O que aconteceu
Realizei uma negociação para aquisição de um Renault Boreal Iconic junto ao Grupo Andreta Renault Mogi Mirim, com veículo definido, reserva registrada, proposta assinada e financiamento encaminhado ao Banco RCI.
Durante o processamento da proposta ocorreram negativas. Posteriormente, após minhas reclamações e solicitações de esclarecimento, fui contatado pelo Banco RCI e informado de que havia sido identificado erro cadastral no processo. Nesse contato, também me foi informado que a inconsistência estaria relacionada às informações cadastradas ou encaminhadas pela concessionária.
Após a correção, a operação permaneceu em reanálise e foi aprovada em 06/10/2026, por volta das 15h. Essa aprovação pode ser verificada e rastreada nos registros internos da própria financeira.
O ponto central é que a negociação comercial foi encerrada enquanto a proposta ainda estava em reanálise e, quando ocorreu a aprovação, a unidade originalmente destinada à negociação já não estava mais disponível.
Posteriormente, o Grupo Andreta informou que a proposta possuía validade de 48 horas. Entretanto, parte desse período ocorreu durante o final de semana, antes do efetivo processamento da operação pela financeira. Além disso, o processo continuou em reanálise e resultou em aprovação no mesmo dia em que a negociação foi encerrada.
Desde então, venho buscando uma solução. A concessionária informa que eventual nova negociação deverá seguir as condições comerciais atuais, sem apresentar até o momento alternativa equivalente à originalmente negociada.
Também procurei diretamente a Renault Brasil, tendo sido gerados os protocolos n 2-07708157 e n 2-07710429. Apesar das tentativas de atendimento, até o presente momento não recebi uma solução comercial concreta para o caso.
Faço questão de esclarecer que não solicito veículo superior, vantagem indevida ou qualquer benefício adicional. Meu interesse continua sendo exatamente o mesmo desde o início: adquirir um Renault Boreal na mesma versão e configuração originalmente negociadas, buscando preservar as condições comerciais e financeiras anteriormente construídas para a operação.
Também registro que o atendimento recebido na concessionária foi muito bom. Minha insatisfação está relacionada ao desfecho do processo e à ausência, até o momento, de uma solução coordenada entre as empresas envolvidas.
Por esse motivo, solicito uma intervenção efetiva da Renault Brasil, e não apenas o redirecionamento da demanda para a concessionária ou para a financeira.
Peço que a Renault avalie, junto ao Grupo Andreta, ao Banco RCI e à sua própria rede de concessionárias, a possibilidade de localizar outra unidade equivalente do Renault Boreal e viabilizar a conclusão da compra preservando, na medida do possível, as condições originalmente negociadas, sem que todo o ônus decorrente do problema cadastral e da perda da unidade seja transferido ao consumidor.
Tenho interesse real em permanecer com a marca e concluir a aquisição do Boreal. Justamente por isso, espero que a Renault utilize sua estrutura comercial e sua relação com a rede para participar ativamente da construção de uma solução.
Meu objetivo não é obter vantagem. É simplesmente conseguir concluir a compra que já estava em andamento e cuja operação, após a correção cadastral, foi efetivamente aprovada.