Coelba se recusa a trocar titularidade por débitos antigos, prática abusiva!

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

06/01/2026 às 14:19

ID: 236804171

Comprei um imóvel e a Coelba se recusa a fazer a troca de titularidade da conta de energia devido a débitos do antigo proprietário. Isto é pratica abusiva! Os débitos de energia não são propter rem e eu não tenho responsabilidade sobre os débitos. Na Central de Atendimento ***** informam que é necessário o pagamento dos débitos, pq comprei o imovel e "herdei" os débitos!!! Isso é absurdo e contra a lei.

Compartilhe

Resposta da empresa

07/01/2026 às 17:59

Olá, boa tarde!

Compreendemos sua manifestação e entendemos sua preocupação em relação à troca de titularidade da conta de energia.

Gostaríamos de esclarecer que, conforme regulamentação da ANEEL e procedimentos da Neoenergia, os débitos de energia elétrica não são considerados propter rem (ou seja, não acompanham o imóvel). Eles estão vinculados ao titular da conta contrato.

Assim, quando há solicitação de troca de titularidade, é necessário apresentar documentos que comprovem a data de posse ou contrato de compra/locação. Caso seja comprovado que a posse do imóvel ocorreu após a geração dos débitos, o novo titular pode ser isento da responsabilidade sobre essas cobranças.

Nesses casos, os débitos permanecem vinculados ao antigo titular, e a unidade pode ser regularizada em nome do novo proprietário ou locatário, desde que a documentação seja apresentada nos canais oficiais de atendimento (116, site ou agência).

Reforçamos que esse procedimento segue as normas da Resolução Normativa nº 1000/2021 da ANEEL, garantindo que o consumidor não seja penalizado por débitos que não lhe pertencem.

Agradecemos sua compreensão e permanecemos à disposição para orientar sobre os documentos necessários e dar andamento à solicitação.

Atenciosamente,
Grupo Neoenergia

Réplica do consumidor

09/01/2026 às 17:21

Fiz 3 solicitações via site da Neoenergia, não atendidas e liguei 2 vezes na central - onde me informaram que não podem fazer a troca. Se vcs estão conformes com a regulamentação da ANEEL, é simples. Atendam as solicitações feitas - todas tem protocolo!

Réplica do consumidor

20/01/2026 às 19:58

A Coelba afirma que opera dentro da lei, porém em seus canais de atendimento a informação e outra. Eu tive que ir em uma loja física para fazer mais uma vez a solicitação e estou aguardando a análise deles ainda.

Consideração final do consumidor

19/02/2026 às 16:38

Demorei cerca de 2 meses para realizar a troca de titularidade, precisou fazer uma reclamação aqui para que solucionassem.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

4