Negativa de procedimento de Rizotomia Percutanea por Radiofrequencia

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Estou a mais de 6 meses na tentativa de amenizar meu quadro de lombalgia persistente refratária na coluna, porém sem sucesso. Mesmo diante tratamentos conservadores fisioterápicos, medicamentosos e internação não houve resultado.

Esse mesmo procedimento e mesma técnica foi realizada em julho de 2018 sem nenhum problema por parte do convênio. Tendo em vista que me encaixo dentro da DUT exigida pela ANS, e mediante relatório apresentado pelo médico neurocirurgião que me acompanha a aproximadamente 6 anos e os exames de imagens eu apresento uma DISCOPATIA DEGENERATIVA em L3L4, L4L5, L5S1 acompanhada de artrose facetária e não uma hérnia de disco como foi avaliado pelo plano de saúde da Sul América Saúde.

No momento sofro com dores irradiadas pelas pernas e braços acompanhada de formigamento e cefáleia, realizei uma "denervação percutânea " dia 16/09/2019 -bloqueio acompanhada de corticosteróides e anestésicos para alivio da dor porém sem sucesso. Além de apresentar limitações físicas diárias decorrentes de artrite reumatoide diagnóstico de díficil controle de dor , artrodese em pé direito dico mais debilitada e limitada com as fortes dores da coluna mesmo com uso de analgésicos, antiflamátórios e opioides como Morfina, Metadona e Tramal.

Na minha Ressonância Magnética é evidente uma artrose facetária em região lombo sacra, mediante a análise do meu neurocirurgião eu me enquandro dentro das DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DA ANS atendendo todos os critérios do grupo I e nenhum dos critérios do grupo II.
Para minha surpresa e do meu médico que faz meu acompanhamento a cerca de 6 anos obtive negativa do procedimento no ano de 2019, mesmo atendendo todos os critérios da DUT, sendo que o mesmo procedimento foi autorizado e realizado em anos anteriores respeitando laudos de imagens de RM e TMO e relatório do médico solicitante a tal procedimento.

RIZOTOMIA PERCUTANEA POR QUALQUER SEGMENTO COM OU SEM RADIOFREQUENCIA - TUSS 314.03.336

Reintero que todo este transtorno está me causando muita irritabilidade diante de tal sofrimento com as dores na coluna e que podem aumentar caso eu entre em crise por conta da artrite reumatoide, pois essas dores ficarão mais fortes e insuportáveis.

12/12/2019 às 09:51

Olá Ieda,

Sou o Pedro, da Equipe de atendimento ao Site Reclame Aqui. Nos falamos há pouco, e informei que o procedimento foi recusado devido ao não preenchimento da DUT 62 da RN 428. Importante sinalizar que o abaulamento nos níveis que serão abordados é considerado Hérnia, pois o argumento utilizado gira em torno da presença, ou não, de hérnia. Conforme nota 95/2015/GGRAS/DIPRO/ANS no item (6): os termos protrusão, abaulamento, extrusão e sequestro, para fins de cumprimento a Diretriz de Utilização, são considerados análogos a hérnia de disco, portanto, excluem cobertura obrigatória pelos planos privados de assistência à saúde.

Por esta razão, após reanálise, a recusa está mantida.

Lembrando que, caso necessite, entre em contato com o nosso SAC de atendimento, ou canais abaixo, informando o protocolo 34454039, estaremos prontos para te atender

Site:https://portal.sulamericaseguros.com.br/home.htm
Facebook: https://www.facebook.com/SulAmerica
Twitter: https://twitter.com/Sulamerica
SAC 0800-722-0504

Conte conosco!
Equipe Atendimento - Mídias Sociais SulAmérica

13/02/2021 às 16:13

Está com problemas com SulAmérica Saúde e Odonto?