteis.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Mundial Calçados respondeu

    28/09/2026 às 16:49

    Shi Xinyu, boa tarde!

    Espero que esteja bem.

    Recebemos sua manifestação.

    Entraremos em contato por e-mail. Caso não localize nossa mensagem, pedimos a gentileza de verificar também sua caixa de spam.

    Atenciosamente,

    Mundial Calçados / Érica Santos

    Tel: (011) 2950-5081

    [email protected]

  2. Consumidor respondeu

    29/09/2026 às 09:53

    Vocês são [Editado pelo Reclame Aqui], não mandaram e-mail algum, não querem resolver, apenas enganar o consumidor!
  3. Mundial Calçados respondeu

    29/09/2026 às 09:59

    Shi Xinyu, bom dia!

    Espero que esteja bem.

    Gostaríamos de esclarecer que somos uma empresa séria e comprometida com nossos clientes e, de forma alguma, temos a intenção de deixar sua manifestação sem solução ou de causar qualquer transtorno.

    Conforme informado anteriormente, nossa equipe realizará o contato por e-mail para dar continuidade ao atendimento. Pedimos, por gentileza, que verifique sua caixa de entrada e, caso não localize nossa mensagem, consulte também as pastas de spam, lixo eletrônico ou promoções, pois o e-mail pode ter sido direcionado automaticamente para uma dessas pastas.

    Reforçamos nosso compromisso em prestar o devido atendimento e permanecemos à disposição para auxiliá-la na resolução da situação.

    Atenciosamente,

    Mundial Calçados / Érica Santos

    Tel.: (011) 2950-5081

    [email protected]

  4. Consumidor respondeu

    30/09/2026 às 10:03

    Conforme orientação do SAC, no dia 29/09/2026, às 19:48, compareci à Mundial Calçados Loja 08 (Morumbi Shopping) e devolvi o produto à supervisora *****. Ela recebeu o tênis, mas não me entregou nenhum comprovante da devolução e não fez o pedido de estorno.

    Ao questionar o SAC por e-mail, recebi apenas uma resposta genérica, sem data para o envio do estorno à administradora do cartão e sem número de protocolo.

    Hoje estou sem o produto, sem o dinheiro e sem nenhum documento que comprove a devolução. Mais uma vez, a loja deixou o atendimento sem conclusão.

    Solicito que a empresa informe, em até 3 dias úteis, a data em que o estorno de R$ 499,99 (compra de 24/09/2026, NFC-e n *****, paga no cartão) foi enviado à administradora do cartão, e envie o comprovante ou número de protocolo desse pedido. Só vou considerar a reclamação resolvida quando o valor aparecer no meu cartão.

  5. Mundial Calçados respondeu

    30/09/2026 às 10:15

    Shi Xinyu, bom dia!

    Conforme já informado pelo SAC, o estorno será realizado de acordo com os dados constantes na nota fiscal e na via do cartão utilizado na compra, sendo direcionado à administradora do cartão, conforme a modalidade de pagamento (crédito ou débito).

    Atenciosamente,

    Mundial Calçados / Érica Santos

    Tel.: (011) 2950-5081

    [email protected]

  6. Consumidor respondeu

    30/09/2026 às 10:23

    Atualização: depois da minha última mensagem, o SAC respondeu por e-mail que a solicitação de estorno foi aberta e que o comprovante será enviado em até 5 dias corridos. A resposta, porém, veio em tom impaciente e de pouco caso. Começou com "conforme informado anteriormente", como se eu estivesse perguntando à toa, quando o e-mail anterior não dizia que a solicitação tinha sido aberta nem informava prazo algum. E destacou em negrito que o estorno foi aberto "excepcionalmente", como se a empresa estivesse me fazendo um favor.

    Não se trata de favor. O estorno só foi necessário porque o gerente da loja afirmou que a lei proíbe o reembolso, o que é falso, e a loja converteu o meu pagamento no cartão em crédito sem a minha concordância. Depois de tudo isso, ainda ser tratada com impaciência pelo SAC é inaceitável.

  7. Mundial Calçados respondeu

    30/09/2026 às 10:34

    Shi Xinyu, bom dia!

    Esclarecemos que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor estabelece o direito de arrependimento para compras realizadas fora do estabelecimento comercial. No presente caso, a compra foi realizada presencialmente em nossa loja física, onde o produto pôde ser avaliado e experimentado antes da finalização da compra. Portanto, o referido dispositivo não se aplica à situação.

    Ainda assim, a empresa está realizando o estorno e a solicitação já foi aberta, conforme informado pelo SAC. O comprovante será encaminhado ao seu e-mail no prazo de até 5 dias corridos.

    Dessa forma, o atendimento está seguindo o procedimento informado pela empresa para a conclusão da solicitação.

    Atenciosamente,

    Mundial Calçados / Érica Santos

    Tel.: (011) 2950-5081

    [email protected]

  8. Consumidor respondeu

    30/09/2026 às 11:07

    OSAC enviou mais um e-mail afirmando que a compra foi feita em loja física, onde o produto estava disponível para avaliação e experimentação antes da compra, e que por isso não se aplica o direito de arrependimento do artigo 49 do CDC.

    Em nenhum momento invoquei o direito de arrependimento. A empresa me atribuiu um argumento que nunca usei e ainda insinuou que a responsabilidade é minha, por não ter avaliado bem o produto na compra.

    Os fatos são outros: voltei à loja dentro do prazo de troca, experimentei vários modelos e nenhum me serviu, ou seja, a troca oferecida pela própria loja não tinha como ser feita. Pedi o reembolso e o gerente, em vez de resolver, afirmou que a lei proíbe o reembolso, o que não é verdade.

    Em vez de reconhecer as falhas da loja, a empresa segue tentando me colocar como culpada. Sigo não aguardando o comprovante do estorno.